Livro conta a história do Rio de Janeiro através da arquitetura

O Guia da Arquitetura do Rio de Janeiro convida o leitor a se aventurar em mais de 700 verbetes e 400 fotos que retratam a história das construções da cidade

Por Alex Alcantara Atualizado em 3 mar 2017, 16h00 - Publicado em 2 ago 2016, 16h55
Central do Brasil_GuiadaAqruitetura_Crédito_ Cesar Barreto

Com mais de 700 verbetes e 400 fotos, a maioria clicadas por Cesar Barreto, o Guia da Arquitetura do Rio de Janeiro, da Editora Bazar do Tempo, convida o leitor a não só ler uma história da construção da cidade, mas também a se aventurar e conhecer profundamente os ícones e pontos mais importantes do Rio.

Cidade-das-Artes_GuiadaArquitetura_-Crédito_Cesar-Barreto

A publicação, com mais de 500 páginas, retrata o crescimento do Rio, desde 1565, sua data de fundação, até o último refúgio de sua expansão atual, a Zona Oeste. Apresenta também um percurso de visitação, com dados detalhados sobre cada um dos imóveis e outros bens abordados.

Colônia-Juliano-Moreira_GuiadaArquitetura_Crédito_Cesar-Barreto

Dividido em 27 regiões, os capítulos seguem o caminho da expansão da cidade, apresentando uma ficha técnica completa, que informa endereço, data de construção e de reformas, nome dos arquitetos responsáveis, se o imóvel é tombado ou não. Tudo isso foi organizado em mais de 400 fotos feitas, a maioria, pelo fotógrafo Cesar Barreto, além dos cliques de Amércio Vermelho, de acervos históricos e de outros colaboradores.

Conjunt Marques S Vicente e Planetario_GuiadaArquitetura_Crédito_Cesar Barreto

Dentre os ícones destacados, encontram-se a Igreja e o Mosteiro de São Bento, o Palácio Gustavo Capanema, o Parque do Flamengo entre outros.

Galpao da Cidadania_GuiadaAqruitetura_Crédito_ divulgacao

A favela recebe um ensaio assinado pelo arquiteto e professor titutla da UFRJ, Flávio Ferreira, em que é analisado este estilo de conglomerado habitacional que se tornou parte, não apenas da urbanização, mas também da cultura da cidade.

Hangar-do-Zeppelin_GuiadaArquitetura_Crédito_Américo-Vermelho

A elaboração ficou por conta de um conselho de conteúdo formado por Farès El-Dahdah, professor e diretor do Humanities Research Center da Rice University, em Houston; Gustavo Rocha Peixoto, professor titular da UFRJ e especialista em arquitetura do Império; Marcos Moraes de Sá, arquiteto e especialista em arquitetura colonial; Carlos Eduardo Comas, arquiteto e professor titular da UFRGS; Mozart Vitor Serra, economista e urbanista; Cláudia Carvalho, arquiteta-chefe da Casa de Rui Barbosa e Cláudia Brack, arquiteta e urbanista e gerente de Paisagismo da Fundação Parques e Jardins. A coordenação de conteúdo é de Maria Helena Salomom, arquiteta da prefeitura do Rio de Janeiro.

Hospital da Lagoa_GuiadaAqruitetura_Crédito_Cesar Barreto

“Partimos do ponto onde a cidade nasceu e procuramos acompanhar o seu desenvolvimento. Ou seja: para onde ela foi crescendo, nós fomos acompanhando”, conta a editora Ana Cecilia Impellizieri Martins, da Bazar do Tempo. 

Museu-da-Imagem-e-do-Som__GuiadaArquitetura_Crédito_Américo-Vermelho

O projeto tem patrocínio da prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura e será lançado em duas edições, uma em português e outra em inglês, no dia 3 de agosto, a partir das 19h, na livraria Travessa Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – loja 205 A).

Continua após a publicidade
Publicidade