6 tendências de arquitetura de 2021 que vieram para ficar!

A natureza dentro de casa, o cuidado com o meio ambiente e a cozinha como protagonista do lar são algumas das tendências. Confira!

Por Marina Pires Atualizado em 21 Maio 2021, 15h24 - Publicado em 21 Maio 2021, 18h00

Ambiente essencia feminina integra sala com sala de jantar

As mudanças e dificuldades impostas pela pandemia trouxeram uma importante reflexão sobre a multiplicidade de ações que o morar pode abraçar. Não basta mais apenas a beleza de projetos ou a assinatura de grandes profissionais, a qualidade de vida, a preocupação com a saúde e com dias melhores, agora também norteiam o rumo dos projetos. 

Diante disso, as tendências da arquitetura vêm para ditar um caminho confortável e prático a ser seguido para dentro de casa. Destacamos seis tendências de 2021 que vieram para ficar. Confira!

1. A natureza dentro, fora e ao redor da casa

 

Continua após a publicidade
espaço-viride-Claudio-Solari-Mónica-Bazo-casacor-peru-2019-rodolfo-sotelo
Rodolfo Sotelo/CASACOR

Ao instigar alguém a imaginar um cenário que traga tranquilidade, provavelmente, a primeira imagem que virá ao pensamento é um ambiente que envolva a naturezaOs benefícios do verde dentro de casa já é mais do que comprovado, e a pandemia apenas reacendeu os olhos para isso.

renato mendonça estúdio trigo casacor são paulo 2019 ambiente decoração quarto archdaily nomeação building of the year

A arquitetura biofílica – aquela que projeta ambientes que conectam pessoas à natureza – está cada vez mais em alta entre arquitetos e designers de interiores, que demonstram um desejo por áreas verdes e parques arborizados próximos aos projetos que desenvolvem junto de seus clientes.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras jean de just jardim de inverno
André Nazareth/CASACOR

Para incorporar a natureza dentro de casa a dica é apostar nos deslumbrantes jardins verticais e em pontos estratégicos, dentro do ambiente, para que o verde seja valorizado no décor! 

2. O cuidado com o meio ambiente

 

Continua após a publicidade

casa sustentável; casacor;

A preocupação em reduzir os impactos ambientais é outra tendência que permanece como prioridade. Há construções que se preocupam com a redução de resíduos produzidos tanto na fase da obra, quanto no momento dos acabamentos; ou com materiais recicláveis que causam um menor impacto ao meio ambiente, como é o caso da madeira de reflorestamento, dos tijolos de barro e das estruturas reaproveitadas.

Refúgio Urbano - Marina Linhares . O fechamento em vidro torna permanente a ligação com a luminosidade natural e o verde que abraça este refúgio, no bosque do Jockey. Uma árvore original, inclusive, foi incorporada ao centro do living. Na ambientação de ares urbanos, o toque cálido da madeira e cores que aquecem. (Rômulo Fialdini/CASACOR)

Outras casas primam pela ventilação cruzada e iluminação natural, além do uso de painéis solares para geração de energia, telhado verde — técnica usada para a impermeabilização —, entre outros. 

3. Iluminação natural

 

Continua após a publicidade
casacor; sala de estar; 2019
Cristiano Bauce/CASACOR

A luz natural tem papel essencial! Além de ressaltar os espaços, tornando-os ainda mais vivos, sua abundância diminui o uso em excesso de energia. 

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras up3 michelle wilkinson thiago morsh cade marino
André Nazareth/CASACOR

A dica para deixar a iluminação natural abraçar o espaço é integrar os ambientes (como sala e cozinha), apostar em uma paleta em tons claros e investir em superfícies brilhantes e espelhadas

4. O protagonismo da cozinha

 

Continua após a publicidade
Cozinha-de-Todos_Luana-Milani-Ricardo-Pagno_RP_2019_Felipe-Araujo
Felipe Araujo/CASACOR

A cozinha foi um dos ambientes mais utilizados no período de isolamento para entreter e descontrair. Classificada como “o coração da casa” por Érica Salguero, do elenco CASACOR, o espaço da cozinha é simbólico. 

estudio hum casacor rio cozinha vintage 2019 retrô decoração
André Nazareth/CASACOR

Independentemente de sua configuração, tamanho ou decoração; qualquer um é livre para criar, experimentar e produzir dentro deste ambiente. Na pandemia, a cozinha reforçou sua importância dentro do lar e convidou aqueles que nunca tinham se aventurado a se jogar no mundo da culinária. 

urbanos e coloniais da Amazônia peruana ganham uma leitura leve e fresca, que privilegia os elementos naturais deste território riquíssimo. A paleta é calma e neutras, composta de grafite, branco e bege, com pinceladas de verde natural e um belo ladrilho no piso que demarca a cozinha. Além dela, o loft projetado para o jovem casal une espaço de trabalho com área social e de relaxamento, além de um generoso terraço.
Rodolfo Sotelo/CASACOR

5. O home office como um lugar fundamental

 

Continua após a publicidade

Home office é o ambiente da vez, que chegou para ficar. Uma prática antes pouco popularizada no Brasil, o home office revelou ser uma boa solução para o momento de pandemia.

escritorio flavia mattar casacor home office
Eduardo Macarios/CASACOR

Com a ascensão (e permanência) do home office, setores de Recursos Humanos passaram a avaliar a necessidade de transformar a casa em um ambiente acolhedor, que estimule a produtividade e o bem-estar.

home office estante casacor rio grande do sul 2017 decoração sala de estar
Divulgação/CASACOR

Uma pesquisa do Instituto Akatu de 2018 inquiriu que o brasileiro trabalha, em média, 1.737 horas por ano – o que representa cerca de 20% do tempo de vida de uma pessoa no período de 12 meses.

6. Varandas e banheiros como espaços de descompressão

 

Continua após a publicidade
casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras anna luiza rothier varanda casal
Denilson Machado/CASACOR

Dois espaços indispensáveis para o morar contemporâneo: varandas e banheiros podem ser o refúgio ideal durante os longos dias dentro de casa. 

espaço receber da chef de cozinha casacor franca jardim vertical painel de madeira

A varanda é o local perfeito para o descanso e o reencontro. Com um mobiliário confortável e prático, o ambiente pode ser a extensão do living, um espaço agradável para o cultivo de hortas e plantas, além de propiciar a contemplação

O projeto assinado por Juliana Pippi faz parte da CASACOR Santa Catarina 2018.
Lio Simas/CASACOR

Durante a pandemia, o banheiro reforçou que é sim o espaço perfeito para recarregar as energias. O Haman SPA, por exemplo, ambiente assinado pela arquiteta Bianca da Hora para a CASACOR Rio 2021, trouxe os rituais ancestrais do banho turco para inspirar o relaxamento em uma sala de banho com uma carinha vintage e super confortável.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras bianca da hora haman spa
André Nazareth/CASACOR
Continua após a publicidade
Publicidade