Artboard Created with Sketch.

Julho sem plástico: pequenas atitudes que fazem toda diferença!

Em 2011, o Earth Carers Waste Education, na Australia, criou a campanha com o intuito de conscientizar a população sobre a poluição do plástico

 (Divulgação/CASACOR)

Você sabia que os resíduos plásticos demoram meio milênio para começarem a se decompor? Esse material é tido como um dos mais poluentes do meio ambiente, e seu tempo de uso é mínimo, tornando-o totalmente desnecessário. São canudos, copos, cotonetes, talheres, sacolinhas, absorventes, garrafas, entre outros utensílios que são usados por segundos e depois descartados, causando poluição de mares, rios e criando problema com a fauna e a flora, e principalmente os animais marinhos. 

 (Reprodução/CASACOR)

Estima-se que resíduos plásticos provoquem, anualmente, a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos. No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por embalagens, são 25 mil toneladas que vão parar, todos os dias, nos depósitos de lixo. Esse volume encheria mais de dois mil caminhões de lixo, que, colocados um atrás do outro, ocupariam quase 20 quilômetros de estrada.

Ou seja, as embalagens, quando consumidas de maneira exagerada e descartadas de forma regular ou irregular – em lugar de serem encaminhadas para reciclagem – contribuem e muito para o esgotamento de aterros e lixões, dificultam a degradação de outros resíduos, são ingeridos por animais causando sua morte, poluem a paisagem, causam problemas na rede elétrica (sacolas que se prendem em fios de alta tensão), e muitos outros tipos de impactos ambientais. (Fonte: Ministério do Meio Ambiente)

Projeto Earth Carers

Projeto Earth Carers (Reprodução/CASACOR)

Pensando neste problema globalizado que, em 2011, a equipe do Earth Carers Waste Education, na Australia, criou a campanha Plastic Free July (julho livre de plástico), com o intuito de minimizar o uso do material e conscientizar a população sobre a poluição que é causada pela utilização do plástico. Hoje, a iniciativa virou ONG e tomou rumos globais, alcançando mais de 150 países. Você pode se inscrever para a campanha oficial no site, e em todas as semanas do mês, os organizadores enviam dicas de como viver sem plástico.

 (Reprodução/CASACOR)

A proposta da campanha é incentivar o não uso e propagar as informações no mês de julho, e espera que isso reverbere o ano todo. Listamos abaixo algumas das pequenas atitudes diárias que podem fazer toda a diferença no meio ambiente:

  • Levar sempre uma garrafa de inox ou vidro pra evitar as garrafas de água feitas de plástico;
  • Ter sempre um copo ou caneca pra recusar os descartáveis;
  • Dizer não pros canudinhos ou ter um seu reutilizável sempre na bolsa;
  • Ao fazer compras, levar uma ecobag ao invés de usar as sacolinhas de plástico;
  • Usar cotonetes só se realmente necessário (até porque faz mal para o ouvido) e escolher sempre os de haste de papel.
  • Recusar comprovante ou 2ª via da compra no cartão.

 (Reprodução b.live/CASACOR)

Hoje as opções de substitutos para o plástico são muitas e diversas empresas estão se especializando nessas mercadorias para promover e propagar a sustentabilidade no dia a dia da sociedade. Uma dessas marcas sustentáveis e eco-friendly é a b.live, que oferta canudos de vidro e de inox, copos Menos 1 Lixo, escovas de bambu, algodão e buchas ecológicas que possuem impacto ambiental zero e são os melhores substitutos do plástico. A empresa é super nova e têm alcançado metas inesperadas, provando que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o planeta e a gestão de resíduos. A b.live atua no Instagram com produtos lindos e de qualidade, e é parceira de conteúdo da CASACOR São Paulo.

 (Divulgação/CASACOR)

Outra marca, que estará presente na CASACOR Minas Gerais é a Mentah, responsável pela produção de um canudo de vidro que evitará o uso do plástico em todo o período do evento. A empresa surgiu de um movimento originário do Rio de Janeiro, prezando pela vida sustentável e contribuindo para a redução do lixo plástico no dia a dia. Por ser transparente e mais largo que o normal, o canudo é lavável e esterilizável a altas temperaturas. O visitante que for a CASACOR Minas Gerais poderá comprar o utensílio, que acompanha uma escova de higienização e capinha protetora de tecido.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Aceito receber ocasionalmente ofertas especiais e de outros produtos e serviços do Grupo Abril.
Política de Privacidade
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.