Artboard Created with Sketch.

6 usos criativos do vidro na CASA COR Minas 2015

Para filtrar a entrada do calor, reduzir incidência de raios UV e integrar o interior com o exterior de uma casa: o vidro é versátil e foi bem utilizado na mostra mineira

Neste ano, um dos destaques da CASA COR Minas 2015 foi o uso dos espelhos e vidros: desde os que integram um ambiente com o seu entorno até uma casa inteira toda feita do material

Além de ser versátil, o vidro permite aos arquitetos e designers expressarem seu talento de diferentes formas.  O material filtra a entrada de calor nos ambientes em até 70% e reduz em quase 100% a incidência de raios UV, além de controlar a passagem de ruídos.

Confira seis soluções em vidro da mostra mineira para você se inspirar e utilizá-los também na sua casa!

1-CASACOR-MINAS-VIDROS

 (/)

No Box 16, de Felipe Soares, o vidro é utilizado como forma de integração do interior com o exterior. O ambiente pensado para ser uma casa de férias, oferece um visual bonito e relaxante para a paisagem. O destaque do uso dos vidros fica para as portas pivotantes das duas extremidades do container. A ideia é que elas direcionem a ventilação de forma cruzada, criando um ambiente agradável.

2-CASACOR-MINAS-VIDROS

 (/)

Na Sala de Banho, desenvolvida por Cristina Morethson e Ângelo Coelho, o vidro marca presença de diversas formas: do teto ao chão. Dentro do ambiente o material é utilizado como box e na janela, integrado com uma estrutura de aço. Do lado de fora ele está presente na cobertura de Pergolato e em uma ponte que integra os dois lados externos do ambiente.

3-CASACOR-MINAS-VIDROS

 (/)

No ambiente Café de Hugo Gomes, o espelho de bronze cria uma atmosfera de requinte e sofisticação que um espelho normal não seria capaz. O material dá sutileza à iluminação e valoriza o clima de aconchego do Café. Há ainda um vidro temperado no ambiente que serve como divisória do espaço.

4-CASACOR-MINAS-VIDROS

 (/)

Quando se pensa em um container é difícil imaginar a integração do vidro com o espaço feito integralmente de metal. No entanto, Juliana Lima e Bruna Bonfante conseguiram unir o material muito bem ao seu ambiente, o Container Office. O vidro da linha Habitat divide o container de sua área externa e ainda serve como filtro de calor e raios UV, mantendo o ambiente sempre com uma temperatura agradável.

5-CASACOR-MINAS-VIDROS

 (/)

No ambiente de Ivana Seabra, o Home Office, o espelho é usado em um nível inusitado. Ao invés de estar na altura dos olhos de quem o vê, ele está inserido abaixo da estante. Junto de uma iluminação especial, o espelho ganha uma função que vai além da vaidade, ele serve para refletir a luz e dar um charme especial para o ambiente.

6-CASACOR-MINAS-VIDROS

 (/)

Sem dúvida nenhum o uso mais inovador do vidro dentro é a Casa de Vidro, ambiente de Cristina Menezes. É exatamente isso que você leu: uma casa inteira toda feita de vidro. São 60 m² de vidros Habitat Refletivo, que isola 70% do calor e 100% dos raios UV, mantendo todo o mobiliário protegido dos efeitos do sol e criando uma ambientação agradável. Além disso, o material ainda oferece intimidade para quem está dentro da casa: você vê o lado de fora, mas o lado de fora não consegue ver nitidamente o que acontece no interior. Outro destaque vai para a forma como foi construída: de forma modular sem soldas e com parafusos. Isso facilita a mobilidade da obra, que pode ser desmontada e remontada em qualquer outro lugar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.