Continua após publicidade

Materiais naturais são destaque na CASACOR 2024: confira 10 ambientes!

Pedras, madeira, linho e algodão são algumas das texturas trabalhadas pelos profissionais nas mostras pelo Brasil

Por Nádia Simonelli
27 ago 2024, 15h45

Texturas naturais evocam bem-estar, trazem à tona memórias afetivas e nos ajudam a relaxar. Conectados com o tema da CASACOR 2024, que é “De presente, o agora“, os materiais naturais aparecem em grande parte dos projetos criados por arquitetos, designers de interiores e paisagistas nas mostras pelo Brasil. E o que não falta é criatividade com a qual eles usam pedras, madeira, tecidos, couro e outros elementos produzidos a partir de matérias-primas encontradas na natureza. Veja mais em nossa seleção logo abaixo!

1. Atmosfera oriental

Márcio Corrêa - Meu Ryokan. Projeto da CASACOR Brasília 2024.
Márcio Corrêa – Meu Ryokan. Projeto da CASACOR Brasília 2024. (Edgard César/CASACOR)

Márcio Corrêa criou uma interpretação contemporânea de uma tradicional hospedagem japonesa, chamada ryokan, para a CASACOR Brasília. Com 77 m², o ambiente faz um convite a contemplação por meio de uma forte ligação com a natureza. Para criar essa atmosfera, o profissional usou cores e elementos gráficos suaves, além de materiais naturais, como madeira e tecidos. Destaque para a instalação de bambus logo na entrada, móveis em formato de pedras e para o piso e o teto revestidos de madeira certificada.

2. A força dos materiais

Ana Luiza Araujo e Bruna Araujo (A+B Arquitetura) - Living Bar. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2024.
Ana Luiza Araujo e Bruna Araujo (A+B Arquitetura) – Living Bar. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2024. (Jomar Bragança/CASACOR)

A simplicidade da forma encontra a complexidade da natureza neste projeto assinado por Ana Luiza Araujo e Bruna Araujo para a CASACOR Minas Gerais. Da elegância atemporal das pedras, instaladas nas paredes, e elementos de design, à presença da madeira no piso e mobiliário, há camadas de bem-estar e elegância.

Continua após a publicidade

3. Pedra e madeira

Três Arquitetura - Pavilhão Arco. Projeto da CASACOR Brasília 2024.
Três Arquitetura – Pavilhão Arco. Projeto da CASACOR Brasília 2024. (Edgard César/CASACOR)

O projeto dos arquitetos Luciano Pena e Vinícius Alano na CASACOR Brasília integra vários ambientes em 170 m². Imensas claraboias permitem que a laje de concreto fique aparente, além de trazer luz natural. Destaque para a estante feita de madeira e grandes placas de granito verde, que adicionam camadas de texturas da natureza ao espaço.

4. Foco na cabeceira

SKF Arquitetura e Interiores - Suíte Navona. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024.
SKF Arquitetura e Interiores – Suíte Navona. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Carolina Mossin/CASACOR)

Assinada por Thauana Kairala e João Victor Santanna na CASACOR Ribeirão Preto, essa suíte exibe uma estética atemporal, permeada por materiais naturais. A combinação do mármore travertino navona com madeira traz sofisticação ao projeto, que destaca também as cores neutras e o jogo de texturas. Destaque para a cabeceira adornada com uma placa de pedra de bordas irregulares. “Faz parte da nossa personalidade sugerir elementos atemporais, com o uso de materiais que são adorados em todas as épocas e culturas. O objetivo é apresentar um ambiente admirado por todas as idades”, explicam.

Continua após a publicidade

5. Mix natural

Quadratti Arquitetura - Loft Habitare by German. Projeto da CASACOR Brasília 2024.
Quadratti Arquitetura – Loft Habitare by German. Projeto da CASACOR Brasília 2024. (Edgard César/CASACOR)

A dupla Andrea Nomura e Tanara Machado buscou inspiração em vivências pessoais e viagens para criar este projeto de 130 m² na CASACOR Brasília. Em um ambiente integrado e fluido, as arquitetas exploram as texturas naturais dos tecidos, madeira, pedras rústicas e fibras e as combinam com piso de cimento, estantes de metal e vidro. Destaque para o mobiliário com design italiano revestido de couro e tecido que traz sofisticação ao espaço.

6. Toque rústico

Ricardo Secunho e Yasodhara Chaibub - Varanda Oásis. Projeto da CASACOR Brasília 2024.
Ricardo Secunho e Yasodhara Chaibub – Varanda Oásis. Projeto da CASACOR Brasília 2024. (Plínio Ricardo/CASACOR)

Criado pela Rysc Arquitetura na CASACOR Brasília, este espaço gourmet de 120,80 m² apresenta uma cozinha super equipada em um living aconchegante, com adega e paisagismo integrado à varanda. Madeira, pedras naturais, tecidos e cordas náuticas marcam o projeto que tem obras do artista fotográfico brasiliense Plinio Ricardo.

Continua após a publicidade

7. Clima de bem-estar

Rodrigo Moura e Daniela Jabour - Sala do Piano. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2024.
Rodrigo Moura e Daniela Jabour – Sala do Piano. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2024. (Estúdio NY18/CASACOR)

A abordagem minimalista se traduz em linhas limpas que reforçam a eficiência do design no projeto criado por Rodrigo Moura e Daniela Jabour na CASACOR Minas Gerais. Sem excessos, cada elemento arquitetônico é cuidadosamente considerado para criar uma atmosfera que convida à contemplação e à permanência. A elegância do ambiente é realçada pela integração sutil de materiais naturais, como madeira e pedra, adicionando texturas suaves que proporcionam uma agradável sensação tátil.

8. Homenagem ao fazer manual

Joana Hardy - Loja da Vila Cerâmica. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2024.
Joana Hardy – Loja da Vila Cerâmica. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2024. (Jomar Bragança/CASACOR)

A proposta de Joana Hardy é traduzir a essência do universo da cerâmica por meio de texturas, materiais naturais, como madeira e tecido, e cor em seu projeto na CASACOR Minas Gerais. Trata-se de um espaço acolhedor, que mescla mobiliário vintage e contemporâneo com fluidez. As luminárias de tecido foram desenhadas pela arquiteta.

Continua após a publicidade

9. Oásis de relaxamento

Morada Serena - Bárbara Antunes. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2024.
Morada Serena – Bárbara Antunes. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2024. (Daniel Mansur/CASACOR)

Bárbara Antunes criou um refúgio tranquilo e acolhedor para a CASACOR Minas Gerais, com o objetivo de convidar os visitantes a se reconectarem com o bem-estar. A paleta de cores claras e neutras traz calma e serenidade, enquanto elementos naturais como bambu, sisal, linho e mármore travertino bruto, além do paisagismo, enriquecem o ambiente. O espaços oferece spa, pilates e esmalteria para promover descanso e autocuidado.

10. Memórias afetivas ativadas

Bruno Ortega - Equilíbrio Deca. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024.
Bruno Ortega – Equilíbrio Deca. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Carolina Mossin/CASACOR)

Assinado por Bruno Ortega, este ambiente na CASACOR Ribeirão Preto evoca a afetividade de um banho de chuva. Para o profissional, a integração de elementos naturais na arquitetura é essencial para oferecer refúgio em meio à vida contemporânea. Essa integração surge também no uso da pedra nas paredes, que traz rusticidade. Como contrapontos, o mármore e a madeira escura proporcionam elegância.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Pular para o conteúdo