Continua após publicidade

Duratex e Marcelo Salum desvelam a sensibilidade feminina na CASACOR SP

Inspirado pelas flores e pela proporção áurea, o arquiteto desenvolveu para a Duratex um espaço aconchegante e contemporâneo repleto de arte e poesia

Por Vanessa D'Amaro
Atualizado em 18 jun 2024, 09h57 - Publicado em 17 jun 2024, 12h00

O aroma e a sutileza das flores, a força do feminino, a proporção áurea e o doce ressoar de um acorde ré menor de um antigo samba de Cartola são os elementos que inspiraram o panorama sensorial de As Rosas Falam, ambiente da Duratex com interiores do arquiteto catarinense Marcelo Salum para a CASACOR SP 2024. A marca, que é líder em inovação e qualidade na fabricação de painéis de madeira do Hemisfério Sul, é patrocinadora oficial da mostra.

Publicidade
Marcelo Salum - Duratex em As Rosas Falam. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
As Rosas Falam, de Duratex e Marcelo Salum, na CASACOR SP 2024, é envolvida pelo padrão Bétula, da coleção Harmonia da Duratex. (MCA Estúdio/CASACOR)
As Rosas Falam, de Duratex e Marcelo Salum
Em primeiro plano, o quarto de casal e, ao fundo, pequena varanda de rosas ao fundo. (Rafael Renzo/CASACOR)

“Quando eu recebi o convite da Duratex para criar este espaço, a primeira coisa que fiz foi montar uma playlist”, lembra Marcelo, inspirado pela canção “As Rosas Não Falam”. “Começo sempre por uma coletânea de referências. Eu gosto de trabalhar com um perfume clássico, digamos assim. Mas procuro sempre trazer isso de uma maneira atual e fresca [para a decoração]. Eu acredito em uma casa aconchegante… uma casa com alma, com memória. Para este ambiente tão conectado com o feminino, a delicadeza é força”, discorre o profissional.  

Publicidade

Esta sensibilidade aguçada e a capacidade de incorporar o afeto no décor foram aspectos fundamentais para estabelecer esta parceria com a marca. “Quando começamos a imaginar este ambiente, pensamos logo no Marcelo Salum. Há muita sinergia entre a decoração que ele propõe e a coleção Harmonia, que lançamos no início do ano”, comenta Patricia Cisternas, gerente de marketing da Duratex. 

Continua após a publicidade

Ao compor os interiores, Marcelo sabia bem que precisava desenhar uma casa completa que traduzisse a sua narrativa de design abrangendo toda a complexidade e a leveza da proposta. Logo apaixonou-se pelo padrão Bétula, parte da linha Thera, também lançamento da Duratex. A partir dele, o efeito natural e delicado do produto deu vida a uma caixa que veste piso, parede e teto – tudo com o intuito de conquistar um efeito de aconchego. Outros dois padrões da coleção Harmonia – o Blush e o Azul Profundo – também destacam-se nestes painéis da Duratex, adicionando profundidade à essência feminina.

Publicidade
As Rosas Falam, de Duratex e Marcelo Salum
Detalhe do nicho, com acabamento Blush, no quarto de casal. (Rafael Renzo/CASACOR)
Baú, livros, vasos, esculturas e pequenos objetos compõem o décor maximalista e afetuoso de Marcelo Salum
Baú, livros, vasos, esculturas e pequenos objetos compõem o décor maximalista e afetuoso de Marcelo Salum. (Rafael Renzo/CASACOR)

Há ainda uma tonalidade de Ocre Solar, presente em nichos (e combinada ao Azul Profundo) que reverbera, no banheiro, os matizes dos revestimentos da Ceusa, parte da coleção Italian Days em parceria com a marca SOUQ, por Traudi Guida. 

Continua após a publicidade

Por ali, inclusive, louças e metais da Deca, patrocinadora master de CASACOR e também parte da casa de marcas Dexco, completam a ambientação. 

Publicidade
As Rosas Falam, de Duratex e Marcelo Salum
Enquanto o padrão Bétula, da Duratex, toma paredes e piso, os nichos em Blush e Azul Profundo envolvem as estantes repletas de livros selecionados por Marcelo Salum. (Rafael Renzo/CASACOR)

Como não podia deixar de ser, um jardim de rosas em vasos ocupa a varanda original do edifício e convida os visitantes a contemplar esta fonte da inspiração que dialoga diretamente com os interiores. O paisagismo, assinado por Monica Costa, compreende também os arranjos delicados da artista floral Aline Matsumoto. 

