5 decorações que são tendência no Janelas CASACOR Minas Gerais

A exposição em Belo Horizonte termina hoje deixando importantes tendências em decoração, paisagismo e arte

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 23 dez 2020, 20h08 - Publicado em 30 nov 2020, 17h32
tendencias janelas casacor minas gerais thumb
Jomar Bragança/CASACOR

Foram 30 dias de exposição, seis localidades e 22 contêineres; mas nesta segunda-feira o Janelas CASACOR edição Minas Gerais chegou ao fim. A exposição levou à Belo Horizonte uma interpretação sobre a casa pós-pandemia dos arquitetos, designers e paisagistas do elenco CASACOR, em forma de vitrines que se abrem para um novo morar.

E inspiração foi o que não faltou no evento, que ditou tendências de decoração para todos os tipos de ambientes. Abaixo, separamos as 5 mais marcantes que você não pode deixar de conhecer. Confira!

1. Cozinhas tradicionais mineiras

Que a culinária mineira é um verdadeiro tesouro nacional todo mundo já sabe. Para representar esta peça tão importante da cultura brasileira, as cozinhas do Janelas CASACOR foram buscar inspiração na cozinha tradicional. Dela, importaram o ar vintage da decoração, que aqui foi renovada por elementos modernos.

2. Cores de paredes marcantes

Um jeito fácil e rápido de transformar um ambiente é pintando as paredes de uma cor marcante. Na exposição, os tons cativantes ditaram a atmosfera da decoração, além de dar muito mais vida aos lofts, home office e sala de estar.

3. Galerias de arte

Alguns projetos aproveitaram a ideia de vitrine para transformar o Janelas CASACOR em uma exibição de arte. Com propostas diferentes – de design, de fotografia e de artesanato –, os três trazem obras de arte expostas em um tipo de galeria, que pode ser observada à distância.

Continua após a publicidade

4. Decoração conceitual

Aqui, a proposta é colocar para pensar. Tomando o conceito como linha mestra, os projetos partem de uma ideia, que os profissionais transformam em arquitetura. Os espaços são disruptivos, quase cenográficos, e provocam reflexões sobre o morar atual.

5. Tipos de jardins para bem viver

Trazer a natureza para o interior é a tendência mais forte de arquitetura dos últimos anos. Prova disso são os jardins verticais, que pipocaram em todo tipo de decoração de interiores. A proposta é usar vasos e plantas de todos os tipos para levar vida à decoração e melhorar a qualidade de vida de quem ali habita.

Sobre o Janelas CASACOR

A exposição Janelas CASACOR é uma iniciativa da CASACOR que surgiu como resposta à crise de saúde pública, provocada pela pandemia da COVID-19. O projeto  transformou as inquietações deste momento em vitrines que refletem o formato da casa pós-pandemia e apontam as tendências do novo morar.

O resultado desse exercício criativo está exibido em 10 cidades brasileiras sob o formato de contêineres – reafirmando a política sustentável da CASACOR e, ao mesmo tempo, promovendo uma exposição inclusiva, gratuita e segura; integrando a comunidade de apaixonados pelo universo da casa e levando inspiração à lugares inéditos de norte a sul do país.

Além da exposição física, é possível acessar todos os espaços por meio do o site janelascasacor.com.br. Por meio desta janela, é possível navegar e explorar cada detalhe desses inovadores projetos. As ideias e o processo criativo executados pelos autores dos projetos estão sendo contadas em uma série de vídeo entrevistas no YouTube e IGTV oficiais da CASACOR.

 

Continua após a publicidade
Publicidade