Continua após publicidade

Trio de arquitetos catalães levam o Prêmio Pritzker 2017

Pela primeira vez na história do maior prêmio de arquitetura mundial, três arquitetos catalães ganham o Pritzker. Confira quem são e seus projetos!

Por Redação
Atualizado em 3 mar 2017, 15h59 - Publicado em 1 mar 2017, 16h42
Rafael Aranda, Carme Pigem and Ramon Vilalta
Rafael Aranda, Carme Pigem and Ramon Vilalta (avier Lorenzo Domínguez)

Prêmio Pritzker é considerado o principal evento da arquitetura mundial, onde são selecionados profissionais que tenham elaborado projetos pautados em três princípios: solidez, beleza e funcionalidade.

Bell–Lloc Winery, 2007, Palamós, Girona, Spain
Bell–Lloc Winery, 2007, Palamós, Girona, Spain (Hisao Suzuki)

Nesta sua 39ª edição, o prêmio teve três profissionais vencedores – o que é inédito em sua história. Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta, arquitetos catalães do estúdio RCR Arquitectes, ganharam o Pritzker 2017. O trio é originário de Olot, na região espanhola da Catalunha e estão juntos desde 1988. 

El Petit Comte Kindergarten, 2010, Besalú, Girona, Spain In collaboration with J. Puigcorbé
El Petit Comte Kindergarten, 2010, Besalú, Girona, Spain In collaboration with J. Puigcorbé (Hisao Suzuki)

O anúncio do vencedor foi feito hoje (1º de março), por Tom Pritzker, presidente da Hyatt Foundation. “O trabalho deles passa desde espaços públicos e privados a centros culturais e instituições de ensino, e a habilidade deles de relacionar intensamente o meio ambiente especificamente para cada trabalho é uma prova de seu processo e profunda integridade”, declarou.

La Lira Theater Public Open Space, 2011, Ripoll, Girona, Spain In collaboration with J. Puigcorbé
La Lira Theater Public Open Space, 2011, Ripoll, Girona, Spain In collaboration with J. Puigcorbé (Hisao Suzuki)

Seus projetos destacam a materialidade e as técnicas construtivas – fazendo intenso uso da cor, transparências e luz – e abrangem uma ampla gama de programas, de museus e teatros a escolas e residências. Entre eles estão: o La Cuisine Art Center e o Soulages Museum, ambos na França, além do La Lira Theater Public Open Space, na Espanha. 

Les Cols Restaurant Marquee 2011 Olot, Girona, Spain
Les Cols Restaurant Marquee 2011 Olot, Girona, Spain (Hisao Suzuki)

“Quando começamos um projeto, temos muito interesse em visitar o lugar. Estamos acostumados a ‘ler’ o local como se falasse conosco com seu próprio alfabeto – um alfabeto estabelecido entre o site e nós. Também é muito importante estudar o que devemos fazer lá. Não gostamos de começar com uma tipologia ou suposições”, explica Carme Pigem.

Cada projeto desses arquitetos é especial e intransigente de seu tempo e lugar. Suas obras são sempre o fruto de uma verdadeira colaboração e serviço à comunidade. Eles entendem que a arquitetura e seus arredores estão intimamente entrelaçadas e sabem que a escolha dos materiais e o ofício de construção são ferramentas poderosas para criar espaços duradouros e significativos e por isso foram indicados como vencedores do Prêmio Pritzker 2017!

Row House 2012 Olot, Girona, Spain
Row House 2012 Olot, Girona, Spain (Hisao Suzuki)
Publicidade