Sesc Pompeia une Lina Bo Bardi e Carmela Gross em nova exposição
Com curadoria de Paulo Miyada, a mostra propõe uma leitura panorâmica das obras da artista visual paulistana
![Luminosos que fazem parte da exposição Quase Circo da artista plástica Carmela Gross no Sesc Pompeia.](https://casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/CARMELA-GROSS-expo-Quase-Circo-montagem-2o-dia-177-fotos-em-baixa-©EVERTON-BALLARDIN-1.jpg?quality=90&strip=info&resize&w=1024)
Até o dia 25 de agosto, a Área de Convivência do Sesc Pompeia abriga a exposição “Quase Circo – Carmela Gross“, com curadoria de Paulo Miyada. A mostra da artista visual paulistana proporciona uma leitura abrangente sobre suas obras, evidenciando a diversidade de sua produção e sua contribuição para a arquitetura, a história urbana e o panorama artístico contemporâneo.
A exposição destaca a convergência entre as criações de Gross e a arquitetura visionária de Lina Bo Bardi, oferecendo aos visitantes uma imersão nas obras da artista. Sem aderir a rótulos ou convenções, a narrativa visual apresentada por Carmela Gross desafia expectativas e convida os espectadores a explorar novas perspectivas.
![CARMELA-GROSS-expo-Quase-Circo-montagem-1o-dia-095-fotos-em-baixa-©EVERTON-BALLARDIN-1024×682 Exposição](https://casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/CARMELA-GROSS-expo-Quase-Circo-montagem-1o-dia-095-fotos-em-baixa-%C2%A9EVERTON-BALLARDIN-1024x682-2.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1&resize&strip=info&w=1024)
A mostra reúne 13 obras exibidas em grande escala; além disso, os visitantes terão acesso a painéis luminosos, vídeos e desenhos na Área de Convivência, junto com duas obras anteriormente expostas no Sesc Pompeia: “RIO MADEIRA” (1990) e “ESTANDARTE VERMELHO” (1999). Destaca-se também a obra “GATO”, criada especialmente para a exposição e instalada nas passarelas do complexo esportivo, inspirada em um desenho de Lina Bo Bardi.
“Esta exposição é uma convergência. De um lado, a obra peculiar de Carmela Gross, que, ao longo de quase seis décadas, produz arte como uma forma singular de observar, deslocar e recombinar elementos do mundo, frequentemente utilizando os restos do crescimento urbano como matéria-prima. De outro lado, a arquitetura de Lina Bo Bardi, que encontrou no Brasil lições sobre trabalho, arquitetura e design populares, incorporando-as em sua própria arquitetura fundamentada em princípios modernistas“, destaca o curador.
![CARMELA GROSS, expo Quase Circo, montagem, 2º dia -052, fotos em baixa ©EVERTON BALLARDIN Instalação externa que faz parte da exposição que teve curadoria e Paulo Miyagi.](https://casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/CARMELA-GROSS-expo-Quase-Circo-montagem-2o-dia-052-fotos-em-baixa-%C2%A9EVERTON-BALLARDIN.jpg?quality=90&strip=info&w=682&resize&strip=info&w=1024)
Para o diretor regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclécio Massaro Galina, a iniciativa integra uma série de projetos expositivos sediados no Sesc Pompeia em anos recentes, com o intuito de revisitar produções históricas de nomes decisivos para a compreensão da arte brasileira. “A obra de Carmela Gross se conecta a mais uma dimensão valorizada pela entidade, ao saber, a sensibilidade aos espaços arquitetônicos e a seus usos múltiplos, inclusive no sentido de desafiá-los. Uma fábrica refundada enquanto centro de lazer e difusão artístico-cultural, em um período histórico de perda de função dos complexos industriais urbanos, é particularmente propícia para isso”, destaca.
A exposição fica aberta para visitação do público até o dia 25 de agosto de 2024 e conta com ações educativas ao longo deste período.
QUASE CIRCO – CARMELA GROSS
Visitação: de 27 de março a 25 de agosto.
Terça a sábado, das 10h às 21h.
Domingos e feriados, das 10h às 18h. Grátis. Livre.
Local: Área de Convivência do Sesc Pompeia