Artboard Created with Sketch.

Nova intervenção de Eduardo Srur em São Paulo tem caráter permanente

Enorme barco laranja ficará atracado nas margens do Rio Pinheiros, remetendo ao descaso com a poluição das águas

 (Eduardo Srur/CASACOR)

Eduardo Srur é um artista visual responsável por diversas intervenções urbanas em São Paulo, relacionadas em sua maioria ao Rio Pinheiros – localizado em frente ao seu ateliê na capital paulista e chamado por ele de “canal de esgoto a céu aberto”.

Ocupou, em 2006, um trecho de 3 quilômetros de extensão do rio com 150 caiaques tripulados por manequins de plástico, que se juntaram ao lixo flutuante e formaram uma ilha de resíduos que remetia ao mapa do Brasil. Ainda, em 2014, impressionou motoristas com esculturas realistas de pessoas em trampolins azuis nas pontes que cruzam as marginais.

Desta vez, a margem do rio recebe a obra Barco sobre um Rio Enterrado, que reflete sobre poluição das águas.

Um barco laranja de 8 metros de comprimento ficará exposto na ciclovia, próximo à ponte Cidade Jardim. Diferente de suas obras anteriores, esta terá caráter permanente. “Como é impossível navegarmos no Rio Pinheiros, o barco ficará atracado na margem como algo que existe, porém sem utilidade”, afirma Srur.

A obra faz parte de um projeto fotográfico de documentação mensal dos efeitos do clima e do tempo sobre o barco. O resultado, porém, é incerto. “Talvez eu desapareça antes da obra, ou incomode a ponto de ser retirada. Mas certamente é algo que preciso fazer como um alerta insistente para os governantes e as futuras gerações que viverão em São Paulo”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.