Continua após publicidade

CASACOR Goiás avança em conquistas sustentáveis

Além criar um processo de coleta seletiva e direcionamento de resíduos, a mostra também ofereceu palestras de conscientização aos participantes das obras

Por Victor Lessa
Atualizado em 7 jun 2017, 14h25 - Publicado em 2 jun 2017, 18h46
(Divulgação/CASACOR)

Resíduos de construção sempre representaram problemas sérios no Brasil e no mundo. O que fazer com as sobras? Dá para reutilizar? Se sim, como transformar algo considerado “lixo” em uma matéria bonita e atraente aos olhos? Essas são algumas das perguntas feitas de forma corriqueira (recentemente, com maior intensidade) em canteiros de obras.

A preocupação mira, a partir da primeira década deste século (com as Metas do Milênio, divulgadas pela ONU), não apenas na destinação de insumos sobrepujantes, mas também na diminuição de materiais usados em todas as áreas. Ainda, com a inserção de elementos cultivados de forma responsável como a madeira certificada ou de reflorestamento, e o alumínio reciclado.

(Divulgação/CASACOR)

Essas preocupações, é claro, também estão presentes nas elevações de CASACOR mundo afora (confira o relatório de sustentabilidade da mostra clicando aqui). Há algum tempo, as preocupações migraram para ações efetivas na CASACOR Goiás, que passou a conscientizar os profissionais participantes do evento, bem como a gerenciar os seus resíduos de forma contundente.

Continua após a publicidade

“Esse é um caminho sem volta e ainda bem que é. Cuidar da natureza, do meio ambiente e preparar um futuro melhor para o planeta e para nós também tem que ser pauta recorrente em nossas ações e discussões”, revela Sheila Podestá, franqueada da mostra goiana.

(Divulgação/CASACOR)

Para colocar em prática as ideias de sustentabilidade da CASACOR Goiás, os franqueados firmaram parceria com a Nature, capitaneada por Gaudio Fleury, que também é presidente da ASCICLO (Associação das Empresas de Manejo, Reciclagem e Gerenciamento de Resíduos do Estado de Goiás). A partir da parceria, estabeleceu-se a melhor forma de racionalizar, reutilizar, reciclar e dispor corretamente os resíduos gerados durante as obras e a realização do evento, assegurando a correta e adequada triagem, acondicionamento, armazenamento temporário, transporte e destinação para os resíduos sólidos.

“A CASACOR e o Grupo Nature formaram um casamento perfeito. Um evento grandioso, com responsabilidade ambiental por partes de todos os envolvidos. Tenho certeza que o nosso trabalho ecoará. Servirá de inspiração não só para os arquitetos, mas para os trabalhadores envolvidos nas obras, suas famílias, para outros eventos e construções civis em geral”, afirma o empresário Gáudio Fleury.

Continua após a publicidade
(Divulgação/CASACOR)

A ideia é alcançar a meta de mudar o fim dos resíduos, para um recomeço de 100% destes insumos, com novas utilidades e direcionamentos. “Sustentabilidade está em alta, mas é muito difícil sair da teoria e colocar soluções ambientais na obra. Por isso a preocupação com o meio ambiente é totalmente ligada à educação. Na CASACOR desenvolvemos o projeto arquitetônico onde se é possível viver bem e não agredir a natureza.” conclui Eliane Martins, franqueada da mostra.

SERVIÇO CASACOR GOIÁS 2017

QUANDO?

De 12 de maio a 21 de junho de 2017

De terça a sexta-feira das 15h às 22h

Sábado e domingo das 12h às 22h

ONDE?

Colégio José Carlos de Almeida – Rua 23, Centro, Goiânia – GO

QUANTO?

Ingresso inteira R$46

Ingresso Meia R (mediante a comprovação)

Continua após a publicidade

Passaporte R$150

Compre seu ingresso online clicando aqui!

 

 

Publicidade
Pular para o conteúdo