Continua após publicidade

Cozinha americana: como montar uma e ter integração no lar?

Nascida nos Estados Unidos, a cozinha americana tornou-se sinônimo de praticidade no Brasil

Por Yeska Coelho
17 out 2024, 08h00

As cozinhas americanas se tornaram uma tendência atemporal que se adapta muito bem às necessidades de casas e apartamentos – sejam eles pequenos ou grandes. Mais do que entregar praticidade, esse estilo de cozinha é capaz de criar um verdadeiro centro de convivência para receber amigos e familiares.

Com um conceito que valoriza a integração e a funcionalidade, essas cozinhas se tornaram o coração do lar, onde não apenas se prepara a comida, mas também se compartilham momentos especiais.

O que são cozinhas americanas?

 

Fashion, artístico e colorido: assim é este apê assinado por Ana Weege. Na foto, cozinha com ilha curva, banquetas e sala integrada.
Projeto assinado por Ana Weege. (Rafael Renzo/CASACOR)

As cozinhas americanas nasceram, como o próprio nome sugere, nos Estados Unidos, em meados de 1950, em um contexto social de ascensão da classe média e valorização do convívio familiar.

O conceito de plano aberto, que integra a cozinha à sala de estar ou à sala de jantar tinha como objetivo valorizar os espaços e facilitar a interação entre os moradores, permitindo que cozinhar e receber visitas ocorressem no mesmo espaço.

Vorá Arquitetura - Cozinha Dendê. Projeto da CASACOR Bahia 2024.
Vorá Arquitetura – Cozinha Dendê. Projeto da CASACOR Bahia 2024. (Xico Diniz/CASACOR)

A vinda desse estilo de cozinha para o Brasil foi uma resposta à tendência de lares cada vez menores e integrados nas grandes metrópoles. As cozinhas americanas oferecem uma harmonia entre a conexão com outros ambientes, ao mesmo tempo em que proporciona certa privacidade para a cozinha.

A importância da bancada

 

Pâmella Labre, Pollyane Rodrigues e Edgard Miguel - Mesa de Memórias. Projeto da CASACOR Tocantins 2024.
Pâmella Labre, Pollyane Rodrigues e Edgard Miguel – Mesa de Memórias. Projeto da CASACOR Tocantins 2024. (Edgard César/CASACOR)

Quando se trata de cozinha americana, a bancada é um elemento-chave, que vai assumir o lugar antes ocupado por paredes. A bancada traça uma linha divisória entre a cozinha e outros ambientes, e pode ser atribuída tanto como parte da cozinha como também da sala de jantar – especialmente entre aqueles que optam por anexar uma mesa à ilha.

Além disso, em muitos casos, já se tornou comum a própria bancada substituir a mesa de jantar – especialmente quando as metragens do imóvel são muito reduzidas.

Vantagens da bancada na cozinha americana:

Continua após a publicidade
  • Praticidade no preparo de refeições;
  • Integração com outros ambientes;
  • Maior convívio social entre os moradores;
  • Estética atrativa;
  • Pode servir como um móvel multifuncional (é comum apostar em marcenaria inteligente para aproveitar o espaço da ilha e transformá-la em armário).

Como montar uma cozinha americana

 

Rafael Ramos emoldura a paisagem carioca neste apartamento de 98 m². Na foto, cozinha com península e paredes de madeira.
Projeto assinado por Rafael Ramos (Fotos: Juliano Colodeti, do MCA Estudio /Produção visual: Andrea Brito Velho/CASACOR)

Modernas e práticas. Essas são as duas características que devem guiar o projeto da sua cozinha de estilo americano. Para isso, é preciso estudar a disposição do layout da cozinha para pensar bem nas medidas, seja da ilha, da bancada ou dos armários.

Continua após a publicidade

Na galeria a seguir, confira modelos de cozinhas americanas assinados pelo elenco da CASACOR:

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade