Continua após publicidade

10 vezes em que o papel de parede roubou a cena na decoração

Do xadrez discreto ao floral exuberante, confira uma seleção de ambientes de diversos estilos e inspire-se!

Por Nádia Simonelli
25 mar 2024, 09h00

Quer mudar totalmente a decoração de um ambiente de um jeito rápido? Uma ideia é apostar em um belo papel de parede. Versátil, esse tipo de revestimento pode ser usado em qualquer espaço da casa — inclusive em cozinhas e lavabos —, graças ao desenvolvimento da tecnologia que permite a criação de materiais cada vez mais resistentes.

Além disso, as atuais técnicas de impressão são capazes de reproduzir acabamentos impecáveis. No mercado, é possível encontrar estampas das mais variadas, como florais, xadrezes, bolinhas ou até paisagens. A seguir, veja uma seleção de como usar papel de parede na decoração e inspire-se para mudar a sua casa!

1. Xadrez discreto

Projeto assinado pelo arquiteto João Panaggio
Projeto assinado pelo arquiteto João Panaggio. (Denilson Machado/CASACOR)

Para os fãs de estampas clássicas, o xadrez pode ser a aposta certeira. Neste quarto, o papel de parede estampado com tons suaves traz leveza, sem abrir mão do estilo, e se harmoniza com a cabeceira e a mesa de apoio de madeira.

2. Vermelho vibrante

Projeto do escritório Another Human
Projeto do escritório Another Human. (Lance Gerber/CASACOR)

O lavabo é o ambiente ideal para criar uma decoração ousada e surpreender os visitantes. Para esta proposta, a ideia foi escolher uma única cor, no caso a vermelha, e trabalhar com ela em revestimentos e papel de parede florido.

3. Paisagem relaxante

Projeto do escritório NOP Arquitetura
Projeto do escritório NOP Arquitetura (Re Freitas/CASACOR)

Outro tema interessante para guiar a escolha do papel de parede é a natureza — principalmente se for para ambientes de descanso, como o quarto. Neste projeto, um campo de trigo é a paisagem retratada no revestimento, que ocupa a parte superior da parede.

4. Folhagens na cozinha

Cozinha com papel de parede da criadora de conteúdo Kit & Co.
Cozinha com papel de parede da criadora de conteúdo Kit & Co. (Kit & Co./ reprodução/CASACOR)

Com ares de casa de boneca, esta cozinha ganhou um papel de parede com estampa de folhagens verdes na parede acima da pia. Um frontão de mármore protege a parte próxima à área molhada e ainda cria um acabamento charmoso, assim como os armários coloridos e a cortina xadrez.

5. Teto listrado

Projeto da arquiteta Gabriela Ikeda
Projeto da arquiteta Gabriela Ikeda. (Luiza Schreier/CASACOR)

Olhar para cima é uma surpresa neste quarto infantil. Aqui, o papel de parede foi instalado no teto e traz um toque charmoso para a decoração. As cores suaves do revestimento listrado compõem a paleta delicada escolhida para o espaço.

6. Tom sobre tom

Projeto da designer Elizabeth Hay
Projeto da designer Elizabeth Hay. (reprodução/CASACOR)

Tons de azul compõem a decoração deste quarto, inspirado no estilo inglês de decoração. A cor aparece na estampa discreta do papel de parede, que faz fundo para a cabeceira. Amarelos e laranjas completam o ambiente, fazendo um contraste elegante.

7. Papel em meia parede

Sala de jantar, ambientada pela AnthroLiving, com papel de parede
Sala de jantar, ambientada pela AnthroLiving, com papel de parede. (divulgação/ AnthroLiving/CASACOR)

Combinar papel de parede com uma pintura colorida é um jeito interessante de usar o revestimento. Nesta sala de jantar, a parte inferior da parede, assim como as esquadrias, receberam tinta na cor azul turquesa, enquanto a parte superior foi revestida de papel estampado com folhagens verdes.

8. Floral na cozinha

Cozinha da marca inglesa Pluck Kitchens, com papel de parede florido
Cozinha da marca inglesa Pluck Kitchens, com papel de parede florido. (divulgação/ Pluck Kitchens/CASACOR)

Que tal revestir a cozinha com um papel de parede floral? Foi essa a inspiração para esta cozinha com ares de casa de campo. Exuberante, o papel de parede é o ponto de atração do ambiente e dialoga visualmente com os armários na cor rosa.

9. Atmosfera suave

Quarto assinado pela designer Katie LeClercq
Quarto assinado pela designer Katie LeClercq. (Aaron Leitz/CASACOR)

Desenhos delicados de ramos de folhas compõem a estampa do papel de parede escolhido para este quarto. Discretos, os motivos permitem muitas combinações, a exemplo da roupa de cama com contrastes mais marcados e da poltrona de vime, que traz um ar ainda mais natural ao ambiente.

10. Dormindo na floresta

Quarto com projeto do designer Brandon Schubert
Quarto com projeto do designer Brandon Schubert. (reprodição/CASACOR)

A ideia para este quarto foi trabalhar com a cor verde em diversas superfícies. O papel de parede é destaque, trazendo uma estampa exuberante com muitas folhas e flores, além de combinar com o mesmo tom usado na porta, batentes e cabeceira.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade