8 edifícios inaugurados pela rainha Elizabeth II durante seu reinado
Em seus 70 anos de reinado, o mais longo da história, a rainha presenciou a inauguração de importantes construções arquitetônicas em diferentes países
Durante seus 70 anos de reinado, o mais longo da história, a rainha Elizabeth II inaugurou diversos edifícios de suma importância em todo o Reino Unido e na Austrália.
Ao longo desses anos, o estilo da arquitetura mudou drasticamente: a rainha estreou edifícios modernistas projetados por Basil Spence e Frederick Gibberd, estruturas brutalistas de Powell & Moya e Denys Lasdun e criações de alta tecnologia de Richard Rogers e Norman Foster.
Por isso, a seguir, para homenagear seu legado, separamos 8 edifícios oficialmente inaugurados pela rainha Elizabeth II. Confira!
The Queen’s Building, por Frederick Gibberd (Heathrow, Inglaterra- 1955)
A rainha inaugurou, em 1955, o terminal central de passageiros no aeroporto de Londres projetado pelo arquiteto inglês Frederick Gibberd. “Podemos dizer com orgulho que [o aeroporto] está entre os principais do mundo“, disse ela na inauguração.
O Queens Building mais tarde seria incorporado ao Terminal 2 do renomado aeroporto de Heathrow e foi demolido em 2009 para dar lugar ao terminal projetado pela Foster + Partners.
Catedral de Coventry, por Basil Spence (Coventry, Inglaterra- 1962)
O edifício do Commonwealth Institute foi projetado em 1962 por Robert Matthew e Stirrat Johnson Marshall, da RMJM, para realizar uma exposição permanente.
O edifício de concreto modernista, colocado sob um telhado hiperbólico coberto de cobre, foi convertido no Museu do Design pelo OMA e John Pawson em 2016. A parte externa do edifício foi conservada.
Sydney Opera House, por Jørn Utzon (Sydney, Austrália- 1973)
Um milhão de pessoas supostamente compareceram à abertura oficial da Sydney Opera House, em 1973, onde a rainha descreveu o edifício histórico como uma “esplêndida conquista de engenharia e arquitetura“.
Projetado pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon e pelo engenheiro Ove Arup, o agora icônico edifício foi concluído 14 anos após o início da construção e é um exemplo chave do modernismo tardio liderado pelos engenheiros.
Museu de Londres, por Powell & Moya (Londres- 1976)
O Museu de Londres, inaugurado em 1976 pela rainha Elizabeth II, é a maior coleção de história urbana do mundo, traçando a história social de Londres desde a pré-história até os tempos modernos.
Os arquitetos Philip Powell e Hidalgo Moya adotaram o que era uma abordagem inovadora para o design de museus na época, organizando as galerias de modo que houvesse apenas uma rota pelas exposições.
Edifício do Lloyd’s, por Richard Rogers (Londres- 1986)
Em 1986, a Rainha inaugurou o edifício Lloyd’s, projetado pelo arquiteto Richard Rogers. Um dos primeiros exemplos de arquitetura de alta tecnologia, a adição radical à cidade de Londres foi projetada com todos os seus serviços de construção e elevadores do lado de fora para criar espaços claros no interior.
“O edifício é, sem dúvida, um marco tanto no skyline da cidade quanto na história do Lloyd’s”, disse a rainha.
Aeroporto de Stansted, por Foster + Partners (Stansted, Inglaterra- 1991)
Projetado por Foster + Partners para desafiar “todas as regras de design de terminal de aeroporto“, o edifício do terminal no Aeroporto de Stansted foi inaugurado oficialmente pela Rainha em 1991.
O edifício é um exemplo chave do estilo de arquitetura de alta tecnologia que surgiu pela primeira vez no Reino Unido no final da década de 1970.
Great Court no British Museum, por Foster + Partners (Londres- 2000)
Oficialmente chamado de Grande Corte da Rainha Elizabeth II, o pátio central do Museu Britânico foi coberto com um telhado de vidro tesselado criado pelo estúdio de arquitetura Foster + Partners em colaboração com o estúdio de engenharia Buro Happold.
A quadra foi redesenhada como parte de uma reforma do museu que adicionou 40% mais espaço à instituição e foi inaugurada pela rainha em 2000.
Gateshead Millennium Bridge, por WilkinsonEyre (Newcastle, Inglaterra- 2002)
Projetado pelo estúdio de arquitetura WilkinsonEyre para conectar Newcastle e Gateshead, a Millennium Bridge tem uma forma distinta formada por dois arcos conectados que giram para permitir a passagem de barcos.
A ponte foi inaugurada oficialmente pela rainha em maio de 2002 e ganhou o Stirling Prize, o prêmio mais significativo da arquitetura do Reino Unido, em outubro daquele ano.
Fonte: Dezeen