Cadeiras de palha se destacam em 14 ambientes da CASACOR

As cadeiras de palha voltaram com tudo para conquistar todos os ambientes da sua casa. Veja como usar essa peça nesses 14 projetos!

Por Yeska Coelho Atualizado em 23 jun 2021, 11h14 - Publicado em 23 jun 2021, 11h00
Casa Raízes. Bárbara Nobre - Janelas CASACOR Minas Gerais 2020
Casa Raízes. Bárbara Nobre – Janelas CASACOR Minas Gerais 2020. Jomar Bragança/CASACOR

Um item clássico de decoração, as cadeiras de palha estão com tudo mais uma vez. Charme e elegância definem esse elemento, que pode ser de grande ajuda na hora de criar composições aconchegantes e com uma carinha vintage.

Não é de hoje que as fibras naturais estão em alta no design de interiores, e a previsão é de que a tendência veio para ficar. Afinal, utilizar elementos com fibras naturais na decoração é uma forma de não somente incorporar a natureza ao projeto, mas também de retornar as pessoas às suas raízes – e, de quebra, criar um design mais sustentável.

A CASACOR é especialista quando se trata de criar projetos que sejam ao mesmo tempo amigáveis ao meio ambiente e inspiradores para os visitantes. A seguir, separamos 15 formas de utilizar a cadeira de palha na decoração com espaços assinados pelo nosso elenco. Confira!

1- Um living para toda a família

 

Living da Família. Tulio Xenofone e Fabio Basani. CASACOR São Paulo 2016
Living da Família. Tulio Xenofone e Fabio Basani. CASACOR São Paulo 2016 Divulgação/CASACOR

O Living da Família reflete a paixão por velejar em uma atmosfera de aconchego e calmaria. As cadeiras de palha entram em cena como um elemento importante para reforçar o estilo náutico, sem abrir mão da elegância que Tulio Xenofobe e Fabio Basani desejavam levar a CASACOR São Paulo 2016.

2- Varanda ao ar livre

 

VarandAR. Luciana Pitombo e Felipe Stracci do escritório Plantar Ideias - CASACOR São Paulo 2019
VarandAR. Luciana Pitombo e Felipe Stracci do escritório Plantar Ideias – CASACOR São Paulo 2019 Divulgação/CASACOR

Para as áreas externas, os itens de fibras naturais é a aposta certeira para reforçar o diálogo com a natureza. As cadeiras de palha foram eleitas nesta composição para garantir um frescor tropical e descontração à varanda ao ar livre. Batizado de VarandAR, o projeto foi assinado por Luciana Pitombo e Felipe Stracci, da Planta Ideias, para a CASACOR São Paulo 2019.

3- Um estúdio despojado

 

Estúdio HUM. Paula Neder e Coletivo PN - CASACOR Rio de Janeiro 2019
Estúdio HUM Leroy Merlin. Paula Neder e Coletivo PN+ – CASACOR Rio de Janeiro 2019 Divulgação/CASACOR

Uma sala de jantar aconchegante e cheia de estilo foi a proposta de Paula Neder e do Coletivo PN+ para o Estúdio HUM Leroy Merlin. O ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2019 utilizou as cadeiras de palha como uma forma de trazer descontração a um espaço já delicado e repleto de itens feitos em madeira.

4- Um loft hi-low

 

Cozy House. Olegário de Sá - CASACOR São Paulo 2019. Poltrona Benjamin de Gustavo Bittencourt
Cozy House. Olegário de Sá – CASACOR São Paulo 2019. Roberto Majola/CASACOR

Em uma residência definida pelo aconchego, as cadeiras de palha entraram como um contraponto na decoração sofisticada. O projeto de loft de Olegário de Sá, intitulado Cozy House, investiu em outros elementos naturais, como o carvalho americano no revestimento e os biombos de madeira, para que tudo dialogasse com perfeição.

