Banheiros clássicos voltam à decoração mais elegantes do que nunca

Com peças clássicas e elementos luxuosos, os banheiros clássicos voltaram com uma releitura mais contemporânea e focada no bem-estar

Por Yeska Coelho Atualizado em 24 ago 2021, 14h50 - Publicado em 26 ago 2021, 15h00
Banheiros clássicos decoração moderna
Gregory Abbate/CASACOR

Os banheiros clássicos estão de volta, mostrando que é possível conciliar uma atmosfera retrô a um estilo moderno e elegante. A reinvenção desses espaços é marcada pelo uso de materiais e texturas provençais, que criam um verdadeiro refúgio cheio de personalidade e voltado para o descanso.

Banheiro moderno elegante clássico
Maisons Du-Monde/CASACOR

O estilo clássico é marcado por uma composição robusta (por vezes rústica) que tem a elegância e sofisticação como seu principal pilar. O luxo também é uma forte marca, com ideias espertas de peças atemporais que chamam a atenção.

banheiro classico colorido
Meghan Taylor/CASACOR

As banheiras entram em cena como aliadas para compor os banheiros clássicos representando esse lado mais luxuoso, mas também aconchegante. A grande mudança é que se antes esses banheiros eram associados a grandes templos de beleza, hoje, a ideia é trazer esse estilo mesmo em ambientes menores e mais minimalistas. A preocupação com o descanso e bem-estar também entrou na pauta desses ambientes na nova era.

Haman Spa. Bianca da Hora - CASACOR Rio de Janeiro 2021
Haman Spa. Bianca da Hora – CASACOR Rio de Janeiro 2021 André Nazareth/CASACOR

Essa tendência pôde ser observada este ano na CASACOR Rio de Janeiro 2021, em ambientes como o Haman Spa de Bianca da Hora. Ela aliou o conforto do banheiro com peças mais retrôs para trazer elegância ao projeto. A arquiteta inovou fazendo uso de uma paleta clara e itens da moda, como o pendente e as plantas no espaço – a técnica conhecida como Shower Plants.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras beto figueiredo luiz eduardo almeida sala banho deca
Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida – Sala de Banho Deca. André Nazareth/CASACOR

Outro projeto que inovou com um banheiro clássico foi a Sala de Banho Deca de Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida. Os especialistas trouxeram um espaço elegante com peças nobres como azulejaria portuguesa e uma banheira de mármore que teria pertencido à Imperatriz Teresa Cristina. Para inovar, o banheiro ganhou descontração com interferências contemporâneas e uma grande árvore plantada bem no centro do espaço, trazendo a natureza de um jeito único e transformador.

Banheiro clássico e elegante
Roberto Ruiz/CASACOR

O protagonismo de itens de metal e cores acobreadas sempre foi uma característica forte dos banheiros clássicos. Essas texturas foram preservadas, mas agora aparecem conciliadas a itens mais neutros e sem tanto destaque, apenas para trazer a lembrança do clássico do passado com a de um décor contemporâneo.

Helenio Barbetta
Divulgação/CASACOR

A praticidade também virou regra na criação de um banheiro clássico contemporâneo. Trazer itens elegantes e bonitos e conseguir conciliar com elementos que tragam mais facilidade para os moradores é o desejo de todos. O uso de grandes espelhos também entrou na moda para banheiros, especialmente naqueles de metragens reduzidas, para trazer máxima amplitude e sofisticação aos espaços.

Continua após a publicidade
Publicidade