Copenhague é eleita Capital Mundial da Arquitetura em 2023 pela Unesco

A capital da Dinamarca será palco de uma série de eventos que discutem o papel da arquitetura em um futuro mais sustentável e humano

Por Redação Atualizado em 24 ago 2021, 16h41 - Publicado em 26 ago 2021, 16h00
copenhague capital mundial da arquitetura 2023
Vista aérea da Casa de Ópera de Copenhague. Adam Mørk/CASACOR

A cidade de Copenhague, capital da Dinamarca, acaba de ser nomeada como Capital Mundial da Arquitetura de 2023 pela Unesco, tornando-se sede do Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos no mesmo ano.

Em sua segunda edição, a iniciativa busca destacar o papel da arquitetura na construção de um futuro sustentável e no enfrentamento dos desafios globais. Designada a cada três anos, a cidade eleita Capital Mundial da Arquitetura se torna um fórum internacional de debate em torno de questões relacionadas ao meio ambiente urbano.

copenhague capital mundial da arquitetura 2023
O BLOX, projeto do renomado escritório OMA Arquitetos. Rasmus Hjortshøj/CASACOR

Sob o tema Futuros Sustentáveis – Não Deixe Ninguém para Trás, Copenhague será o lar de uma série de eventos que exploram como a arquitetura e o planejamento urbano podem contribuir para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O título definirá a agenda cultural da cidade em 2023 por meio de iniciativas voltadas para aumentar a consciência pública sobre a arquitetura sustentável.

copenhague capital mundial da arquitetura 2023
A ponte circular Cirkelbroen projetada pelo artista islandês-dinamarquês Olafur Eliasson. Reprodução/CASACOR

“Esta é uma chance para pessoas comuns e líderes mundiais verem o valor do design na vida cotidiana. Nossa parceria com a Unesco reforça o lugar da arquitetura e do design urbano no avanço dos valores culturais da sociedade, tão necessários no mundo de hoje. Os arquitetos podem ver o mundo como ele é e como ele poderia ser“, afirmou o presidente da UIA, Thomas Vonier.

Fonte: ArchDaily

Continua após a publicidade
Publicidade