5 exposições virtuais de arte para visitar sem sair de casa

Os amantes da arte agora podem visitar as melhores exposições em cartaz no ambiente virtual

Por Yeska Coelho Atualizado em 19 Maio 2021, 10h53 - Publicado em 23 Maio 2021, 10h00
osgemeos pinacoteca
Toni Pires/CASACOR

Os amantes de arte estão em abstinência desde o fechamento dos museus e centros culturais em função da Covid-19. A boa notícia é que alguns dos museus e centro culturais mais famosos do país se modernizaram e lançaram uma série de tours virtuais para quem não abre mão de ver suas exposições favoritas agora do conforto e segurança do lar.

E não se preocupe: mesmo os museus já reabertos continuam disponibilizando exposições virtuais para quem prefere não arriscar a visita.

A seguir, confira cinco institutos de arte que estão oferecendo exposições virtuais de seu acervo para o público.

MIS – Museu da Imagem e Som

Exposição Virtual Leonardo da Vinci - 500 anos de um Gênio
Exposição Virtual Leonardo da Vinci – 500 anos de um Gênio. Divulgação/MIS/CASACOR

Uma das exposições mais esperadas do MIS neste ano, a  Leonardo Da Vinci – 500 Anos de um Gênio está disponível no ambiente online para ser acessada de maneira gratuita.

A exposição virtual foi concebida pela Grande Exhibitions e é considerada a mais completa mostra de investigação do trabalho de Da Vinci. Quem desejar explorar as obras do artista, irá se deparar com 18 temáticas que contam a história do mestre renascentista.

Para fazer o tour virtual 360 agora mesmo, basta clicar aqui. Vale ressaltar que a exposição digital estará disponível só até 18 de julho.

Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Pinacoteca do Estado de São Paulo. Nelson Kon/CASACOR

A Pinacoteca de São Paulo está oferecendo suas mostras mais populares no formato de tours virtuais. Apesar da pandemia ter impulsionado a busca por esse tipo de serviço, o local já contava com um modelo de exposição virtual permanente da sua história, chamada Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo.

Continua após a publicidade

A exposição, que ocupava todo o segundo andar do edifício localizado na Luz, era composta por mais de 500 obras como pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e gravuras. Dentre os nomes de maior destaque, podemos citar Almeida Junior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Lasar Segall, entre outros.

Para conferir a exposição, acesse aqui.

OSGEMEOS: Segredos

exposicao os gemeos pinacoteca
A exposição física OSGEMEOS: Segredos, na Pina, ganhou suporte digital para visitar do conforto do lar. Toni Pires/CASACOR

Já falamos mais sobre OSGEMEOS: Segredos aqui, mas a mostra que está movimentando diferentes públicos na Pinacoteca agora ganhou suporte digital. Com o número reduzido de visitantes recebidos pelo museu diariamente, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo liberou a exposição virtual 360º, que exibe os mais de 1.000 itens dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo.

Para mais informações sobre o tour virtual (ou mesmo se já quiser dar uma conferida na mostra), clique aqui!

Museu de Arte Moderna (MAM)

mam exposição virtual de arte fotografia museu de arte moderna de são paulo
Karina Bacci/CASACOR

O Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, apresenta uma coleção virtual das principais mostras exibidas pelo museu nos últimos anos. A visitação em 360º traz exposições de fotografia, pintura e artes visuais. Os 15 tours virtuais disponíveis podem ser acessados gratuitamente aqui.

Instituto Inhotim

inhotim reabertura museu minas gerais brumadinho arte contemporânea galeria quarentena
Reprodução/CASACOR

Um dos principais destinos turísticos e culturais do Brasil, com 140 hectares de área de visitação, o Instituto Inhotim retomou suas atividades neste mês em Brumadinho, Minas Gerais. Quem quiser visitar os jardins e galerias do museu ao ar livre sem se deslocar, agora pode fazê-lo através de tours virtuais e passeios on-line guiados e gratuitos.

Na plataforma do Google Arts & Culture, é possível passear pelos parques e exposições em cartaz no Inhotim com fotos, descritivos e um guia em áudio. Além disso, o Instituto está oferecendo passeios guiados como parte do projeto Inhotim Para Todxs, mediados pela plataforma Google Meet. As inscrições são feitas pelo site.

Continua após a publicidade
Publicidade