Espaço Zen Deca mistura a arte de Francisco Brennand com tecnologia

O espaço é assinado pelo arquiteto André Carício para a CASACOR Pernambuco 2019 e foi pensado como um refúgio de acolhimento e tranquilidade

Por Redação - 14 set 2020, 10h41
Denilson Machado/CASACOR

Várias foram as inspirações do arquiteto André Carício para o Espaço Zen Deca, da CASACOR Pernambuco 2019. Do tema do ano, Planeta Casa, ele tirou a ideia de acolhimento. O ambiente foi pensado como um universo separado de serenidade em contrapartida ao ruído e agitação da vida cotidiana. Desta noção de tranquilidade, surge o branco, cor principal que cobre boa parte do espaço.

Instagram @andrecaricioearquitetos/CASACOR

A outra inspiração foi o recifense Francisco Brennand. O mobiliário e atmosfera refletem a criatividade e afetividade da oficina do artista, por meio de peças de cerâmica e materiais naturais como pedra, madeira e fibras. Carício também explorou a filosofia Wabi Sabi – corrente de pensamento que valoriza a totalidade dos processos, incluindo os erros – reconhecendo a beleza dos objetos imperfeitos e estruturas incompletas.

Instagram @andrecaricioearquitetos/CASACOR

O contraponto à essa rusticidade é a tecnologia de ponta empregada. Além dos acessórios da Deca, iluminação e som também são automatizados. Por fora, o ambiente lembra uma caixa, abraçada por um espelho d’água.

Instagram @andrecaricioearquitetos/CASACOR

Por dentro, é composta de área social e privativa. Dentre os destaques do interior estão a Extension chair, da Moooi, a mesa da ilha gourmet, cuja base é de cristal de rocha bruto, e peças do próprio Brennand.

Continua após a publicidade
Publicidade