Alê Jordão leva suas tapeçarias para a Semana de Arte e Design de Miami

Artista e designer brasileiro participa com a mostra "Free Hands" da feira Pinta Art Miami

Por Redação Atualizado em 30 nov 2021, 09h26 - Publicado em 1 dez 2021, 15h00

O artista paulistano Alê Jordão é eclético em todos os sentidos: do uso do neon aos vidros blindados passando por “guard-rails”. Tudo se transforma em suas mãos – tudo mesmo, até mesmo antigas chapas de Raio-X decorrentes das suas inúmeras quedas de skate.

Alê Jordão.
Alê Jordão. Divulgação/CASACOR

A pandemia me levou a revisar muitas das minhas obras“, conta ele, que há mais de 20 anos desenvolve um série de trabalhos. “Acabei me deparando com uma tapeçaria que fiz em 2000 e várias radiografias. O resultado foi transformar os Raio-X das minhas fraturas em imagens inusitadas que, em um processo de reimpressão digital, resultaram na criação dos tapetes art design”

Tapete Like Alê Jordão
Tapete Like. Divulgação/CASACOR

O humor, elemento constante nos projetos de Alê Jordão, mais uma vez se faz presente nas cinco tapeçarias que compõem as peças da exposição “Free Hands” que desembarca em Miami para a Art Basel Miami. De 01 a 05 de dezembro, os visitantes poderão conhecer os novos trabalhos não só de Alê Jordão mas também de outros artistas latino-americanos na Pinta Art Miami, evento satélite da feira.

Sobre a exposição, Ale conta “comecei a investigar melhor o fenômeno comunicativo dos sinais feitos com as mãos e combinei a cultura dos emojis às minhas várias fraturas ortopédicas. Isso deu margem a imagens muito usadas na internet e que revelam o meu lado brincalhão”. O que poderia ser considerado um trauma acabou dando lugar a um apelo poético e bem humorado.

Tapete Good Luck Alê Jordão
Tapete Good Luck. Divulgação/CASACOR
Continua após a publicidade

As cinco tapeçarias-radiografias Free Hands são feitas em nylon com acabamento manual persa em preto e branco, com uso de técnica tufada. Alê Jordão batizou as peças com nomes inusitados – bem ao seu estilo, como Fuck, Heart, Tchau, Dislike, Like e Tomara. As peças estão disponíveis em três tamanhos: 140x80cm , 150x100cm e 120cm de diâmetro.

Pinta Art Miami

 

De 01 a 05 de dezembro de 2021 – 225 NE 34th Street Miami

Dia 01/12, das 17 às 21h

Dias 02, 03 e 04, das 11h às 20h

Dia 05, das 11h às 18h

Continua após a publicidade

Publicidade