Cozy House. Olegário de Sá - CASACOR São Paulo 2019. Poltrona Benjamin de Gustavo Bittencourt
Cozy House. Olegário de Sá – CASACOR São Paulo 2019. Poltrona Benjamin de Gustavo Bittencourt. Roberto Majola/CASACOR

No ambiente, a cadeira de palha aparece ora na mesa de jantar, ora em um cantinho de leitura. Ali encontra-se a Poltrona Benjamin, assinada por Gustavo Bittencourt. Super confortável, a peça ganhou ainda seu par, o Banco Benjamin, que fez do cantinho confortável um verdadeiro showroom de design. O espaço foi exibido na CASACOR São Paulo 2019.

5- Loft integrado à natureza

 

Loft Árvore da Vida. Marcelo Salum - CASACOR São Paulo 2019
Loft Árvore da Vida. Marcelo Salum – CASACOR São Paulo 2019. Salvador Cordaro/CASACOR

O próprio nome do Loft Árvore da Vida já entrega sua vocação para o natural. Na concepção, Marcelo Salum imaginou uma grande árvore que servia como fonte de inspiração para o bem viver. Nesta decoração de Loft que foge do estilo industrial, o aspecto rústico é resgatado nos elementos naturais, como a madeira, o couro e a cadeira de palha, que aqui integra um cantinho de home office próximo à cabeceira da cama. O projeto foi exibido na CASACOR São Paulo 2019.

6- Uma sala de arte

 

Lisando Piloni - Foyer Bienvenue. CC SP 2019 Par de poltronas Benjamin de Gustavo Bittencourt
Lisandro Piloni – Foyer Bienvenue. CASACOR SP 2019. Divulgação/CASACOR

Neste living maximalista, repleto de obras de arte, texturas e cores, o par de poltronas Benjamin de Gustavo Bittencourt entraram em cena para mostrar como fazer bonito em diferentes estilos. O Foyer Bienvenue de Lisandro Piloni teve inspiração no estilo Pop Art de decoração, caracterizado pelas formas abrangentes e pelas combinações inusitadas de cores. Ali, as cadeiras de palha funcionam como um ponto neutro que leva equilíbrio ao espaço da CASACOR São Paulo 2019.

Continua após a publicidade

7- Naturalidade no bar colorido

 

Bar do Relógio . Marcelo Diniz - CASACOR São Paulo 2015
Bar do Relógio, Marcelo Diniz – CASACOR São Paulo 2019. Divulgação/CASACOR

O tom de rosa veneziano alcança o olhar antes mesmo de adentrar o Bar do Relógio, de Marcelo Diniz. Pelas paredes e mobiliário do local, a paleta de cores marcante precisou ser contrastada com itens mais neutros, como o piso de madeira, que deixou a composição mais harmônica. Neste sentido, as cadeiras de palha também entram em cena para equilibrar a composição, já que são itens sofisticados, mas que não pesam na decoração. O projeto é da CASACOR São Paulo 2019.

8- Um loft integrado e aconchegante

 

Casa Raízes. Bárbara Nobre - Janelas CASACOR Minas Gerais 2020
Casa Raízes. Bárbara Nobre – Janelas CASACOR Minas Gerais 2020 Jomar Bragança/CASACOR

Todo o clima outonal é resgatado por este loft integrado que integrou o Janelas CASACOR Minas Gerais em 2020. Tecidos aquecidos, cores quentes e muita madeira criam uma composição charmosa que inspira o bem viver. As cadeiras de palha entraram em cena para ajudar a transmitir esse conforto na decoração da sala de estar. Batizada de Casa Raízes, o projeto leva a assinatura de Bárbara Nobre.

9- Sala de estar com vista

 

Estar Kazza. Érika Steckelberg, Graziela Costa, Zuleica Lombardi e Kívia Costa - CASACOR Minas Gerais 2019
Estar Kazza. Érika Steckelberg, Graziela Costa, Zuleica Lombardi e Kívia Costa – CASACOR Minas Gerais 2019 Jomar Bragança/CASACOR

A bela paisagem da Serra do Curral foi muito bem aproveitada no projeto Estar Kazza, que integrou a CASACOR Minas Gerais 2019. O verde logo à frente foi trazido para dentro com o grande painel de vidro que fecha toda a sala de estar. Uma base neutra serviu para dar mais amplitude ao espaço, que investiu na poltrona de palha próxima da janela para o morador ler um livro confortavelmente ou apenas relaxar. O projeto leva a assinatura de Érika Steckelberg, Graziela Costa, Zuleica Lombardi e Kívia Costa.

