Artboard Created with Sketch.

Art Basel lança segunda edição com 4 mil obras disponíveis online

A mais importante feira de artes do mundo, a Art Basel, que ocorreria na Suíça de forma presencial, está disponível a partir de hoje no site e no aplicativo

Em função das incertezas da pandemia gerada pela Covid-19, este é o segundo evento, do grupo Art Basel, transferido para a plataforma online. A primeira experiência do “Online Viewing Rooms”, aconteceu no evento de Hong Kong, na China, em março deste ano. “Nos 7 dias em que abriu sua plataforma virtual, a Art Basel Hong Kong teve 250 mil visitas em todo o mundo. Em 2019, as três franquias presenciais da feira somaram 262 mil visitas”, afirmam os organizadores no site do evento.

Segundo o diretor global da Art Basel, Marc Spiegler, as possibilidades das novas tecnologias digitais são infinitas. Nessa plataforma, há como salvar e compartilhar as artes favoritas, além de conseguir visualizar rapidamente todas as obras de um determinado artista específico, independentemente da sala e da galeria. Também é possível refinar a pesquisa com filtros ora pela média de preço ora pela região geográfica e data. E mais: os visitantes poderão navegar pelos quatro setores temáticos da exibição.

Para Art Basel’s Online Viewing Room, A Gentil Carioca traz o projeto da artista Vivian Caccuri intitulado “Ode ao Triângulo”. E mais o trabalho de Aleta Valente, Arjan Martins, Cabelo, Jarbas Lopes, João Modé, José Bento, Laura Lima, Maria Laet, Maria Nepomuceno, Marcela Cantuária, Maxwell Alexandre, OPAVIVARÁ!, Renata Lucas e Rodrigo Torres.

Para Art Basel’s Online Viewing Room, A Gentil Carioca traz o projeto da artista Vivian Caccuri intitulado “Ode ao Triângulo”. E mais o trabalho de Aleta Valente, Arjan Martins, Cabelo, Jarbas Lopes, João Modé, José Bento, Laura Lima, Maria Laet, Maria Nepomuceno, Marcela Cantuária, Maxwell Alexandre, OPAVIVARÁ!, Renata Lucas e Rodrigo Torres. (Divulgação/CASACOR)

Diversas galerias brasileiras marcam presença no evento digital, como a Gentil Carioca, Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM, Bergamin & Gomide e Galeria Luisa Strina. Destaque para a sala criada especialmente para a Art Basel pela Galeria Bergamin & Gomide: “Um Estande Imaginário”. Nesse espaço são reunidas obras raras de artistas como Abraham Palatinik, Alexander Calder, Amadeo Luciano Lorenzato, Amélia Toledo, Artur Barrio, Celso Renato, José Leonilson, José Resende, Lygia Clark, Manfredo de Souzanetto, Mira Schendel, Sergio Camargo, Sol LeWitt, entre outros.

A Art Basel acontece do dia 19 ao dia 26 de junho e, pelo que foi visto até agora, a experiência mostrou como o cenário e o consumo da arte podem seguir daqui para frente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.