Na cozinha, o acabamento Blush e Azul Profundo formam uma combinação inesperada (mas muito bem-vinda) nos armários
Na cozinha, o acabamento Blush e Azul Profundo formam uma combinação inesperada (mas muito bem-vinda) nos armários. (Rafael Renzo/CASACOR)

A curadoria de arte, inclusive, abarca o trabalho de muitas mulheres. A começar retratos exclusivos de seis mulheres fortes e importantes na vida de Marcelo Salum pintados pela atriz, modelo e artista plástica Claudia Liz. Na sequência, a seleção, realizada de maneira artesanal por Salum, dispõe também de criações Carolina Kasting, Sonia Ebling, Elizabeth Jobim, Monica Piloni, Mucki Botkay, Mai-Britt Wolthers, Rosana Nada, Mariana Palma, Célia Euvaldo – incluindo a escultura Vestido (2010), de Nazareth Pacheco. 

Publicidade

Há ainda obras de outros artistas que dialogam com o conceito da decoração incluindo fotografias de Guilherme Licurgo, da renomada série Desert Flower, imagens impactantes de Denilson Machado e Salvador Cordaro e pinturas marcantes de Paulo Von Poser.

Detalhe do nicho da Cozinha no ambiente As Rosas Falam, de Duratex e Marcelo Salum
Detalhe do nicho da Cozinha no ambiente As Rosas Falam, de Duratex e Marcelo Salum. (Rafael Renzo/CASACOR)

Já no mobiliário, peças assinadas por designers nacionais contemporâneos como Jader Almeida, Mauricio Arruda e Suite Design convivem com itens autorais do arquiteto em parceria com Frederico Cruz. 

Publicidade
Continua após a publicidade

Para Marcelo, o apreço pela poesia representa mais uma surpresa da sua curadoria. Versos espalhados ao longo de toda a área embalam os visitantes em um ritmo de suavidade e encantamento. Algumas das gavetas do mobiliário feito sob medida pela Celmar Móveis, inclusive, guardam os poemas como um segredo afortunado. “Eu gosto muito de trabalhar com os detalhes. Nada aqui é aleatório. Quando eu terminei toda a decoração, eu pensei: poxa, que vontade de morar neste lugar”, confessa Marcelo. 

O padrão Bétula, da Duratex, emoldura a obra, Vestido (2010), de Nazareth Pacheco (à esq.)
O padrão Bétula, da Duratex, emoldura a obra, Vestido (2010), de Nazareth Pacheco (à esq.). (Rafael Renzo/CASACOR)
Banheiro de As Rosas Falam, de Duratex e Marcelo Salum
Banheiro de As Rosas Falam, de Duratex e Marcelo Salum. (Rafael Renzo/CASACOR)
Banheiro do ambiente As Rosas Falam e, em primeiro plano, detalhe do nicho do banheiro com os acabamentos Azul Profundo e Ocre Solar em harmonia com os revestimentos e tonalidades da Ceusa
Banheiro do ambiente As Rosas Falam e, em primeiro plano, detalhe do nicho do banheiro com os acabamentos Azul Profundo e Ocre Solar em harmonia com os revestimentos e tonalidades da Ceusa. (Rafael Renzo/CASACOR)

Segundo a Duratex, acolher e maravilhar os visitantes configura uma das premissas desta parceria. “O espaço Duratex na CASACOR São Paulo é uma verdadeira celebração da beleza, harmonia e força que reside na delicadeza das rosas e no feminino que habita em todos nós”, finaliza com precisão Patrícia Cisternas, gerente de marketing da marca.

Além de As Rosas Falam, a Duratex também está presente em outros 39 ambientes de CASACOR SP

SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2024

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073 – São Paulo (SP)
Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024

Horário bilheteria:
Terça a sábado, das 12h às 22h
Domingos e feriados, das 11h às 21h

Continua após a publicidade

Bilheteria digital:
https://appcasacor.com.br/en/events/sao-paulo-2024

Valores dos ingressos:
R$ 111 – Inteira
R$ 56 – Meia-entrada

Compra de ingresso de meia-entrada: idoso a partir de 60 anos, estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento. Deficiente e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13). A comprovação de meia-entrada será exigida na porta.

Publicidade
Publicidade