Museu dedicado à Bauhaus é inaugurado na Alemanha

A famosa escola de arquitetura e design do século XX é homenageada na cidade de sua fundação

Por Giovanna Jarandilha - Atualizado em 17 fev 2020, 16h38 - Publicado em 17 abr 2019, 16h55
picture-alliance/ AP photo/ J. Meyer/CASACOR

A forma inovadora de se pensar design da Bauhaus está sendo celebrada pelo Museu Bauhaus Weimar, na Alemanha. Recém-inaugurado, o museu de aparência minimalista homenageia os 100 anos da escola na mesma cidade em que foi fundada.

Divulgação/CASACOR

Projetado pelo arquiteto Heike Hanada, a estrutura de concreto minimalista é riscada apenas pelas palavras ‘bauhaus museum’ perto do topo, e por linhas de LED que acendem durante a noite. Como uma caixa, a forma do prédio só é quebrada por algumas janelas e a porta de entrada.

Projeto do Museu Bauhaus Weimar Museu Bauhaus Weimar/CASACOR

A Bauhaus foi um centro de ensino que lançou tendências e causou um profundo impacto na arte moderna do século XX. A ideia principal era unir engenheiros, arquitetos, pintores, designers, artesãos e escultores para obter um conhecimento combinado e completo. Assim, não só produziam protótipos em uma escala industrial, como também conseguiam levar a arte à diferentes setores da sociedade.

Divulgação/CASACOR

Idealizada por Walter Gropius, a Bauhaus é ainda hoje considerada uma das escolas mais influentes do mundo nas áreas de arquitetura, arte e design.

Continua após a publicidade
Publicidade