10- Loft modular e sustentável

 

Loft Mobile. Intown Arquitetura - CASACOR São Paulo 2019
Loft Mobile. Hugo Schwartz e Alexandre Gedeon Intown Arquitetura – CASACOR São Paulo 2019 Denilson Machado/CASACOR

Revestimentos acolhedores e diferentes texturas marcam o Loft Mobile, de Hugo Schwartz e Alexandre Gedeon, da Intown Arquitetura. Na sala de estar, a palavra-chave é conforto, onde protagonizam o espaçoso sofá em “L”, o painel de madeira geométrico e as plantas na decoração. As poltronas de palhinha de Gustavo Bittencourt trazem uma atmosfera tropical e naturalidade ao ambiente que foi exibido na CASACOR São Paulo 2019.

11- Um escritório com estar

 

Minas Workpod. José Lourenço - CASACOR Minas Gerais 2019
Minas Workpod. José Lourenço – CASACOR Minas Gerais 2019. Jomar Bragança/CASACOR

Quando a vida pessoal e executiva se misturam, por que não pensar em um escritório com sala de estar? Esta é a proposta de José Lourenço para o Minas Workpod, um ambiente que fez parte da edição 2019 da CASACOR Minas Gerais. Na passagem que leva da cozinha ao escritório, o arquiteto se recusou a deixar a decoração vazia e sem graça, investindo em cadeiras de palha para compor um espaço elegante e super confortável.

12- O quarto estiloso da fashionista

 

quarto-da-estilista-dinah-lins-bahia-2019-gabriela-daltro
Quarto da Estilista. Dinah Lins – CASACOR Bahia 2019. Gabriela Daltro/CASACOR

Os 33 m² do Quarto da Estilista foram muito bem aproveitados por Dinah Lins na CASACOR Bahia 2019. No dormitório pensado para uma profissional da moda, a poltrona suspensa de palhinha é o ponto central da decoração, que chama a atenção por sua cor mostarda e design inovador. A proposta natural aparece também em outros itens do décor com fibra natural, como por exemplo a cabeceira da cama.

13- Um escritório de madeira e palhinha

 

Casa Dois - Fabrício Frezza e Gabriel Figueiredo. CASACOR Ribeirão Preto 2019
Casa Dois – Fabrício Frezza e Gabriel Figueiredo. CASACOR Ribeirão Preto 2019. Divulgação/CASACOR

Em uma casa já guiada pela premissa da naturalidade, a área do escritório não poderia ser diferente. A decoração em madeira do escritório da Casa Dois serviu para aquecer a pequena área que ganha mais amplitude pelo fechamento em vidro que dá para um belo jardim externo. A cadeira de palha integra a mobília para o home office que, além de oferecer conforto, também é um elemento decorativo muito elegante para o espaço. O projeto foi assinado por Fabrício Frezza e Gabriel Figueiredo na CASACOR Ribeirão Preto 2019.

14- Uma varanda solar e cheia de cores

 

Atrium. Cynthia Pedrosa e Rafael Pedrosa - CASACOR Rio de Janeiro 2021
Atrium. Cynthia Pedrosa e Rafael Pedrosa – CASACOR Rio de Janeiro 2021 André Nazareth/CASACOR

Uma decoração alegre e tropical contou com um sofá de palha para dar o “toque final” na composição. O Atrium, projeto assinado por Cynthia Pedrosa e Rafael Pedrosa na CASACOR Rio de Janeiro 2021 trouxe à mostra um estilo casual chic cheio de vivacidade, trazido principalmente pelas cores tropicais que conversam muito bem com o jardim que pode ser acessado por qualquer um dos arcos deste hall. Destaque também para a poltrona de palhinha que finaliza a composição.

Continua após a publicidade
Publicidade