Artboard Created with Sketch.

Do chão para as paredes: a tapeçaria reveste ambientes da CASACOR

Veja como o elenco da mostra usou as tapeçarias como obras de arte para complementar o décor de seus ambientes!

A arte de colorir fios para decorar ambientes remonta à antiguidade grega, passando pelas paredes dos castelos medievais até hoje. A tapeçaria tem sido, durante séculos, uma forma de demonstrar elegância, luxo e beleza tanto nas residências quanto nas grandes obras públicas. O palácio presidencial de Abidjan, a Ópera de Sidney, os aeroportos de Munique e Nova York e, no Brasil, o MASP e o Palácio do Planalto todos contam com célebres tapeçarias.

Por esse motivo, essa técnica histórica de adornar não poderia deixar de estar presentes nos ambientes de CASACOR. Em 2017, o elenco de profissionais mostrou o quão a tapeçaria é atual e como ela pode ser usada para dar charme e personalidade aos espaços. A arquiteta Ângela Roldão – que assinou o belo Ginger Bar na CASACOR Minas Gerais 2017 – explicou que tapeçaria é um recurso complexo que precisa ser bem trabalhado, mas que pode trazer resultados sensacionais. “Tapeçarias, pelo material que são feitas, acumulam pó. Se forem colocadas nos ambientes que tem pessoas com alergia, provavelmente não será bom. Contudo, elas agregam, se forem boas, muito valor ao espaco, como uma boa obra de arte. E dão requinte!”

Confira os ambientes CASACOR que são revestidos por tapeçaria.

Ginger Bar – CASACOR Minas Gerais 2017

 (Jomar Bragança/CASACOR)

O Ginger Bar de Ângela Roldão convence qualquer passante a entrar e apreciar um drink. Inspirado nos museus e jardins da Europa, a cobertura é feita por ombrelones e o mobiliário é em alumínio e vidro. A madeira e o couro utilizado dão um ar contemporâneo e nostálgico ao mesmo tempo e a tapeçaria, da Chafariz antiguidades, completa a atmosfera.

Sala Central – CASACOR Minas Gerais 2017

 (Jomar Bragança/CASACOR)

No espaço de Dodora Gontijo, a natureza entra na casa. Uma árvore de 20 anos repousa no canto da Sala Central. Lasar Segall e Cláudia Moreira Salles dão tropicalidade para as paredes e a tapeçaria Aubousson acrescenta o luxo.

Espaço dos Convidados – CASACOR São Paulo 2017

 (Romulo Fialdini/CASACOR)

Denise Barreto encontrou, na tapeçaria exclusiva da coleção Design (Kian) uma solução bela e funcional para seu Espaço dos Convidados. Era imprescindível que o ambiente, que objetiva a convivência e o lazer, tivesse conforto acústico, porém, por causa da parede de vidro, também era preciso que a parede interna tivesse apelo estético. Com a tapeçaria, Denise conseguiu os dois, já que o tapete absorve o som e enche o Espaço dos Convidados de elegância.

Tartuferia – CASACOR São Paulo 2017

 (Divulgação/CASACOR)

Gustavo Jensen em parceria com Juliana Nogueira criaram um ambiente retrô e campestre, inspirado no estilo italiano. Para isso, Gustavo usou belas e exclusivas peças produzidas para a Tartuferia da Coleção Fio da Meada, da by Kamy.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.