Banheiro colorido: 5 ideias para transformar o seu!

Cores são uma solução simples e versátil para transformar a atmosfera de qualquer banheiro – seja nas louças, nos metais ou em itens como obras de arte

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 21 jul 2021, 15h18 - Publicado em 20 jul 2021, 10h00
casa dos arcos banheiro colorido casacor
Divulgação/CASACOR

O banheiro pode ser um projeto desafiador para arquitetos e designers de interiores. Isso porque o ambiente, além de cumprir sua função principal, precisa agregar uma boa dose de estilo muitas vezes em poucos metros quadrados. As louças e metais Deca, marca patrocinadora da CASACOR, ajudam nessa tarefa. mas além dos itens necessários a um banheiro, o que mais pode ser inserido na decoração para conseguir um banheiro estiloso?

A resposta pode ser mais simples do que parece: cores. E para os projetos da CASACOR os profissionais contam com a cartela da Coral, tinta oficial do evento. Existem diversas formas de articular cores em uma decoração, e no banheiro não é diferente. Seja nas paredes, nas louças e metais ou em itens como obras de arte, uma paleta de cores marcante é sempre bem-vinda.

Confira abaixo 5 ideias simples para colorir seu banheiro e deixá-lo muito mais cheio de vida!

1. Monocromático

 

lavabo tri suave porcelanato monocromatico casacor

Os arcos sequenciais, característicos do edifício onde está abrigado, aparecem por toda parte no Lavabo Tri Suave, de Marilia Zimmermman. A forma dos espelhos e das portas foi arredondada, de forma a contrastar com os padrões geométricos do piso. Este, inclusive, segue seis matizes da cor favorita do ano: o rosa millenial, que também percorrem as paredes e o teto do ambiente. O projeto apareceu na CASACOR Rio Grande do Sul 2019

Brunete_Fraccaroli banheiro colorido casacor
Rômulo Fialdini/CASACOR

Um dos mais encantadores projetos de Brunete Fraccaroli traz todo o potencial artístico da arquiteta: a combinação de texturas e o mix de cores contrastando à uma base neutra de madeira clara. No projeto Acqua Que Te Quero Água, o banheiro rouba a cena com pastilhas verdes, louças e metais dourado, tendo como destaque a banheira. O espaço conta, também, com um espelho que ao refletir a imagem do fundo do oceano, aplicada em um das paredes, passa a sensação de estarmos mergulhando no mar.

banheiro monocromatico jessica araujo casacor bahia 2019 colorido
Gabriela Daltro/CASACOR

O contraste entre materiais brutos e cores delicadas é onde reside o Bangalô Cravo e Canela, assinado pela arquiteta Jéssica Araújo. O ambiente proporciona uma experiência única, onde quarto e sala oferecem uma forte conexão com a natureza, enquanto o banheiro funciona mais como uma sala de banho perfeita para relaxar. O projeto foi destaque na CASACOR Bahia 2019 e até hoje é lembrado por articular com muita destreza o melhor entre as superfícies rústicas e o tom de rosa queimado.

casa dos arcos banheiro colorido casacor

Em uma residência onde o moderno e o pós-moderno se encontram, Léo Shehtman não pode deixar de incluir um banheiro monocromático. A inesquecível casa que se fez presente na CASACOR São Paulo 2018 faz um jogo interessante entre ambientes externos sóbrios em oposição ao interior discretamente colorido. As cores remetem à vida que circula pela Casa dos Arcos, com tons rosé, terrosos, um toque de verde e azul.

2. Quadro colorido

 

casacor banheiro colorido

Na CASACOR Rio de Janeiro 2019, as cores estavam por toda a parte – e o Banheiro Elementos, da Tripper Arquitetura, não ficou de fora. A opção para trazer cores dentro do ambiente foi muito simples, mas efetiva: uma grande pintura, muito colorida, que aparece na entrada do ambiente. A equipe também deu prioridade a materiais duráveis e atemporais, como a madeira, já que os banheiros masculino e feminino foram  mantidos após o evento.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras estudio manu+ca manu cardim catarina gouvea lavabo galeria

Além de deixar quase sem interferências detalhes arquitetônicos originais da casa, como o teto desenhado do hall e a azulejaria do banheiro, a dupla de designers Manu Cardim e Catarina Gouvêa, do Estúdio Manu+Ca, ainda apostou em releituras de peças antigas brincando com estilos e épocas. No Lavabo e Galeria, da CASACOR Rio 2021, a ideia é a mesma: utilizar como elemento focal uma bonita pintura colorida, que renova instantaneamente a atmosfera do espaço.

quadro parede banheiro colorido
Divulgação/CASACOR

Ao adentrar o banheiro, o visitante já se surpreende com a disposição das cubas de pedra que são apoiadas em um balanço de couro contínuo, que se transforma em uma instalação de arte. Nela, as torneiras dão a impressão de uma bica d’água, conferindo uma atmosfera natural e tranquila. Este é o Banheiro Público, de Marcelo Diniz. Artística também é a grande tela da artista plástica Deise Pucci, que colore do piso ao teto o fundo do projeto.

