Fornasetti apresenta a nova coleção de móveis Coromandel

O designer e empresário italiano Barnaba Fornasetti, há 30 anos, mantém vivo o legado do pai, um dos mais importantes gênios criativos do século XX

Por Fernanda C. Massarotto Atualizado em 17 fev 2020, 16h46 - Publicado em 21 nov 2018, 10h41
Divulgação/CASACOR

Técnica e imaginação são dois preceitos que o primogênito assimilou do pai artista que faleceu, em 1998. Desde então, ele assumiu o comando da empresa e continua a dar vida às mais de 11 mil criações de Piero Fornasetti.

Coromandel é a nova coleção de móveis e acessórios apresentada pela Fornasetti, no início deste mês, uma homenagem ao fundador da marca e a sua paixão pela natureza. As peças, realizadas com as mesmas técnicas artesanais executadas por Piero Fornasetti, revelam a qualidade e primor no uso das cores e da pintura manual em folhas de prata.

Cabinet Rialzato Divulgação/CASACOR

Inspirada na coleção de mesmo nome, desenhada nos anos 1950 por Fornasetti, a nova “capsule” é composta de uma escrivaninha, uma cadeira, um aparador, um revisteiro, bandejas de várias formas e dimensões. As estampas e desenhos foram aplicadas em fundos azul e vermelho. Barnaba Fornasetti desenhou com exclusividade um guarda-roupa.

Divulgação/CASACOR

O interesse de Piero Fornasetti pelo exotismo e pelas formas naturais, flores, folhas e pequenos animais se revela comumente em suas obras. A palavra “coromandel”, que dá nome a sua coleção, é um tributo à faixa marítima de Tâmil Nadu, no sudeste da Índia, na costa do Oceano Índico. “E é exatamente na Costa Coromandel que os biombos e outros objetos de decoração provenientes da China eram embarcados nos navios que zarpavam em direção a Europa”, explica o empresário e filho do designer, Barnaba Fornasetti. “A partir do século XVIII, vemos o nascimento da Chinoiserie, a interpretação europeia do estilo chinês. E é exatamente nesse período que nasce o interesse pelo exotismo com o uso dos chamados desenhos pseudo chineses extravagantes”.

Divulgação/CASACOR

A inspiração na natureza é também protagonista frequente nas obras de Fornasetti. Peixes, conchas, flores, passarinhos e borboletas ganharam espaço no seu repertório artístico com imagens surrealistas e impactantes. “Meu pai criou sua marca registrada, baseada na observação e reconfiguração hipnótica. Ele combinou vários estilos como as ilustrações vitorianas e obras de Giuseppe Arcimboldo, pintor italiano que se utilizou como ninguém de imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas”, relata o empresário Barnaba Fornasetti.

As peças já se encontram à venda no showroom da marca em Milão – Corso Venezia 21/a ou via email (store.milano@fornasetti.com).

Continua após a publicidade
Publicidade