8 adegas inspiradoras criadas pelos renomados profissinais da CASACOR 2021

Para quem procura um lugar especial para abrigar vinhos e outras bebidas as ideias do elenco CASACOR são inspiradoras

Por Redação Atualizado em 21 dez 2021, 08h27 - Publicado em 25 dez 2021, 10h00
Andrezza Alencar - Studio Raiz, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Andrezza Alencar – Studio Raiz, projeto da CASACOR São Paulo 2021. Evelyn Müller/CASACOR

O consumo de vinho bateu recordes no Brasil durante a pandemia, houve um aumento de mais de 30%. Quase metade dos brasileiros bebe uma taça ao menos uma vez por mês segundo a pesquisa da Nilsen. O novo hábito requer adaptação também na estrutura de casa. De olho na tendência de consumo, diversos ambientes da CASACOR 2021 propõem belas e modernas adegas, que, mais do que espaços para abrigar as garrafas, ajudam a compor a decoração do lar. Confira!

1- Espaço Gourmet, por Maria Araujo – CASACOR Brasília

 

Maria Araújo - Espaço Gourmet. Projeto da CASACOR Brasília 2021.

A arquiteta Maria Araujo, que faz sua estreia na mostra, apresenta uma adega suspensa em alça de couro localizada em uma das bancadas do Espaço Gourmet. O ambiente é uma área de convivência para proporcionar encontros a partir do ato de cozinhar.

2- Minha Casa, por Larissa Dias – CASACOR Brasília

 

Larissa Dias Arquitetura - Minha Casa. Projeto da CASACOR Brasília 2021.
Edgard César/CASACOR

No extenso ambiente de Larissa Dias, Minha Casa, a adega também tem uma área própria, num espaço onde elementos naturais como pedra e madeira são protagonistas. Além da área para as garrafas, o local conta com uma bancada de madeira e quadros do artista Marcelo Solá.

3- Canto do Tempo e Alento, por Ângela Cambraia – CASACOR Brasília

 

CasaCam Arquitetura - Canto do Tempo e Alento. Projeto da CASACOR Brasília 2021.

É logo na entrada do Canto do Tempo e Alento, da Casacam Arquitetura, que está a adega do projeto arquitetônico de Ângela Cambraia. Moderna, a adega contrasta com os móveis mais clássicos do espaço, que faz uma releitura do passado com novidades.

4- Bar do Cais, por Juliana Hissa e Zaira Mendes – CASACOR Ceará

 

Juliana Hissa e Zaira Mendes - Bar do Cais. Projeto da CASACOR Ceará 2021.
Esdras Guimarães/CASACOR

Juliana Hissa e Zaira Mendes fizeram uma homenagem ao icônico Cais Bar que faz parte da história da cidade de Fortaleza. As raízes cearenses, tão presentes no local, também são evidenciadas no ambiente, com elementos que remetem aos consagrados artistas que deixaram sua marca no boêmio ponto de encontro. A pequena adega destaca os rótulos e também a decoração.

Continua após a publicidade

5- Sala do Vinho, por Lara Correia e Nathalia Rangel, Studio Linear – CASACOR Ceará

 

Studio Linear - Lara Correia e Nahalia Rangel - Sala do Vinho. Projeto da CASACOR Ceará 2021.

A Sala do Vinho de Lara Correia e Nathalia Rangel, a arquitetura moderna foi adaptada ao ambiente que carrega histórias e elementos da década de 1970, como o revestimento de pedra e os brises da casa sede do evento. A valorização da madeira, de tons mais sóbrios e de iluminação indireta, resulta em um espaço aconchegante e sofisticado. Uma sala de vinho ideal para uma experiência social e acolhedora.

6- Estância Piúba Deca, por Anik Mourão – CASACOR Ceará

 

Anik Mourão - Estância Piúba - Deca. CASACOR Ceará 2021
Esdras Guimarães/CASACOR

A arquiteta Anik Mourão, em sua Estância Piúba, criada para a CASACOR Ceará, criou um espaço de piúba, madeira que era usada na fabricação de jangadas, e o conceito de permanência da estância, formam uma relação com o sertão e o mar. Cores, texturas e aromas de “terroir” são assimilados no espaço assim como uma adega foi incorporada à marcenaria.

7- Sala do Colecionador, por Janaina Dias – CASACOR Mato Grosso do Sul

 

Janaína Dias – Sala do Colecionador, projeto da CASACOR Mato Grosso do Sul 2021.
Denilson Machado/CASACOR

Na Sala do Colecionador de Janaína Dias na CASACOR Mato Grosso do Sul a busca pelo acolhimento foi a essência do projeto. O espaço multifuncional destacou uma adega e champanheira esculpida em mármore e o sofá oferece momentos de relaxamento e confraternização.

8- Ricón de Vino, por Junior Ordoñez – CASACOR Sergipe

 

Janelas CASACOR Sergipe 2021
Gabriela Daltro/CASACOR

Inspirado pelas suas origens, o multifacetado arquiteto Junior Ordoñez traz a tradição das terras onde vinhedos são premiados e o aconchego é ponto. Elementos naturais tradicionalmente usados nas caves que abrigam os rótulos mais especiais da bebida de Baco estão presentes. A adega é o ponto central do ambiente cercado para o Janelas CASACOR.

Continua após a publicidade

Publicidade