Continua após publicidade

7 exposições em São Paulo para visitar no mês de abril

Diversos museus e galerias estão recheados de novas exposições que integram o calendário cultural da cidade neste mês de abril; conheça!

Por Marina Pires
8 abr 2024, 10h18

O mês de abril está recheado de cultura e entretenimento para explorar na cidade de São Paulo! Entre as mostras deste mês, destaque para “Mário de Andrade: Duas Vidas” no MASP, Lygia Clark na Pinacoteca, Rubem Dario na Galeria Passado Composto Século XX e Carmela Gross no SESC Pompeia.

A seguir, listamos 7 exposições que você não pode deixar de conferir neste mês de abril na capital paulista!

Quase Circo, de Carmela Gross –  SESC Pompeia

Quase Circo, de Carmela Gross -  SESC Pompeia
Quase Circo, de Carmela Gross –  SESC Pompeia (Everton Ballardin/CASACOR)

O Sesc Pompeia recebe a exposição “Quase Circo”, de Carmela Gross. Sob a curadoria de Paulo Miyada, a mostra da artista visual paulistana proporciona uma leitura abrangente das obras da artista plástica brasileira, evidenciando a diversidade de sua produção e sua contribuição para a arquitetura, história urbana e o panorama artístico contemporâneo.

Quando: Até 25 de agosto de 2024

Endereço: Rua Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo-SP

40 anos de Ghostbusters – MIS

40 anos de Ghostbusters - MIS
Ghostbusters 1984 (Reprodução/CASACOR)

Para comemorar os 40 anos de uma das franquias mais amadas, Ghostbusters, a Sony Pictures e o MIS apresentam uma exposição imersiva com espaços interativos, vídeos inéditos, itens originais usados nos filmes e personagens que cativaram gerações. Com ingressos gratuitos, a exposição acontece até 5 de maio e chega a tempo da estreia do novo filme nos cinemas, “Ghostbusters: Apocalipse de Gelo”.  

Continua após a publicidade

Quando: Até 05 de maio de 2024

Endereço: Av. Europa, 158- Jardins, São Paulo- SP

Mário de Andrade: Duas Vidas – MASP

Mário por Tarsila do Amaral, em 1922
Mário por Tarsila do Amaral, em 1922 (Divulgação/CASACOR)

No MASP, “Mário de Andrade: duas vidas” reúne um conjunto de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e fotografias da coleção pessoal do intelectual brasileiro, ativo na primeira metade do século XX, a partir da perspectiva de uma sensibilidade queer. A mostra apresenta um recorte de 88 obras do acervo do intelectual e reflete sobre itens da sua coleção de artes plásticas e fotografias com os quais conviveu em sua intimidade, longe dos olhos da censura e dos preconceitos vigentes na época.

Quando: Até 09 de junho de 2024 

Endereço: Av. Paulista, 1578 – São Paulo, SP

Continua após a publicidade

Que país é este?, por Jorge Bodanzky – IMS

Festa de largo, Bahia. c.1970. Foto de Jorge Bodanzky. Acervo Jorge Bodanzky / IMS
Festa de largo, Bahia. c.1970 (Jorge Bodanzky/CASACOR)

No Instituto Moreira Salles, a exposição em homenagem à carreira do cineasta e fotógrafo Jorge Bodanzky conduz o olhar do visitante para sua produção realizada durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). O período engloba a jovem produção fotográfica, as experimentações em super-8, as reportagens para TVs alemãs e alguns dos principais longa-metragens. O cineasta é conhecido por renovar o cinema brasileiro ao mesclar documentário e ficção para abordar os conflitos sociopolíticos do período em que o manto desenvolvimentista recobriu o país de violência e opressão. 

Quando: Até 28 de julho 2024

Endereço: Avenida Paulista, 2424, São Paulo- SP

Projeto por um planeta, por Lygia Clark – Pinacoteca

Projeto por um planeta, por Lygia Clark - Pinacoteca 
Projeto por um planeta, por Lygia Clark – Pinacoteca (Levi Fanan/CASACOR)

Uma das artistas brasileiras mais relevantes do século XX ganha um exposição especial na Pinacoteca! “Lygia Clark: Projeto para um planeta” ocupa as sete galerias da Pina Luz com mais de 150 obras que demonstram o legado dos mais de 30 anos de carreira da artista e comemora o seu centenário, apresentando obras como Projeto para um planeta(1960) – da série Bichos, que dá nome à exposição.

Lygia Clark (1920-1988) é um dos mais importantes nomes da arte brasileira contemporânea, parte de uma geração responsável por ampliar as linguagens, estabelecer vínculos com as questões socioculturais e engajar todas as pessoas, sendo artistas ou não, na experiência transformadora de criar.

Continua após a publicidade

Quando: Até 04 de agosto 2024

Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP

Década dos Oceanos – Centro Cultural do Banco do Brasil

Década dos Oceanos - Centro Cultural do Banco do Brasil
Década dos Oceanos – Centro Cultural do Banco do Brasil (Tânia Fraga/CASACOR)

Sucesso no CCBB do Rio de Janeiro, a “Década dos Oceanos – I Mostra Nacional de Criptoarte” visa refletir sobre as novas fronteiras da arte digital movidas pelo advento da blockchain. A exposição se propõe como um espaço de interface física e digital com o público, num ambiente contemplativo e imersivo, combinando elementos artísticos e tecnológicos, com exibição de obras artísticas baseadas na 3ª geração da internet.

Quando: Até 03 de junho 2024

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo, SP

Continua após a publicidade

Rubem Dario, o Poeta das Cores – Galeria Passado Composto Século XX

RUBEM DARIO FOTO PRODUZIDA EM 16/11/65 FOTO: EVANDRO TEIXEIRA/CPDOC JB NEGATIVO: 127119
Rubem Dario em 1965 (Evandro Teixeira/CASACOR)

A Galeria Passado Composto Século XX apresenta a primeira mostra individual do artista “Rubem Dario: o Poeta das Cores”, que será aberta ao público em 13/04. Com curadoria de Graça Bueno, e colaboração especial do historiador Paulo César Garcez Marins, a exposição resgata a memória de Dario a partir de documentos históricos e uma coleção de obras que estiveram desde 1978 sob os cuidados da irmã dele, Anna Lúcia Bittencourt.

Quando: Até 29 de junho 2024

Endereço: Alameda Lorena, 1996- Jardins, São Paulo- SP

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade