Artboard Created with Sketch.

8 construções que lembram ovos de Páscoa

Para arquitetos e engenheiros, construções curvas podem ser grandes desafios, mas trazem uma liberdade criativa e poética refletidas em arquiteturas com conceitos inovadores

Dizia o poeta e dramaturgo alemão, Bertolt Brecht: “perante um obstáculo, a linha mais curta entre dois pontos pode ser a curva”. Mas para os arquitetos e engenheiros, um empreendimento construído com um formato não linear, arredondado ou oval, pode ser um desafio.

“Os maiores desafios de uma construção oval, estão na elaboração das formas da estrutura de concreto armado, pois elas deverão ser, de preferência industrializadas e no caso de estrutura metálica, também deverá ser feita sob encomenda. Além disso a mão de obra deverá ser competente e qualificada para atender corretamente o projeto, prumo e alinhamento”, explica a engenheira Rejane Saute Berezovsky, diretora de Relações Institucionais do IBAPE/SP.

Além de se levar em conta os materiais para estruturar esses empreendimentos de curvas, os cálculos imposto no projeto são complexos e muitas vezes confusos. “Por serem estruturas ovais, menos comuns nas construções, às vezes nos projetos, é necessário a contratação de empresas específicas para o cálculo e realização destas construções. Muitas vezes precisam até softwares específicos para o cálculo das tensões e desenho executivo para a obra˜, enfatiza Otávio Pepe, engenheiro e diretor da empresa SAS Protensão.

Porém, não são só dificuldades que permeiam os projetos ovais. As linhas curvas permitem uma maior criatividade e possibilidades visuais para um conceito arquitetônico. E comprovamos isso com oito construções pelo mundo, que são ovais, charmosas, inovadoras e lembram ovos de Páscoa. Confira abaixo a lista delas!

the-oval

 (/)

The Oval: Com 16 andares, localizado em Limassol, no Chipre (Europa), o empreendimento tem uma vista para o mar de tirar o fôlego. O projeto assinado por Tom Wright, arquiteto e co-fundador da WKK Arquitects e patenteado pela empresa Atkins, trata-se de um edifício comercial, voltado para locação de escritórios. O imóvel foi construído com materiais sustentáveis, que minimizam as emissões de carbono, consumo de energia e água. Uma outra estratégia adotada foram o uso de paredes de vidro que emitem luz natural durante todo o dia e minimizam o calor. Além disso, os sistemas de ventilação, aquecimento e água estão nos mais elevados padrões ambientais. “Nossos projetos de arquitetura, em todo o mundo, sempre visam responder às condições e exigências do clima, cultura e economia variados”,  explica Hakim Khannouchi, diretor de design da Atkins. “Neste caso, a forma distintiva oval foi inspirada nas pedras arredondadas encontradas na costa de Limassol, criando um contraste com a paisagem urbana. Assim, o prédio se destaca como único e sustentável. É uma fantástica adição ao nosso portfólio”, enfatiza. O projeto sera finalizado e entregue para uso em 2017. Veja o vídeo explicativo do projeto nesse vídeo, clicando aqui!

1280px-Torre_Agbar_and_Glories

 (/)

Torre Agbar: Barcelona impressiona a todos por sua arquitetura mista. Mas o que chama a atenção dos visitantes é o prédio de 142 m de altura e 34 andares, além de quatro pisos subterrâneos. O imóvel é considerado o terceiro mais alto da cidade. Foi projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel que se inspirou nas obras gaudianas, como os campanários da Sagrada Família, bem como os característicos pináculos da montanha de Montserrat. Iniciado em 1999, a construção prolongou-se por seis anos e foi inaugurada em 2005 pelo Rei da Espanha. A torre é propriedade do grupo multinacional Agbar, que no edifício possui sua sede corporativa. O que deixa o empreendimento ainda mais exótico são os 45 mil dispositivos luminosos, que são colocados em funcionamento de forma independente, através da tecnologia LED (Light Emitting Diode). O sistema permite projetar 16 milhoes de cores, graças a um sofisticado sistema de hardware e software. Até ao piso 26, em que o edifício apresenta a forma de um cilindro, é essencialmente constituído por concreto e vidro. A partir do vigésimo sexto andar até à cúpula foram utilizados aço e vidro. A superfície do edifício é constituída por placas de alumínio coloridas.

