Apartamento aposta em decoração contemporânea e automatização
Super conectado, apartamento foi planejado para facilitar a rotina de um jovem piloto de avião que fazia questão da tecnologia dentro do lar
As casas inteligentes já se tornaram realidade em vários lares, trazendo a possibilidade de automatizar processos e facilitar a rotina do morador. Pensando nisso, a NOSSA Casa Arquitetura, escritório capitaneado por Daniele Capo, buscou trazer essa tendência para o lar de um jovem piloto de avião hiperconectado. Há automação em todos os ambientes e os ares-condicionados, persianas, iluminação e som podem ser controlados digitalmente.
O apartamento de 85 m², localizado no bairro Chácara Santo Antônio, em São Paulo, teve toda a decoração pensada em trazer o lado jovial e alegre do morador para dar mais personalidade aos ambientes.
Para criar o espaço que o cliente desejava foi necessário mudar completamente o layout original do imóvel. Foi criado um espaço com muita área útil abdicando de um dos três quartos originais, que foi demolido e integrado à varanda, à sala e à cozinha. A cozinha, por sua vez, também foi ampliada, pois a culinária é uma das paixões do morador.
Como o morador é bastante fã de receber os amigos em casa, foi criado um home bar confortável e com visual marcante, com frigobar, adega, máquina de fazer gelo, além da iluminação na medida certa para destacá-lo no ambiente. O home bar se divide com uma biblioteca particular e poltrona para os momentos de leitura do morador.
A maior dificuldade encontrada pela profissional foi transformar a sala em cozinha, pois toda a infraestrutura necessária para este espaço – como água, esgoto, gás, coifa e outros – teve que ser direcionada para o local. Para a coifa, que é feita sob medida, são necessários dois dutos e na planta original eles ficavam na área de serviço. A saída foi levá-los até lá, porém, com a existência de uma viga no meio do trajeto para a instalação – a solução foi esconder parte deles por dentro da marcenaria suspensa do ambiente.
Na suíte master, a madeira Tauari protagonizou e foi utilizada do piso até a cabeceira da cama. A iluminação também foi pensada para criar uma atmosfera aconchegante no quarto, tendo a cabeceira iluminada e uma luminária ao lado da cama para servir de apoio nos momentos de leitura.