Continua após publicidade

15 ambientes da CASACOR ensinam como deixar sua casa mais aconchegante

Cores, texturas e decorações calorosas inspiram e se destacam nas mostras Brasil afora

Por Nádia Simonelli
Atualizado em 8 out 2024, 17h30 - Publicado em 8 out 2024, 08h00

Uma coisa é certa: a temporada 2024 da CASACOR está apresentando muitos projetos que parecem casas reais, com moradores de verdade. Ao adentrar a maioria dos ambientes, a vontade é de ficar e explorar cada canto sem pressa e apreciar os detalhes minuciosos pensados por arquitetos e designers de interiores.

Publicidade

De paletas neutras e terrosas a cartelas repletas de tons mais acesos, as decorações variam de estilo, mas são sempre pautadas pela sensação aconchegante com a qual os visitantes são recebidos. Essa atmosfera também é reforçada pelo uso de materiais naturais, abundantes na maioria dos espaços, e formas orgânicas, que proporcionam um interessante jogo de texturas.

Publicidade

Referências não faltam! Por isso, preparamos uma seleção de ambientes charmosos com dicas para você se inspirar e deixar a sua casa ainda mais aconchegante. Confira logo abaixo!

1. Clima do cerrado

Natália Lemos - Casa Raizes do Cerrado. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024.
Natália Lemos – Casa Raizes do Cerrado. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

Projetado pela arquiteta Natália Lemos na CASACOR Rio de Janeiro, este estúdio evoca a vastidão do cerrado mineiro, traduzindo memórias de infância, a terra vermelha e a vegetação retorcida. Os tons terrosos permeiam cada canto, trazendo uma sensação de aconchego e de estar enraizado num solo fértil. Já o teto com forro de biriba é um tributo às técnicas artesanais e ao respeito pelas matérias-primas da terra.

Publicidade

Por meio de obras de artistas mineiros, Natália valorizou a cultura local, fazendo do espaço um reflexo da riqueza criativa do cerrado. “Como arquiteta e filha dessa terra, a Casa Raízes do Cerrado é uma homenagem à minha trajetória pessoal. Cresci no cerrado, e este espaço é um convite para todos voltarem às suas próprias raízes, para redescobrirmos em nosso passado a sabedoria necessária para construir um mundo mais integrado e harmônico. Nosso estúdio é mais que uma casa; é um reencontro com o que nos torna humanos”, diz Natália.

2. Poder da natureza

PKB Arquitetura - Casa Essência. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024.
PKB Arquitetura – Casa Essência. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

Criada pelos arquitetos Fernanda Carminate, Luiza Baeta e Pedro Kastrup, da PKB Arquitetura, na CASACOR Rio de Janeiro, a Casa Essência é um loft com arquitetura solar e decoração elegante. Há peças que remetem a móveis de família e outras garimpadas pelo centro do Rio, em feiras de antiguidades.

Publicidade
Continua após a publicidade

“A ideia de não preencher tudo com objetos foi justamente para mostrar que não precisamos de excesso, precisamos de pertencimento. Não acreditamos no minimalismo puro e vazio, mas sim no conceito de minimalismo como algo com curadoria, significado, sem modismos”, explica Fernanda.

Chamado de ‘mãos dadas’, o painel de marcenaria que demarca o quarto foi feito a partir de pedaços de madeira com encaixes artesanais, posicionados com um trançado que remete à união do homem e da natureza. Além disso, p
ara a composição dos espaços, o escritório valorizou o significado dos materiais, como o piso de pastilha com 5 x 5 cm, em referência à arquitetura moderna, e o assoalho de madeira do quarto, descoberto durante as obras e recuperado.

3. Proporções bem definidas

Beta Arquitetura - Casa Darya. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024.
Beta Arquitetura – Casa Darya. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

No projeto do escritório Beta Arquitetura para a CASACOR Rio de Janeiro, muitos são os elementos que trazem uma sensação de aconchego, a exemplo do piso xadrez em tons de rosa e painéis de madeira nas paredes. Além disso, a decoração tem um ar vintage, com móveis bem posicionados e uma proporção harmônica que traz uma atmosfera de tranquilidade. 

Um destaque do ambiente é a madeira freijó, que vai da cozinha ao closet, revestindo paredes, balcões e estantes. E o piso é o mesmo em todo o loft. Segundo os arquitetos, é um espaço com muita bossa, graças à composição das texturas, cores, materiais, aroma, paisagismo, artesanato e obras de arte.

Publicidade

4. Minimalismo aconchegante

Rafael Ramos Arquitetura - Loft Origens. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024.
Rafael Ramos Arquitetura – Loft Origens. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

O arquiteto Rafael Ramos estreou na CASACOR Rio de Janeiro com o Loft Origens, pensado para um homem que aprecia viver em uma grande metrópole, mas também gosta do contato com a natureza.

