Olio: o aplicativo que permite compartilhar comida com quem necessita

O app usa geolocalização para identificar usuários próximos e anuncia gratuitamente o que sobrou do jantar na casa ou de um estabelecimento comercial

Por Alex Alcantara Atualizado em 17 fev 2020, 16h40 - Publicado em 12 mar 2019, 15h53
Divulgação/CASACOR

Anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de comida é desperdiçada ou se perde ao longo das cadeias produtivas de alimento, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Esse número representa 30% de toda a comida produzida por ano no planeta.

Reprodução/CASACOR

Devido a problemática, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 12 prevê a redução pela metade do desperdício per capita mundial até 2030, bem como diminuições das perdas nos sistemas de produção e abastecimento, incluindo no momento pós-colheita.

View this post on Instagram

"We want to give a big-shout out to all the bold, brave & brilliant women out there who are following their dreams & making a positive difference to the world. Let's be the change!" 🙏♀ ✊⠀ .⠀ Tessa & Saasha, OLIO Co-Founders⠀ .⠀ .⠀ .⠀ .⠀ #InternationalWomenDay #PressForProgress #WasteWarriors #women #progress #girlpower #InternationalWomensDay #IWD2019 #InternationalWomensDay2019 #WomensDay #WomenAgainstWaste #food #foodwaste #eco #zerowaste #foodshare #foodsharing #zerowaste #zerowasteliving #wastenotwantnot #zerohunger #wastenotwantnot #eat #sharing #app #

A post shared by OLIO • The #1 Free Sharing App (@olio.app) on

Uma dessas soluções, que está na palma da sua mão, é um novo aplicativo, criado por Saasha Celestial-One e Tessa Clark. O Olio é uma plataforma que usa geolocalização para identificar usuários próximos e permite “anunciar” gratuitamente o que sobrou do jantar na casa ou de um estabelecimento comercial. A ideia é que o app não só liquide o problema do desperdício, como também da fome e de quem não tem o que comer.

Reprodução Instagram @olio_ex/CASACOR

O aplicativo já possui 635 mil usuários e já compartilhou 1.138.886 porções de alimentos em 32 países. Para participar é simples. Basta fazer o download do app na Play Store ou App Store, fotografar o alimento disponível para doação e uma breve descrição, e aos que estiverem na redondeza receberão uma notificação do que está sendo ofertado.

Reprodução Instagram @olio_ex/CASACOR

O objetivo é que a plataforma esteja presente no mundo inteiro até 2025. No Brasil, o aplicativo funciona perfeitamente, porém com poucos usuários. A ideia é que se torne uma corrente, e que as pessoas se sintam motivadas a diminuir o desperdício e ajudar a quem sente fome.

Continua após a publicidade
Publicidade