Artboard Created with Sketch.

Arte em casa: galerias e museus paulistas abrem visitação online

Museus e galerias estão fisicamente fechados, mas a arte não parou de estimular a criatividade e o pensamento crítico das pessoas. Confira!

Durante o período de isolamento social, museus e galerias estão fisicamente fechados, mas a arte não parou de estimular a criatividade e o pensamento crítico das pessoas. Ela têm sido fundamental para manter a saúde mental dos indivíduos. Além do cinema, da literatura e da música, diversas outras manifestações estão acontecendo online.

Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu

Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu (Everton_Ballardin/CASACOR)

Vários museus disponibilizaram seus acervos gratuitamente na rede. Interessados de todos os países podem conhecer as obras de arte mais importantes de toda a história da humanidade exibidas no Louvre ou no MoMA em Nova York. As exposições do MASP e do MAM em São Paulo também estão disponíveis através do projeto Google Arte e Cultura, que compilou mais de 500 museus e galerias de arte para visita virtual.

Outros museus e galerias paulistas também estão com exposições digitais exclusivas. Confira alguns deles!

Itaú Cultural – Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu

Em Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu, o curador Paulo Herkenhoff e o Itaú Cultural (IC) apresentam um panorama de 30 anos de produção da artista. A organização disponibiliza um passeio pelos três pisos da mostra, que perpassa pelo processo criativo de Sandra, em desenhos, pinturas, objetos, fotografias, projetos, documentos e vídeos.

Galeria da Estação – Mulheres na arte popular

A exposição Mulheres na arte popular, realizada pela Galeria Estação, reúne oito artistas, com cerca de 50 obras, entre esculturas, pinturas, gravuras e tapeçarias. Faça um passeio pelas obras de Conceição dos Bugres, Elza de Oliveira Souza, Izabel Mendes da Cunha, Madalena dos Santos Reinbolt, Maria Auxiliadora, Mirian Inês da Silva Cerqueira, Noemisa Batista dos Santos e Zica Bérgami e conheça os trabalhos selecionados.

Galeria Nara Roesler – Inside

A Galeria Nara Roesler lançou o tour virtual em seu acervo permanente com obras de Abraham Palatnik, Artur Lescher, Berna Reale, Brígida Baltar, Carlito Carvalhosa, Julio de Parc, Karin Lambrecht, Laura Vinci, León Ferrari, Lucia Koch, Marcelo Silveira, Sérgio Sister, Sheila Hicks, Tomie Ohtake, Vik Muniz e Xavier Veilhan e muitos outros. Além disso, está em cartaz a exposição virtual Inside, que aborda o conceito de dentro/interior a partir de obras de Cao Guimarães, Lucia Koch, Cristina Canale, Brígida Baltar, Alexandre Arrechea, Daniel Senise, Raul Mourão, Fábio Miguez e Virgínia de Medeiros.

 (Divulgação/CASACOR)

Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake está disponibilizando uma série de conteúdos online em seu site: catálogos, materiais educativos, vídeos, atividades para crianças, e até visitas em vídeo pelas exposições.  Em destaque está a visita guiada à exposição “LUMINA” com a artista Mariana Palma, confira!

 (Divulgação/CASACOR)

Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo lançou um tour virtual no qual é possível passear pelos corredores de seu acervo permanente. Além disso, iniciou o projeto #PinadeCasa, revisitando todas as manhãs, através do Instagram, uma das obras de seu acervo com uma análise e curiosidades trazidas por um de seus curadores. As obras exibidas na Pinacoteca também podem ser conferidas no perfil da instituição no Google Arte e Cultura.

 (Divulgação/CASACOR)

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade

A exposição Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade foi vista por mais de 1,4 milhão de pessoas no Rio de Janeiro e veio para o CCBB São Paulo há pouco, onde ficaria até o dia 11 de maio. Através do aplicativo Musea é possível acessar a exposição que conta com 140 peças emprestadas pelo Museu Egípcio de Turim (Itália), casa da segunda maior coleção egiptológica do mundo.

 (Divulgação/ CCBB/CASACOR)

Galeria Zipper

No site da galeria, está disponível a visitação online das duas exposições individuais que estavam em cartaz: Museu de novidades, de Marcelo Tinoco, e Na raiz / Caminho / Pelos laços / Passarinho., de Vitor Mizael.

Vênus – Marcelo Tinoco

Vênus – Marcelo Tinoco (Reprodução/CASACOR)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.