Um dos pontos altos do projeto é a marcenaria com acabamento amadeirado em tom escuro. “Usei o mesmo padrão em todo o espaço para criar uma unidade estética e reforçar a ideia de integração, mesclando superfícies lisas e ripadas nos painéis, divisórias e armários. Para não pesar visualmente, compensamos com paredes, pisos e teto em tons claros e calmos”, explica.

Publicidade
Continua após a publicidade

Na sala prevalecem as formas orgânicas, curvas e arredondadas, presente não só nos móveis, como também no tapete oval. Entre as peças de design assinado, vale destacar a poltrona Abraço, de Zanini de Zanine, posicionada em frente ao políptico de Livia Moura, na sala de estar.

5. Toque da madeira

Cadé Marino - Estúdio Brisa do Norte. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024.
Cadé Marino – Estúdio Brisa do Norte. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

Inspirado na ancestralidade do Norte do Brasil, o Estúdio Brisa do Norte foi criado pelo arquiteto Cadé Marino na CASACOR Rio de Janeiro. Para refletir a riqueza natural da Amazônia, o arquiteto revestiu toda a marcenaria com tauari – madeira certificada com tonalidade clara, nativa desta região – e integrou dois jardins lineares ao espaço.

Destaque no projeto, a estante multifuncional vai do piso ao teto e tem 11 metros lineares. Na altura do estar, o móvel assume a função de cozinha, com pia e o cooktop acomodados dentro de um grande nicho de dekton. Em seguida, vem a biblioteca com um tampo acoplado, de formato orgânico, que faz as vezes de mesa de jantar, estudo ou trabalho.

Por fim, na altura do quarto, surge um nicho ainda maior, com cabideiro no alto para pendurar roupas. Além das medidas generosas, o móvel também chama a atenção por seu visual com formato de colmeia, espelhado em todo o teto e replicado ainda nas divisórias vazadas que separam a área de dormir da banheira e do estar.

6. Brincadeira geométrica

Studio Guilherme Garcia - Casa Perene. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2024.
Studio Guilherme Garcia – Casa Perene. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2024. (Lio Simas/CASACOR)

Assinada pelo Studio Guilherme Garcia na CASACOR Santa Catarina, esta casa exibe tons claros, mas tem uma atmosfera que abraça. Isso graças ao uso de texturas variadas, que instigam o toque e trazem estilo para o décor. A ideia do arquiteto foi criar um cenário inspirado em uma caverna contemporânea, com visual rústico, porém, dotado de muitas tecnologias que promovem o conforto. O principal desafio por aqui foi equilibrar o instinto primitivo e a vida moderna.

Continua após a publicidade

7. Atmosfera boho

Meta Interiores - Metamorfose. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2024.
Meta Interiores – Metamorfose. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2024. (Lio Simas/CASACOR)

Karen Ramos, do escritório Meta Interiores, buscou referências nos cinco elementos do Feng Shui (fogo, terra, metal, água e madeira) para compor seu ambiente na CASACOR Santa Catarina. Com uma decoração baseada em materiais naturais e no estilo boho, o espaço promove um equilíbrio energético que proporciona sensação de paz e bem-estar. Cores suaves e móveis de linhas orgânicas facilitam o fluxo de energia, convidando à introspecção e ao relaxamento.

8. Conexão com a natureza

Carol Barreto - Bangalô Terra e Mar - Uma experiência Breton. Projeto da CASACOR Bahia 2024.
Carol Barreto – Bangalô Terra e Mar – Uma experiência Breton. Projeto da CASACOR Bahia 2024. (Gabriela Daltro/CASACOR)

A arquiteta Carol Barreto criou um bangalô integrado com a natureza na CASACOR Bahia, com linhas simples e muitas aberturas para a paisagem. Ela apostou em uma paleta com terracota, bege e azul turquesa, o que resultou em uma atmosfera serena e que propicia o relaxamento. Além disso, a profissional integrou o design biofílico ao projeto por meio de materiais naturais, como o barro e a pedra hijau, presente na banheira que atravessa a sala de banho.

9. Barro contemporâneo

Fernanda Milcent e Bruna Milcent - Milcent Arquitetura - Living Diálogos. Projeto da CASACOR Bahia 2024.
Fernanda Milcent e Bruna Milcent – Milcent Arquitetura – Living Diálogos. Projeto da CASACOR Bahia 2024. (Tarso Figueira/CASACOR)

Inspirado nas casas de taipa — erguidas com estrutura de madeira e preenchidas com barro —, o ambiente criado pelo Milcent Arquitetura na CASACOR Bahia exala aconchego. Um layout fluido e centralizado facilita a circulação, permitindo um passeio agradável. Outras referências usadas pelas arquitetas são os pisos de taco, populares nas casas brasileiras dos anos 1950 e 1960, e o próprio Bahia Othon Palace, com destaque para os emblemáticos arcos. Também fazem parte do décor móveis e linhas orgânicas e elementos naturais, como as pedras, presentes no piso e nos móveis.

