Livro com obras inéditas de Calu Fontes é lançado em São Paulo

Dividida em dois volumes, publicação apresenta trabalhos experimentais da artista, que celebra 20 anos de trajetória

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 20 fev 2020, 17h20 - Publicado em 20 fev 2020, 17h01
Divulgação/CASACOR

Calu Fontes revisitou sua própria história para dar corpo às criações inéditas que estampam seu novo livro, que será lançado em 25 de março, na Livraria da Vila, Vila Madalena. Os registros de sua adolescência marcados em cartas, cadernos e diários foram transformados em ilustrações, um processo experimental que celebra 20 anos de trajetória da artista de alma barroca que cursou arquitetura e, no início dos anos 2000, abriu o próprio ateliê.

“Foi um processo de revisitação, uma viagem de descobrimento, e incorporei tudo que estava nesse percurso. Os dois volumes são uma narrativa criada a partir do meu olhar para o passado e de um desejo de me abrir para o novo”, declara.

Divulgação/CASACOR

A obra é dividida em dois volumes: no livro um, a artista explora a textura da argila e encontra um novo jeito de se comunicar através da cerâmica. Peças que quebraram, racharam ou apresentaram alguma imperfeição não foram descartadas, mas incorporadas ao trabalho. Ainda, recortes de um diário ilustrado reforçam a representação das letras e dos grafismos agregados, não somente pelo significado poético, mas também pela construção estética da palavra como elemento gráfico.

Um processo ainda mais experimental é visto no livro dois, em que ela comprou papéis, os cortou, usou carimbo, papel milimimetrado, aquarela e nanquim para uma volta à essência. As ilustrações aqui dão lugar à colagem. As facas utilizadas permitem que os desenhos vazem para a outra página e surpreendam o leitor. A artista expõe as camadas, sobressaltadas pela condição material do papel. Os contrastes volumétricos são visíveis e, em harmonia com as tonalidades vibrantes, geram um ritmo visual atrelado às vibrações cromáticas.

Lançamento do livro Calu Fontes

Local: Livraria da Vila | Vila Madalena

Data: 25 de março, de 19hr até 21h

Endereço: R. Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena. São Paulo – SP.

Continua após a publicidade
Publicidade