10 plantas para cultivar no frio segundo especialista

A paisagista Catê Poli listou as espécies de plantas que adoram o frio para quem não abre mão de plantas na decoração

Por Yeska Coelho
Atualizado em 19 Maio 2022, 14h02 - Publicado em 22 jun 2021, 10h10
capa com flores de inverno contendo babosa, hortensias
(Divulgação/CASACOR)

A temperatura caiu e o frio veio para trazer aquela vontade de estar mais e mais no aconchego do lar. Para aqueles que amam usar plantas na decoração, no entanto, as baixas temperaturas podem significar uma dificuldade a mais para selecionar espécies. Para ajudar, a arquiteta e paisagista Caterina Poli traz dicas certeiras de plantas que se dão bem com o frio – as famosas “plantas de inverno“.

Segundo a especialista, “as espécies que vão melhor no frio são aquelas de clima menos tropical, geralmente não-nativas”. Isso porque o inverno brasileiro vem acompanhado de um período de seca em que as chuvas são menos abundantes. Por essa razão, Cate dá a dica de sempre lembrar de regar as plantas, e se preparar para um período de “dormência”, já que não é comum se ver plantas brotando durante o frio.

A seguir, confira uma lista com 10 plantas de frio para cultivar durante as estações mais geladas do ano:

Alecrim

alecrim é uma das flores indicadas para o frio
(Thinkstock/CASACOR)

O alecrim é uma erva com aroma forte muito utilizada na decoração por trazer um cheiro agradável e tranquilizador. É uma planta indicada para o frio, já que aprecia a temperatura ambiente e gosta de luz solar direta sem excesso. Vale o recado de que a planta não deve ficar exposta a temperaturas muito baixas – como no caso de locais que esporadicamente passam por geadas.

Azaléia-pink

azaleia pink indicada para o frio
(Pinterest/CASACOR)

A Azaléia-pink não só se adequa melhor às baixas temperaturas, como de fato é uma planta de frio, pois surge em diversas épocas do ano, mas especialmente nas estações mais frias. Trata-se de uma espécie muito versátil que se adapta a diferentes temperaturas e ambientes internos e externos.

Babosa

Babosa além do uso para cosméticos também é uma aposta de cultivo para o frio
(ShutterStock/CASACOR)

A babosa é uma planta que vem se tornando mais popular a cada dia, seja para compor um jardim ou pela sua contribuição cosmética. Durante os dias mais frios, a babosa pode ser uma grande aliada para purificar o ambiente. A vantagem de cultivar essa espécie durante o frio é que ela é bastante rústica e sobrevive a temperaturas de até 4ºC.

Hortênsia

hortênsia é uma flor de inverno indicada para ambientes externos e internos
(Divulgação/CASACOR)

Perfeitas para decorações delicadas e charmosas, as Hortênsias possuem coloração que varia entre azul e lilás. Elas são ótimas plantas de frio pois se dão bem com temperaturas amenas. Sua floração pode acontecer até sete meses depois do plantio.

Ipê-branco

ipe-branco floresce no inverno
(Pinterest/CASACOR)

O Ipê é uma espécie de planta que se torna muito cativante durante as temperaturas mais frias por sua volatilidade. Durante o inverno, os ipês costumam ter diferentes cores, como roxo e rosa no começo da estação, seguindo para amarelo e finalizando a temporada fria no Brasil com o tom de ipê-branco.

Jasmim dos poetas

Jasmim dos poetas
(Divulgação/CASACOR)

O Jasmim dos poetas é também conhecida como “jasmim de inverno” por sua adaptabilidade com as temperaturas mais baixas. Trata-se de uma espécie muito romântica e delicada, perfeitas para compor jardins – além disso, exalam um perfume poderoso. São plantas indicadas para outono e inverno principalmente.

Lavanda

lavanda é uma flor de inverno com aroma agradável
(Pinterest/CASACOR)

A Lavanda é uma planta de inverno muito querida por suas propriedades tranquilizantes que despertam a criatividade – não é à toa que boa parte dos óleos aromatizadores possuem o aroma dessa espécie. A lavanda costuma florescer no outono e no inverno, e é resistente a temperaturas mais frias, suportando inclusive geadas ocasionais.

Melaleuca

melaleuca flor de inverno
(Divulgação/CASACOR)

Conhecida por seus óleos essenciais, a melaleuca também é uma planta queridinha para as estações mais frias. Famosa por ser uma árvore de casca fria, trata-se de uma espécie originária da Austrália cujo cultivo é popular em países mais frios como os da Europa e da Ásia.

Moréia Branca

Moreia-branca é uma flor indicada para o frio pois precisa de pouca água
(Divulgação/CASACOR)

A Moréia Branca é uma espécie bastante indicada para compor jardins externos. Ela floresce durante as estações mais frias, e por isso leva o título de planta de frio. Essa planta consegue suportar – e até prefere – ficar em regiões de baixa luminosidade, além disso, também não é indicado deixar a Moréia branca com muita água.

Pitangueira

Pitangueira
(Wikimmedia Commons/CASACOR)

O inverno é sem dúvidas a melhor época para cultivar pitangueiras, uma planta nativa que se dá muito bem com o clima frio. Apesar disso, é preciso se atentar para a rega, já que é uma espécie que exige um alto consumo de água.

Publicidade