10. Banheiro que abraça

João Gabriel - O Canto de Gil. Projeto da CASACOR Bahia 2024.
João Gabriel – O Canto de Gil. Projeto da CASACOR Bahia 2024. (Gabriela Daltro/CASACOR)

Cores terrosas e muitas memórias compõem o banheiro projetado pelo arquiteto João Gabriel na CASACOR Bahia. O espaço exibe tons de barro vermelho, amarelo e rosa para criar uma conexão ancestral com a terra. Logo na entrada, há uma foto de Gilberto Gil, artista homenageado, vestido como um ancestral ao lado de uma árvore que simboliza suas raízes. Trechos de suas músicas estão espalhados pelo espaço, e a trilogia de álbuns “Refazenda”, “Refavela” e “Realce” é destacada em quadros. 

11. Vista incrível

Paulo Andrade e Rafael Andrade Arquitetura - Casa Rosemberg. Projeto da CASACOR Bahia 2024.
Paulo Andrade e Rafael Andrade Arquitetura – Casa Rosemberg. Projeto da CASACOR Bahia 2024. (Gabriela Daltro/CASACOR)

Projetada pelos arquitetos Paulo Andrade e Rafael Andrade, esta casa na CASACOR Bahia destaca acabamentos que evocam as residências familiares, incluindo móveis de couro e madeira e mármore Bege Bahia. No quarto, uma bela surpresa: a cama foi posicionada em frente a um fechamento de vidro, que permite apreciar a vista do mar. Além disso, as aberturas para ventilação cruzada otimizam a eficiência energética e o conforto. “O objetivo é trazer conforto, levantar suspiros dos visitantes e fazê-los sonhar, pensando alto: ‘eu poderia morar aqui’”, afirmam os arquitetos.

Continua após a publicidade

12. Décor emotivo

Tarcísio Dantas Arquitetura - Casa Quitéria. Projeto da CASACOR Pernambuco 2024.
Tarcísio Dantas Arquitetura – Casa Quitéria. Projeto da CASACOR Pernambuco 2024. (Walter Dias/CASACOR)

Projeto de Tarcísio Dantas, esta casa da CASACOR Pernambuco representa as mulheres do agreste nordestino que migraram para a capital em busca de novas oportunidades. Inclusive, o nome do espaço é uma homenagem à mãe do arquiteto. “Meu ancestral não seria diferente se não fosse ela, uma mulher que criou quatro filhos sozinha. Devo tudo à ela. Temos tantas Quitérias no mundo! Quero representá-las por meio da arquitetura com o meu traço”, compartilha o profissional. Destacam-se no projeto o revestimento de pau-a-pique e objetos cotidianos misturados a móveis de design contemporâneo.

13. Cozinha para reunir

Casa Arquitetura - Estúdio Botânico. Projeto da CASACOR Pernambuco 2024.
Casa Arquitetura – Estúdio Botânico. Projeto da CASACOR Pernambuco 2024. (Walter Dias/CASACOR)

Do escritório Casa Arquitetura, este estúdio na CASACOR Pernambuco é um convite para desfrutar de bons momentos. Essa atmosfera calorosa se deve à paleta de cores aconchegantes, ao paisagismo que se mistura ao mobiliário e ao layout fluido. O ambiente foi pensado para alimentar hobbies, como cultivar plantas, pintar, cozinhar, receber e acolher, além de criar novas conexões.

14. Jardim frondoso

Atmosphera Plantas & Paisagismo - Metamorfose. Projeto da CASACOR Pernambuco 2024.
Atmosphera Plantas & Paisagismo – Metamorfose. Projeto da CASACOR Pernambuco 2024. (Walter Dias/CASACOR)

Entrar no ambiente projetado pelo escritório Atmosphera Plantas e Paisagismo na CASACOR Pernambuco é como chegar em uma floresta urbana. A essência do projeto está enraizada na harmonia entre tons de verde, texturas e formas orgânicas. A disposição rítmica da vegetação gera uma verdadeira metamorfose no ambiente, transformando-o em um refúgio de tranquilidade e beleza natural.

15. Memórias, texturas e traços orgânicos

Bruna Tuon Sposito - Living Refúgio de Memórias. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2024.
Bruna Tuon Sposito – Living Refúgio de Memórias. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2024. (Lio Simas/CASACOR)

A arquiteta Bruna Tuon Sposito assina o um espaço na CASACOR Santa Catarina que revisita suas origens, além de refletir sobre o momento atual e o legado que deseja deixar. O ambiente faz referências ao campo e ao mar em uma composição harmônica, ornamentada com peças de antiquário, o livro da avó e a cadeira do bisavô. Para entrelaçar o passado com o presente, ela inseriu obras contemporâneas de designers e artesãos, simbolizando renovação. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade