Ciclo do Café inspira espaço de Marília Pellegrini na CASACOR SP

O Café Experiência da CASACOR São Paulo 2017 se destaca por suas paredes feitas de taipa de pilão

Por Fernanda Drumond Atualizado em 30 jan 2018, 17h10 - Publicado em 1 ago 2017, 18h20
Renato Navarro/CASACOR

O ambiente Café Experiência, da CASACOR São Paulo 2017, foi projetado por Marília Pellegrini e surgiu da ideia de celebrar o café brasileiro, o produto que está tão presente na vida e na história do país. As paredes foram feitas de taipa de pilão, método que é referência das construções do Ciclo do Café, da época em que esse era o principal motor da economia brasileira (1800-1930). As paredes estruturais foram piladas no local em um processo longo de construção, mas totalmente artesanal em que cada camada possuía um tom de terra diferente. Uma delas foi recheada por grãos de café.

Renato Navarro/CASACOR

“A taipa é uma grande surpresa, porque você coloca a forma, preenche com a terra e vai pilando camada a camada. Você só vê o resultado quando retira essa forma. Acho que foi muito feliz a escolha de trazer essa referência tão forte das construções daquela época”, explica Marília.

Renato Navarro/CASACOR

Grandes aberturas laterais permitem a entrada de iluminação natural e a ventilação cruzada e foram emolduradas por grandes portões de ferro com desenho de grãos café inspirado na arquitetura original do Jockey Club de São Paulo. A ideia da Experiência era criar um espaço onde as pessoas pudessem conversar, passar o tempo e experimentar os cafés especiais, diferentes grãos do Brasil.

A informalidade do balcão, centrado no meio do espaço, reforça a casualidade desejada por Marília. As banquetas são assinadas por Gustavo Bittencourt e harmonizam com o décor. A grande luminária sobre o balcão foi desenhada pela profissional. A estrutura de alumínio, com pintura eletrostática preta, é vazada, como se fossem várias molduras de quadros intercaladas, para enquadrar a parede de taipa. As lâmpadas são de filamento de carbono.

Renato Navarro/CASACOR
Continua após a publicidade
Publicidade