Continua após publicidade

TV Cultura e Coral criam quadro que aborda a arquitetura afro-brasileira

Novo espaço no programa Estação Livre fala sobre representatividade e características da arquitetura afro-brasileira apagadas pelo tempo

Por Redação
13 dez 2023, 12h51

O Estação Livre, da TV Cultura, programa que valoriza a cultura negra e a diversidade do Brasil, ganhou um novo quadro, que segue pelo mês de dezembro. Chamado Arquitetura Afro-brasileira, o espaço criado em parceria com a Tintas Coral conta com a curadoria do Instituto de Fomento à Arquitetura Afro-brasileira e aborda, em episódios semanais, temáticas importantes neste segmento.

“Para nós é extremamente gratificante termos a presença dessas mulheres num programa como o Estação Livre que, ao longo do tempo, tem se afirmado como um espaço de celebração e discussão das questões da população preta no Brasil. A integração disso com o posicionamento de marcas importantes – como a Coral – com certeza vai amplificar ainda mais esse espaço”, diz Eneas Pereira, diretor de Programação e VP executivo da TV Cultura.

Programa tem parceria Tintas Coral e curadoria do Instituto de Fomento à Arquitetura Afro-brasileira
Programa tem parceria Tintas Coral e curadoria do Instituto de Fomento à Arquitetura Afro-brasileira (Divulgação/CASACOR)

Logo no primeiro episódio, o espectador conhece o Projeto Arquitetas Negras que, recentemente, fundou o Instituto de Fomento à Arquitetura Afro-brasileira. Gabriela de Matos, Audrey Carolini e Thamires Mendes falam sobre os primeiros passos do projeto, suas conquistas em cinco anos de existência, expectativas e planos para o futuro.

Outros temas abordados ao longo de seis episódios que vão ao ar toda sexta-feira à noite são Cultura arquitetônica negra, com a participação de Gabriela de Matos, Sheroll Martins e Vilma Patrícia Silva; Como é o empreender dos profissionais negros na arquitetura, com Kaísa Isabel e Yara Elias; A importância das cores na representação da arquitetura, com Audrey Carolini e Josi Benegate; Tem obra, e agora?!, com Nauany Xavier e Thamires Mendes; e Representação no decor|artes, com Thamires Mendes e Monique Silva.

Continua após a publicidade
Gabriela de Matos - Agô, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Agô, por Gabriela de Matos- Projeto da CASACOR São Paulo 2021. (Salvador Cordaro/CASACOR)

Espaços para dar voz e discutir a importância de maior representatividade feminina e negra ganham ainda mais relevância quando levantamentos como o realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em 2020, mostram que somente 4,33% dos arquitetos e urbanistas se autodeclaram negros, enquanto 78,14% se denominam brancos.

A mesma pesquisa apontou que 27% dos arquitetos e urbanistas desempregados são mulheres negras, assim como as arquitetas negras sofrem 16 vezes mais assédio sexual no ambiente de trabalho e seu rendimento salarial é quase a metade do que um homem branco ganha.

Lançado em março de 2021, o programa é apresentado por Cris Guterres, jornalista e empreendedora considerada pela revista Forbes Brasil uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Estação Livre vai ao ar às sextas-feiras, a partir das 22h, com reprise aos sábados, às 6h, na TV Cultura. O programa também pode ser visto no YouTube.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade