Design e tecnologia se destacam na Garagem Renault da CASA COR Minas

Os visitantes vivenciam a experiência de estar em um espaço que, além de acomodar o carro, funciona como uma elegante galeria de exposições e uma despojada área social

Por Daniela Hirsch Atualizado em 3 mar 2017, 16h08 - Publicado em 21 set 2015, 19h37

Em uma área de 50 m², o escritório de arquitetura SJ2a criou uma garagem com poucos elementos, mas de forte impacto visual. “Nosso ponto de partida foi um executivo antenado, que valoriza design e tecnologia não apenas associado a seu carro, mas em sua casa também. Ele ainda é um apreciador de arte e de bons livros”, detalha Sérgio Viana, um dos sócios do escritório. A fim de tornar a circulação livre no ambiente, os únicos móveis soltos são um balcão e duas banquetas. Ali o morador prepara drinques, recebe os amigos e assiste a filmes e shows na ‘video wall’, instalada na parede oposta à do balcão. Com o restante do espaço desocupado, o Novo Fluence, da Renault, pode ser estacionado em diferentes posições. Mas em qualquer uma delas, a iluminação difusa com fitas de LED – obtida por meio de uma lona que reveste todo o teto, garante a claridade necessária para as atividades que acontecem na garagem.

01-GARAGEM-RENAULT-MG

Ao fundo, na parede de concreto, dois nichos revestidos com vidro preto são utilizados para acomodar objetos de arte e livros. Repare que o piso cimentício monolítico não possui emendas, seguindo a mesma linguagem obtida com a lona no teto.

02-GARAGEM-RENAULT-MG

Graças ao desenho arrojado, o balcão extrapola sua função e também faz as vezes de escultura. A estrutura de madeira da peça recebeu acabamento de laca amarela brilhante. Atrás da peça, o morador exibe fotografias de arte garimpadas em galerias e viagens.

03-GARAGEM-RENAULT-MG

Como alternativa, em vez de ficar parada entre o balcão e o ‘video wall’, o Novo Fluence também fica estacionado próximo à parede revestida de mosaico de madeira teka, com acabamento ebanizado. 

Continua após a publicidade
Publicidade