Continua após a publicidade

3. Destaque na parede

 

banheiro colorido melina romano casacor
Denilson Machado/CASACOR

Com a proposta de transformar o morar em um lugar acolhedor e agradável, Melina Romano trouxe para o estúdio de 68m² o conceito dinamarquês hygge, que prega o bem-estar, conforto e proximidade. Daí o nome do espaço, Estúdio Hygge, que apostou em formas arredondadas e orgânicas para quebrar qualquer rigidez visual. No banheiro, as paredes verdes harmonizam perfeitamente com os tijolinhos aparentes da bancada, que parece uma continuação natural do piso.

banheiro colorido casacor
Cristiano Bauce/CASACOR

Já no Studio Slim, o esquema monocromático azul surpreende em um espaço de apenas 50 m² cuja aparência não é, em nenhum momento, carregada. Daniel Wilges aposta nas paredes de textura aveludada para tornar o estúdio ainda mais intimista e, com seu traço conciso e linear, não dispensa a presença do vidro, que setoriza a área do banho e suaviza materiais característicos do profissional, como o cimento queimado, as rochas e a madeira natural no assoalho.

4. Azulejos estampados

 

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras angela leite barbosa daniel marques mendes suite hospedes

Os elementos palacianos originais da casa foram todos preservados neste espaço que ganhou ares sofisticados com mobiliário de linhas minimalistas. Na Suíte de Hóspedes, de Angela Leite Barbosa e Daniel Marques Mendes, o contraste entre o antigo e o novo aparece nas sancas, piso, portas e janelas em marcenaria trabalhada. No banheiro, este contraste é marcado pela azulejaria portuguesa preservada através dos séculos.

lais galvao casacor bahia 2019 casa 245 banheiro azulejo
Divulgação/CASACOR

O aspecto descomplicado da Casa 245 foi inspirado no traço simples e genial de arquitetos como Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi. Os ambientes integram as funções da moradia, conferindo grande praticidade às atividades do cotidiano. Do lado de fora, a inspiração modernista aparece nos azulejos coloridos que compõem toda a área do banho. O projeto leva assinatura de Laís Galvão e oferece um grande passeio pela arte baiana e pelo design brasileiro, com destaque para a poltrona Oscar, a cadeira Tripé e as obras de Mário Cravo Jr. e de Emanuel Araújo.

azulejo casacor minas banheiro colorido
Jomar Bragança/CASACOR

O artista Alexandre Mancini, azulejista discípulo de Athos Bulcão, criou o painel em homenagem ao modernismo brasileiro que dá vida aos Banheiros Públicos. Para que o trabalho recebesse o merecido destaque, Valéria Junqueira optou por neutralizar o piso e as paredes com revestimentos cimentícios. O ambiente da CASACOR Minas Gerais 2019 ainda aposta na pedra sabão, muito utilizada em Minas, aparece nas bancadas que apoiam as cubas de Jader Almeida para a Deca.

5. Jardim vertical

 

spa da mata jardim de inverno banheiro casacor sao paulo 2018 jardim banheira
Marco Antonio/CASACOR

O spa todo aberto ao verde ganha paredes e teto de vidro, permitindo que a luz natural penetre e ilumine todas as partes do ambiente. No SPA da Mata, de Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, o contato com as pedras, a madeira e o fogo da lareira, somado aos tons neutros, traz relaxamento. O pé direito é valorizado com elementos verticais, como o jardim vertical, que posicionado próximo à banheira já predizia a tendência de shower plants.

spa urbano sarita avila interiores jardim vertical
Felipe Araújo/CASACOR

Em outro spa, o SPA Urbano, o projeto resulta da perfeita sintonia entre decoração de interiores e o paisagismo, a automação e a iluminação. A madeira é explorada em vários acabamentos, como no teto paginado em chevron e nas ripas de paredes e piso. Próximo à banheira, o jardim vertical traz cor à decoração onde a madeira e os tons de branco predominam. A assinatura é de Sarita Ávila para a CASACOR Ribeirão Preto 2019.

 

Continua após a publicidade

Publicidade