Casa móvel e ecológica traduz a paixão do dono por viajar

Projeto de Garagem de Estar Renault para CASACOR SC é uma moradia transportável, para ser levada a todos os lugares que a aventura chamar

Por Abril Branded Content Atualizado em 13 jan 2021, 16h28 - Publicado em 10 nov 2016, 17h25

Cabana Renault SC

Ser apaixonado por colocar o pé na estrada costuma ser sinônimo de uma vida sem raízes, especialmente quando se fala em moradia. Mas a Cabana Renault, projetada por Tais Adriana Marchetti Bonetti e Giovani Bonetti para CASACOR Santa Catarina, prova que há outros caminhos possíveis. Trata-se de casas compactas e nômades, que possui todos os ambientes essenciais ao conforto do morador em apenas 50 metros quadrados de área.

A ideia da dupla de arquitetos para o espaço nasceu inspirada na nova picape Duster Oroch, da Renault, carro oficial de CASACOR em 2016. “Partimos da vontade de inovar, de pensar fora da caixa. O desafio era criar um ambiente de garagem para a Renault, então nos reinventamos e propusemos uma habitação compacta dentro do conceito de casas nômades, cuja prerrogativa é poder ser transportada para diversos locais. Por ser um carro de aventura, a Duster Oroch definiu a temática de todo o projeto e foi inserida na frente da cabana, sob o toldo Stobag”, conta Tais.

Com a proximidade da natureza, os arquitetos sentiram a necessidade de utilizar tecnologias e materiais ecológicos, certificados e eficientes. Desde a estrutura até a mobília, foram selecionados apenas elementos sustentáveis. Assim, o ambiente reflete o espírito aventureiro e criativo do dono, materializado na figura do surfista Diogo Guerreiro, que possui dois recordes mundiais no Guinness Book e que já deu uma volta ao mundo a bordo de um veleiro.

Cabana Renault SC

A “caixa” que dá forma à casa foi construída no sistema Wood Frame, da Bolsoni Construtora. Esse tipo de edificação dispensa o uso de fôrmas para pilares e vigas, já que as próprias paredes são estruturais, compostas por perfis de madeira de reflorestamento. Na parte externa, a cabana teve revestimento de chapas miniwave de alumínio, da Hunter Douglas, com interior também de madeira de reflorestamento Pinheiro ellioti, carbonizada no tom cinza-escuro, fornecida pela Galeria Haiko.

A decoração é básica e utilitária – tanto é que um mesmo móvel é sofá e cama, indicando a integração total entre estar e dormitório. Uma pequena cozinha e o banheiro completam o espaço, garantindo conforto e mobilidade. O ambiente conta ainda com a estante feita com macacos e a mesa com pés de extintores, peças criadas pelo arquiteto e designer Mauricio Arruda, embaixador do projeto Garagem de Estar Renault.

“No mobiliário, utilizamos bambu com um acabamento emborrachado especial. A estrutura de madeira corrobora a diminuição do impacto ambiental e se alia à captação de energia solar dos painéis fotovoltaicos, da Elektsolar, e ao armazenamento de água da chuva, da Bella Calha”, destaca a arquiteta.

Continua após a publicidade
Publicidade