Oscar 2022: conheça 8 casas que são protagonistas em filmes e séries
A casa do multipremiado filme O Parasita, arquitetada pelo designer de produção Lee Ha Jun, apresenta um décor minimalista cercado de iluminação natural
Dentro do cinema, a casa onde os personagens residem pode ser considerada o elemento central no desenvolvimento da trama. Da arquitetura às peças de design, tudo é pensado e confeccionado para que se torne o mais real possível para o público.
Algumas realmente existem, como a Casa Elrod, projetada por John Lautner, que aparece no filme “007: Os Diamantes São Eternos”, enquanto outras foram especialmente desenvolvidas para o enredo, como o rancho do “Ataque dos Cães”, que está indicado a 12 categorias no Oscar deste ano – cuja cerimônia de premiação acontece neste domingo, 27 de março.
Em celebração a esta data tão esperada do cinema mundial, a seguir, conheça oito casas que desempenham um papel significativo em filmes e séries.
Parasita
A trama central do super premiado filme Parasita se passa na casa de uma família rica na Coreia do Sul. Embora pareça ser uma habitação real, na verdade a residência foi projetada como uma série de cenários e trazida à vida pelo diretor de produção Lee Ha Jun.
A residência apresenta móveis de linhas minimalistas e grandes extensões de vidro, com abundância de iluminação natural, como na sala de estar, onde a janela foi projetada especificamente para as proporções de uma tela widescreen.
Ataque dos Cães
A cenografia de Ataque dos Cães, da diretora Jane Campion, rendeu ao designer de produção Grant Major uma indicação ao Oscar 2022 pela projeção de um rancho de dois andares onde vivem os irmãos Phil e George Burbank, que se torna o pano de fundo para o drama que se desenrola.
Major usou cores escuras e adicionou taxidermia à casa para criar a sensação sinistra enquanto transformava a paisagem circundante da Nova Zelândia em um rancho de Montana na década de 1920.
“Eu realmente queria mostrar essa tensão na arquitetura, fazendo-a parecer sombria e muito parecida com o ambiente hiper-masculino do personagem Phil”, conta Major.
A Favorita
A designer de produção Fiona Crombie transformou uma mansão rural do século XVII na Inglaterra para criar o cenário de A Favorita, um filme ambientado durante o reinado da Rainha Anne.
O foco de Crombie estava em expressar a “frivolidade e caprichos da corte” em vez da precisão da decoração do período.
“O design é bastante sobressalente. Nós realmente inventamos nossa própria versão de um filme de época, então, não é historicamente preciso. Acabamos encontrando nossa própria linguagem para representar a história em vez de necessariamente representar precisamente o estilo da rainha Anne”, conta.
007- Os Diamantes São Eternos
A Casa Elrod, projetada pelo arquiteto americano John Lautner, tem um telhado de concreto em forma de cúpula e uma piscina em meia-lua que foi cenário para o filme de James Bond: Os Diamantes São Eternos.
A residência fica em um local elevado no bairro de Araby Cove, em Palm Springs, e é considerada um exemplo de arquitetura orgânica – um ramo do modernismo que se caracteriza por utilizar formas naturais e menos planos retangulares, além de elementos da paisagem incorporados à construção.
Quem Era Ela
A arquitetura minimalista japonesa influenciou o décor da residência fictícia da série Quem Era Ela. O objetivo do designer de produção Jon Henson era que a casa atuasse como mais um personagem dentro da história, mudando de um santuário para um espaço semelhante a uma prisão, dependendo da cena.
“Eu queria que [a casa] às vezes parecesse um santuário – calma e segura, quase zen – e às vezes parecesse uma fortaleza ou uma prisão”, conta o designer.
Pânico
A casa onde a protagonista Sidney Prescott morava teve um papel tão central no desenvolvimento da trama do filme Pânico que pode até ser alugada no Airbnb durante a semana dos Dias das Bruxas.
Localizada em Tomales, interior do estado da Califórnia, a casa apresenta uma arquitetura típica americana, com décor clássico e predominância de madeira.
Ex Machina
O esconderijo de um bilionário de tecnologia no Alasca é o local principal apresentado no filme de ficção científica Ex Machina.
Um dos três conjuntos era uma casa de madeira no topo de um penhasco na Noruega, projetada pelo estúdio Jensen & Skodvin Architects. Mobiliada em estilo escandinavo-retrô, a casa foi escolhida para o filme por rejeitar “a literatura do cinema e da cultura popular, que diz que o futuro tem que ser brilhante”, segundo o designer de produção Mark Digby.
Podres de Ricos
Uma casa contemporânea na selva fora de Kuala Lumpur, na Malásia, foi usada como a residência da personagem Eleanor Young no filme de sucesso Podres de Ricos.
Projetada pelo escritório de arquitetura local 29Design, a residência é composta por três volumes em plano aberto e uma piscina infinita. De acordo com a arquiteta Stephanie Maignan, ela foi usada para o filme, pois retrata com precisão o estilo de vida dos personagens.