st

 (/)

O St. Mary Axe: Apelidado de The Gherkin, pelo seu formato oval, o prédio fica localizado em Londres e foi o primeiro arranha-céu construído no meio da cidade. A torre tem 180 m de altura, 47 mil m² e 40 andares. No topo, há restaurantes que recebem eventos privados e oferecem jantares com vistas panorâmicas para Londres. A variação do diâmetro, que mede 49 m na base, 56,5 m na parte mais larga, estreitando-se para 26,5 m no último andar, confere ao prédio a forma oval que lhe valeu o apelido de pepino, mas que, favorece o fluxo dos ventos ao redor da fachada, diminuindo a pressão sobre a estrutura do prédio e evitando que se direcionem para o nível do solo, onde poderiam afetar os pedestres. O projeto foi assinado por Norman Foster, construído entre 2001 e 2004, hoje pertencente ao Grupo Safra. É o sétimo arranha-céu mais alto da cidade.

davos-hotel-1

 (/)

Davos Hotel: Considerado “inconstrutível” por especialistas, o hotel projetado pelos arquitetos do escritório Oikos, na Suíça, apresenta uma fachada oval inovadora. Usando técnicas de modelagem e parametrização digitais, os arquitetos desenvolveram um sistema de fachada que apresenta um painel 3D de aço e mais de 62.000 peças individuais envelopadas. A inspiração dos arquitetos foi nas pinhas, que se assemelham aos elementos que revestem o empreendimento e a natureza que o envolta.

the hemloft

 (/)

The Hemloft: Joel Allen era um jovem carpinteiro que decidiu juntar materiais que pessoas descartavam para construir sua casa oval em uma árvore, no meio da montanha Whistler, no Canadá. Ele demorou 3 meses para construí-la, e hoje mora com sua namorada Heidi. Joel não revela a localização exata da casa e mantém firmemente o segredo para viver isoladamente da sociedade. Veja o vídeo da morada de Joel.

topfoto-the_ufo

 (/)

Ufo Room – TreeHotel: Com uma visão totalmente diferente do que estamos acostumados a ter, esse hotel oferece aos seus hóspedes quartos em cima de árvores. E um deles é o Ufo Room, que lembra uma espaçonave alienígena. O quarto oval tem uma circunferência de 30 m², e pode ser acessado por uma escada. Acomoda quatro pessoas, tem dois quartos, banheiro e sala de estar espacial. O Treehotel tem um forte compromisso com o meio ambiente e trabalha para executar o seu trabalho da forma mais sustentável possível. Todos os quartos são pendurados de uma forma que não prejudica as árvores. Todos os quartos dispõem de isolamento, aquecimento por piso radiante, iluminação LED, luminárias eficientes de água, e banheiros de compostagem.

Pavilhao_oca_ibirapuera

 (/)

A Oca: Talvez a construção oval mais conhecida pelos paulistas, a Oca, também conhecida como a calota do Ibirapuera, foi inaugurada em 1954 e projetada por Oscar Niemeyer, que tem as colunas em “v” e “w”, 10 mil m², arcos e abóbadas, linhas curvas, desenhos ondulantes e as formas sinuosas como traços característicos de sua arquitetura. Hoje o local é um pavilhão de exposições.

orquidario-villa-lobos

 (/)

Orquidário Professora Ruth Cardoso: Localizado no Parque Villa-Lobos (SP), o nível do orquidário implanta-se 1,5 m abaixo da linha de terra. Essa solução cria naturalmente um embasamento, a 1,20 do nível do Parque, onde pousa a forma de oca transparente. Uma viga vazada, em arco, estrutura a forma e sugere a escala do orquidário oferecendo o volume de ar necessário para o deslocamento permanente do ar, necessário à delicadeza das orquídeas. O projeto é de Decio Tozzi, inaugurado em 2010, que se inspirou nas formas de “habitat” de culturas africanas, indígenas e pré-colombianas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.