Arte devolve espaço público às pessoas em 16 cidades nos Estados Unidos

A iniciativa da Bloomberg Philanthropies envolve cidades de pequeno e médio porte nos Estados Unidos que serão renovadas por murais e grafismos públicos

Por Redação Atualizado em 4 jun 2021, 15h56 - Publicado em 4 jun 2021, 15h55
mural arte de rua arte pintura comunidade cidade cores nova york
Mural design by Nyesha Clark Young Bloomberg Philanthropies/CASACOR

Quando Brad Carney esboçou o plano de um mural de 15.000 pés quadrados no centro de Reno, em Nevada, ele mergulhou em elementos de design que remetem à herança ferroviária da área e trouxe para a pintura cores de edifícios e paisagens próximos, incluindo a flor que representa o estado e o famoso Reno Arch.

“Eu queria torná-lo único, de modo que esse mural não pudesse existir em nenhum outro lugar“, disse Carney, artista residente na Filadélfia conhecido por suas obras públicas lúdicas, de grande escala e coloridas.

“Quando eu desenho murais”, acrescentou ele, “gosto de me tornar um veículo para uma comunidade e um bairro, e não trazer muito de mim até descobrir o que eles estão procurando. O objetivo da arte pública, para mim, é o processo de envolver a comunidade“.

mural arte de rua arte pintura comunidade cidade cores nova york
Um mural de rua em Norfolk, Va., Parte da Iniciativa de Arte do Asfalto da Bloomberg Philanthropies. Bloomberg Philanthropies/CASACOR

Os residentes locais opinaram com ideias e feedbacks. Voluntários de escolas de arte e organizações próximas estarão no local no início de junho para ajudar a desenhar o esboço, e 300 voluntários locais se inscreveram para ajudar a pintar durante a instalação que durará uma semana.

Reno é uma das 16 cidades de pequeno e médio porte em todo os Estados Unidos onde artistas e residentes locais estão tomando as ruas – desde faixas de pedestres, até passagens subterrâneas – para adicionar um colorido bonito ao pavimento como parte do projeto “Iniciativa de Arte no Asfalto” da Bloomberg Philanthropies.

Continua após a publicidade
mural arte de rua arte pintura comunidade cidade cores nova york
O redesenho de um cruzamento em Kansas City, Missouri, contou com um mural, bollards e canteiros para plantas. A ação aumentou o tráfego de pedestres e ajudou a diminuir a velocidade geral dos veículos em 45%. Bloomberg Philanthropies/CASACOR

“Queremos ajudar as cidades a fazerem coisas maravilhosas em seu domínio público”, disse Kate D. Levin, que supervisiona os programas de artes da Bloomberg Philanthropies e foi comissária do Departamento de Assuntos Culturais da cidade de Nova York. “Por que não usar projetos como este para realmente permitir que as pessoas se envolvam e criar uma sensação de que o espaço público pertence a todos?”

Os objetivos da iniciativa são apoiar artistas locais, grupos comunitários, empresas e governo em projetos de infraestrutura colaborativa para tornar as ruas mais seguras; ativar o espaço público; e promover o envolvimento da comunidade, “porque a paisagem urbana não é teórica, ela permeia a vida das pessoas“.

mural arte de rua arte pintura comunidade cidade cores nova york
O Glass House Collective ajudou a criar um mural de asfalto de um quarteirão na Crutchfield Street em East Chattanooga, Tenn. Bloomberg Philanthropies/CASACOR

Três cidades começaram ou concluíram as instalações no final de 2020: Kansas City, no Missouri; Saginaw, no Michigan; e Norfolk, na Virgínia. Espera-se que os 13 restantes concluam seus projetos este ano. Até meados de maio, as cidades transformaram 26.000 pés quadrados de paisagem urbana com obras de arte e envolveram mais de 1.500 residentes e 72 artistas no processo de desenho e instalação.

Fonte: NY Times

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade