Artboard Created with Sketch.

Museus de todo o mundo abrem visitas virtuais às suas galerias

Em casa? Aproveite para visitar online os museus mais reconhecidos do mundo e aprender mais sobre arte, história e ciência

O Museu do Louvre, em Paris, é o mais importante da França e um dos mais visitados do mundo.

O Museu do Louvre, em Paris, é o mais importante da França e um dos mais visitados do mundo. (Reprodução/CASACOR)

Visto que milhares de pessoas estão em isolamento dentro de suas casas, alguns dos museus mais famosos do mundo passaram a disponibilizar parte de seu acervo online, para ser visitado à distância de um clique. A iniciativa, que estimula o ganho de conhecimento em arte, história e ciência com praticidade, tem ganhado grande reprecussão nas redes sociais sob a hashtag #MuseumFromHome.

O Google Arte e Cultura compilou mais de 500 museus e galerias de arte para visita virtual. Na lista, encontram-se o Tate em Londres, o Museu Van Gogh em Amsterdã e o MoMA em Nova York. Os brasileiros também apareceram por lá, com o MASP em São Paulo, o MAM no Rio de Janeiro, entre outros. Todos eles podem ser acessados neste link.

Outros museus que não fazem parte da lista estão disponibilizando visitas virtuais por plataformas próprias, como o Louvre, que permite dar uma olhada na recém-restaurada Galerie d’Apollon. Listamos abaixo alguns dele que você não pode deixar de conferir.

Interior do Museu Hermitage, na Rússia. Sala Júpiter da Roma Antiga.

Interior do Museu Hermitage, na Rússia. Sala Júpiter da Roma Antiga. (Reprodução/CASACOR)

Museu do Prado, Madrid

No museu, podem ser vistas as obras mais reconhecidas da arte espanhola, em pintura, escultura e até tecelagem. Datado de 1819, é um dos museus mais importantes da Espanha e conta com obras de Diego Velázquez e Francisco de Goya. Acesse pelo link.

Museu Hermitage, São Petersburgo

O imenso complexo composto por seis palácios e pavilhões junto ao rio Neva, na Rússia, compreende museus, teatro e escritórios governamentais. Fundado em 1764, traz vasta coleção de arte ocidental. Visite aqui.

Pinacoteca de Brera, Milão

A Pinacoteca di Brera é uma galeria de arte na Itália que contém uma das mais importantes coleções de arte italiana. Incluindo obras de Giambattista Pittoni, Caravaggio e Rafaello.

Galeria Uffizi, Florença

Mais famoso museu de Florença, na Itália, o edifício onde a Galeria Uffizi é abrigada remonta a 1560. A Sala da Tribuna de Uffizi é uma de suas mais famosas e antigas, devido aos seus adornos que seguem o tema dos quatro elementos (Terra, Ar, Água, Fogo), típico da curiosidade científica da Renascença. Conheça no link.

Museus do Vaticano, Roma

Dentro dos Museus do Vaticano estão reunidas as coleções acumuladas ao longo do tempo pelos Papas, além das grandes obras de arte, arqueologia e etnologia de todos os tempos.

Museu Arqueológico, Atenas

Com objetos da pré-história até a antiguidade, o Museu Arqueológico de Atenas, na Grécia, foi fundado em 1829 e é maior museu da Grécia, O museu contém a mais rica coleção do mundo de itens da antiguidade grega.

Museu Britânico, Londres

Com um acervo de 8 milhões de peças procedentes de todos os continentes, o Museu Britânico reúne as mais famosas coleções da antiguidade. Ao longo de suas sete salas é possível encontrar qualquer tipo de objeto, desde porcelana chinesa até moedas e medalhas de diferentes períodos.

Galeria Nacional de Arte, Washington

Entre os 10 museus de arte mais visitados do mundo, a Galeria Nacional de Arte dos Estados Unidos reúne pinturas americanas, britânicas e da escola francesa dos impressionistas, representada por Seraut, Cézanne, Gauguin, Monet e Manet, entre outros.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.