Continua após publicidade

Integração e vigas aparentes marcam este apê com vista para o mar

Projeto da arquiteta Ketlein Amorim, do elenco CASACOR Rio de Janeiro, foi pensado para uma família de cinco pessoas com personalidades diferentes

Por Redação
Atualizado em 13 mar 2023, 08h53 - Publicado em 14 mar 2023, 18h00

O objetivo desta família com três filhos adolescentes era morar em um lar com uma vista bonita, com bastante espaço e que tivesse um quarto para cada pessoa. A reposta veio em um imóvel de 200 m² em São Conrado (zona zul do Rio de Janeiro), um apartamento de onde é possível contemplar o verde carioca e o mar. Antes da mudança para o novo endereço, eles decidiram encomendar à arquiteta Ketlein Amorim um projeto de reforma completa no imóvel, com decoração integralmente nova em todos os cômodos.

integracao ape apartamento vigas aparentes vista mar ketlein amorin rio de janeiro sala estar mesa tapete sofa varanda
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

“Os clientes pediram para modernizar o apartamento, tornando-o prático e de fácil manutenção, e adaptá-lo às necessidades de uma família de cinco pessoas. Pediram também para aumentar o pé-direito existente, que era muito baixo”, conta Ketlein. “A estrutura deste apartamento era muito robusta, com pilares imensos no meio e vigas muito baixas. Para aumentar o pé-direito, decidimos assumir as vigas, tirando partidos dos altos e baixos após a remoção do forro para setorizar os ambientes”, acrescenta.

integracao ape apartamento vigas aparentes vista mar ketlein amorin rio de janeiro sala jantar mesa cadeira cobogo
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

Na reforma, a apartamento foi colocado abaixo, com demolição de praticamente todas as paredes, para dar lugar a uma planta com layout integralmente novo, tirando o máximo de proveito da vista para o mar, inclusive na copa, que ganhou uma abertura na parede com fechamento de vidro, voltada para o hall de entrada da sala, delimitado por uma parede erguida com cobogós.

Continua após a publicidade
integracao ape apartamento vigas aparentes vista mar ketlein amorin rio de janeiro quarto suite casal cabeceira cama madeira
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

A arquiteta também instalou um banheiro no quarto da filha e incorporou um dos dois dormitórios de empregada à suíte do casal para criar um closet que não existia, além de armários externos. “O posicionamento de novas paredes levou em consideração as esquadrias existentes que contornam todo o imóvel, sem alvenarias entre elas, para melhor integrar os ambientes internos com o exterior”, explica a arquiteta.

integracao ape apartamento vigas aparentes vista mar ketlein amorin rio de janeiro quarto adolescente cama futon azul papel de parede escrivaninha
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

Tendo em vista a praticidade de limpeza e manutenção, Ketlein usou porcelanato de grandes dimensões num tom de cinza claro em todo o piso da área social e réguas de PVC no padrão madeira nos quartos. “O porcelanato de grandes dimensões fez a sala parecer maior, enquanto o PVC amadeirado deixou os quartos mais aconchegantes”, justifica.

Continua após a publicidade
integracao ape apartamento vigas aparentes vista mar ketlein amorin rio de janeiro sala estar sofa tapete varanda jardim vertical
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

Na decoração, a cliente deu preferência a móveis soltos comprados em lojas e pediu o mínimo possível de marcenaria. E, para não encarecer muito a obra, a arquiteta lançou mão de revestimentos diferenciados apenas nos detalhes. No décor da sala, predominam os tons de azul – presentes no tapete, papel de parede, sofás e almofadas -, e móveis de madeira. Cores quentes (como o vermelho) foram usadas pontualmente na varanda.

integracao ape apartamento vigas aparentes vista mar ketlein amorin rio de janeiro quarto adolescente escrivaninha azul papel de parede tv
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

Como cada filho tinha um perfil diferente – o menino e a menina mais novos eram mais ligados a esporte e violão, enquanto o mais velho a videogames – a arquiteta propôs itens de decoração de acordo com a personalidade deles, dos papéis de parede aos adornos.

Continua após a publicidade
integracao ape apartamento vigas aparentes vista mar ketlein amorin rio de janeiro quarto adolescente tv mesa cama futon
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

Já o mobiliário é basicamente o mesmo em todos os quartos: armários, bancada para estudo e cama estilo tatame com um nicho embaixo para acomodar um colchão auxiliar.

integracao ape apartamento vigas aparentes vista mar ketlein amorin rio de janeiro cozinha bancada mostarda preto
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

Na cozinha, os revestimentos foram escolhidos pelo cliente, que tem a gastronomia como hobby.

Continua após a publicidade
integracao ape apartamento vigas aparentes vista mar ketlein amorin rio de janeiro varanda mesa cadeira jardim vertical
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

A varanda, que já tinha sido integrada à sala, ganhou novas esquadrias, agora com folhas que podem ser totalmente recolhidas na lateral, deixando à vista somente o guarda-corpo, também de vidro transparente. Para reforçar o clima de jardim de inverno no espaço, a arquiteta optou por um piso mais rústico, no mesmo tom do porcelanato da sala, cobriu uma parede lateral com jardim vertical de plantas permanentes e instalou uma bancada gourmet com função de bar na parede oposta.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade