Artboard Created with Sketch.

2016: O ano da consagração máxima do arquiteto Paulo Mendes da Rocha

Após ganhar o principal prêmio de Veneza, na Bienal de Arquitetura e o Prêmio Imperial do Japão, o brasileiro recebe medalha de ouro do Royal Institute of British Architects

Docente aposentado da FAU, o arquiteto capixaba Paulo Mendes Rocha, com 87 anos, foi homenageado, no dia 29 de setembro, com a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects (Riba). A cerimônia que será realizada em 2017, em Londres, é reconhecida como uma das maiores honrarias do universo da arquitetura. O prêmio veio em reconhecimento da trajetória desse profissional que já havia recebido além do Leão de Ouro, neste ano, na 15ª Bienal de Arquitetura de Veneza, o 28º Prêmio Imperial de Artes do Japão na categoria arquitetura. O arquiteto e urbanista foi também um dos dois únicos brasileiros a ter recebido o Prêmio Pritzker, em 2006, o mais importante da arquitetura mundial – antes dele apenas o arquiteto carioca Oscar Niemeyer havia recebido o prêmio, em 1988.

Segundo o presidente do Riba, (Institute of British Architects), Jane Duncan, citado no artigo do jornal Estado de São Paulo, Mendes da Rocha foi premiado pelo seu trabalho “revolucionário e transformador”  e ainda afirma Duncan “é um arquiteto com uma incrível reputação internacional, mas, quase que todas as suas obras-primas foram construídas em seu país”.

Entre seus principais projetos, que hoje são vistos como marcos da cidade de São Paulo, estão a reforma da Pinacoteca do Estado (1993/1998), o Museu Brasileiro da Escultura (1986/1995), reforma do Centro Cultural da FIESP (1996/1998). Sem contar com seus projetos mais antigos reverenciados como verdadeiras obras de arte da capital, entre elas estão o Ginásio do Clube Atlético Paulistano (1957) e o Edifício Guaimbê (1962). Há também construções mais polêmicas como a Reconfiguração da Praça do Patriarca (1992/200) e a cobertura sobre a Galeria Prestes Maia, na Praça do Patriarca (2002). Relembre as obras desse grande mestre da arquitetura na galeria de fotos clicadas pelo celebre fotografo Nelson Kon.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.