Continua após publicidade

Como organizar coleções por profissionais da CASA COR Brasília 2015

A arquiteta Silvana Andrade, que assina o Living do Colecionador da CASA COR Brasília 2015 dá várias dicas para transformar o hobby em item de decoração

Por Alex Alcantara
Atualizado em 3 mar 2017, 16h06 - Publicado em 22 out 2015, 15h51
Projeto Silvana Andrade_Casa Cor 2015_Foto Edgard César (3)

Além de hobby, colecionar objetos pode ser um item aliado à decoração de um ambiente. Na hora de dispor peças, deve se ter muito cuidado com alguns detalhes como iluminação, disposição e posição para que o décor do espaço fique harmonioso. A CASA COR Brasília 2015 está repleta de dicas, e a primeira delas, dada por Silvana Andrade que assina Living do Colecionador é: “selecionar as coleções por tema e, com muita sensibilidade, organizá-las pelo ambiente”. A dica serve para não deixar o espaço poluído visualmente e sem uma identidade específica.

Projeto Silvana Andrade_Casa Cor 2015_ Foto Gilberto Cardoso (6)

A arquiteta ainda ressalta que “a iluminação pontuada, dosada, e valorizando algumas peças também é fundamental para que a coleção ganhe destaque em um ambiente”, seja ele uma sala, um living, um quarto ou até mesmo um corredor. “Um bom projeto luminotécnico seleciona alguns pontos e peças que devem ser destacadas, criando um cenário mágico e encantador”, ensina a profissional.

Projeto Silvana Andrade_Casa Cor 2015_Foto Edgard César (1)

A forma de exposição de objetos “vai depender do tipo e tamanho da coleção”. Peças pequenas, por exemplo, podem ser expostas em caixas de vidro ou acrílico sobre a mesa de centro, em uma estante ou em nichos na parede. “Tudo é permitido e a criatividade traz resultados incríveis”, ressalta Silvana, que ensina também que “os objetos maiores podem estar numa estante, agrupados, ou mesmo espalhados pela casa, uma vez que é fácil perceber quando se trata de um tema exposto de diversas formas e de diversos lugares”.

Continua após a publicidade
Projeto Silvana Andrade_Foto Edgard Cesar (1)

Para Silvana, o momento certo de começar uma coleção é quando um determinado objeto ganha um carinho especial do colecionador. “É muito subjetivo e pessoal o que nos encanta num universo infinito de opções. Minha dica é: percebam de que forma objetos te encantam e atraem sua atenção – são eles que deverão ser guardados com todo carinho”, destaca.

Projeto Silvana Andrade_Foto Edgard Cesar (4)

CASA COR Brasília 2015

Quando: de 29 de setembro a 10 de novembro.

Continua após a publicidade

Horário: de terça a domingo (e feriados), das 12h30 às 22h.

Onde: Comercial da QI 9 do Lago Sul, lote D. Antigo Inacor (Instituto Nacional do Coração).

Ingressos: R$ 44 (inteira), R$ 22 (meia para estudantes e pessoas com 60 anos ou mais). Crianças até 11 anos não pagam..

Special Sale: 9 e 10 de novembro.

Publicidade