Continua após publicidade

Reforma integra esta casa de 790 m² à natureza do Rio de Janeiro

Projeto assinado por Ketlein Amorim repaginou todos os ambientes da residência, com décor repleto de arte, materiais neutros e integração com o verde

Por Redação
2 dez 2022, 18h00
reforma casa rio de janeiro ketlein amorin fachada piscina jardim varanda
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

Os novos proprietários desta casa de dois andares com 790 m², localizada no Jardim Botânico (na zona sul do Rio de Janeiro) são um casal na faixa dos 45 anos (ele, empresário; ela, administradora de empresas), com duas filhas universitárias. Antes de fechar negócio, eles contaram com a ajuda da arquiteta Ketlein Amorim para avaliarem juntos o potencial do imóvel. Afinal, nos últimos 10 anos, ela reformou a residência anterior, no Leblon, e uma casa de praia desta mesma família. Ketlein faz parte do elenco da CASACOR Rio de Janeiro.

reforma casa rio de janeiro ketlein amorin sala estar sofa tapete quadro varanda poltrona
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

“Quando eles me chamaram para ver a casa, o que mais me fascinou foi a integração dos ambientes internos e externos. Mesmo assim, senti falta de personalidade, cor e revestimentos que valorizassem a arquitetura e tornassem os ambientes mais convidativos. Essas intervenções eram necessárias, mas, ao mesmo tempo, não podiam comprometer a unidade visual do conjunto”, explica a arquiteta.

reforma casa rio de janeiro ketlein amorin sala estar sofa tapete mesa cadeira jardim
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

Assim que a casa foi comprada, Ketlein teve apenas três meses e meio para fazer e executar o projeto de reforma e decoração. Embora todos os ambientes tenham sido renovados, não houve modificações na planta original. Alguns cômodos receberam, além do novo décor, apenas pintura e iluminação, enquanto outros sofreram intervenções mais profundas, com direito à obra civil, a exemplo da sala de TV, da cozinha gourmet, da parede ao fundo da piscina e do terraço do segundo andar.

reforma casa rio de janeiro ketlein amorin sala estar sofa tapete quadro estante arte
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

Como a arquiteta já conhecia bem o perfil e os gostos dos clientes, desde o início ela teve total liberdade para propor modificações nos revestimentos e na nova decoração. “No geral, eles queriam adaptar a casa ao estilo de vida da família, mesclando peças novas que seriam adquiridas com móveis, obras de arte e adornos que eles já tinham. Afinal, a residência atual é bem maior que a anterior”, conta Ketlein.

reforma casa rio de janeiro ketlein amorin quarto penteadeira bancada cama espelho
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

“Eles também pediram um quarto de visitas confortável e um escritório para cada cônjuge”, acrescenta ela.

reforma casa rio de janeiro ketlein amorin fachada piscina jardim varanda
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

Na área externa da casa, por exemplo, a parede embaixo do escritório (que é voltado para a piscina) foi revestida com placas cimentícias de aspecto oxidado e diferentes volumes, não só para ganhar destaque como também para “conversar” melhor com o entorno. Na frente dela, três espreguiçadeiras novas estofadas com tecido amarelo vibrante roubam a cena.

reforma casa rio de janeiro ketlein amorin sala gourmet cozinha sofa tapete
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

Outro local que mereceu atenção especial foi a cozinha gourmet, integrada à sala de jantar e à piscina. Para deixar o espaço mais convidativo, Ketlein criou ali um pequeno ambiente de estar, revestiu a parede ao fundo com pedra bruta natural e fez uma nova bancada em L, de pedra sintética ultra resistente, com armários novos embaixo, sendo o lado maior (sob a janela) voltada para a piscina.

reforma casa rio de janeiro ketlein amorin sala jantar mesa luminaria quadro banco
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

Na sala de jantar, todos os móveis são novos. Aqui, vale destacar ainda as obras de arte que os clientes trouxeram do endereço anterior (como o quadro verde do artista Carlos Vergara e o quadro geométrico do artista Rodrigo de Castro), as duas luminárias pendentes em rosa clarinho sobre a mesa de jantar e a parede lateral com pé-direito duplo, que ganhou acabamento cimentado, num tom de cinza bem neutro para não brigar com o piso original da casa, em xadrez preto e branco.

reforma casa rio de janeiro ketlein amorin sala estar sofa tapete quadro
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

Na área social, como os acabamentos são neutros e de materiais naturais (especialmente madeira e pedra), a arquiteta acrescentou toques de cor nos móveis e adornos, seguindo uma paleta em tons pastel para trazer jovialidade, sem abrir mão da sofisticação.

reforma casa rio de janeiro ketlein amorin banheiro madeira
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)

Já a presença pontual do acabamento cimentício em algumas paredes e da pintura oxidada nos pilares de sustentação da casa acrescentou um ar mais contemporâneo ao conjunto, sutilmente industrial.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade