Contêineres podem virar teatro ao ar livre em Nova York
Projeto do escritório Marvel sugere estruturas suspensas para apresentações na rua, respeitando as regras de distanciamento social
Há mais de um ano com os famosos teatros fechados, o distrito da Broadway em Nova York pode ganhar uma alternativa para voltar a encenar seus musicais: o escritório de arquitetura Marvel criou um projeto para construir palcos ao ar livre a partir de contêineres suspensos. Segundo os profissionais, a alternativa pode ser colocada em prática rapidamente caso haja interesse por parte do governo da cidade.
O projeto consiste em criar palcos com contêineres, que seriam elevados a 3,6 m do solo. Durante o dia, para não atrapalhar o tráfego, carros e pedestres podem transitar normalmente embaixo da estrutura. À noite, durante as apresentações, as ruas seriam fechadas e o público assistiria aos musicais em assentos posicionados na rua – respeitando, é claro, as regras de distanciamento social.
Alternativa rápida
A escolha pelos contêineres foi feita por conta da praticidade e resistência da estrutura. “Eles foram implantados em muitas ocasiões para habitação, varejo, armazenamento – e podem ser facilmente empilhados e interligados – então, em uma ou duas semanas, podemos ter suporte instantâneo de palco, salas verdes e armazenamento técnico”, explicaram os profissionais ao site Deezen.
Uma outra sugestão é utilizar telas de LED no fundo dos contêineres para criar cenários. A parte inferior do palco também pode ser adaptada para servir de fosso e abrigar a orquestra. Se o projeto for aprovado, pode ser uma boa alternativa para o funcionamento dos teatros, já que a estimativa é que a Broadway só reabra a partir de junho de 2021.