Teatro Copacabana Palace reabre em novembro após 27 anos

Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Renata Sorrah e Marieta Severo foram alguns dos grandes nomes que já se apresentaram no espaço

Por Yeska Coelho Atualizado em 10 set 2021, 09h32 - Publicado em 10 set 2021, 11h00

Após 27 anos sem espetáculos, o clássico Teatro Copacabana Palace, localizado dentro de um dos mais amados hotéis do Rio de Janeiro e de todo o Brasil, o Belmond, será reaberto em novembro deste ano, e já conta com uma agenda de espetáculos que irá começar em dezembro com a apresentação: “Copacabana Palace – O Musical“.

Teatro Copacabana Palace
Mauro Samagaio/CASACOR

A peça que marca o retorno do espaço irá contar a história do hotel, com seus momentos mais emblemáticos, levando a plateia a redescobrir e navegar pela linha do tempo do Belmond. A direção ficou por conta de Gustavo Wabner e Sergio Módena, com texto das autoras e produtoras Ana Velloso e Vera Novello e do jornalista e escritor Luis Erlanger. Já a produção executiva e artística está à cargo da Sábios Projetos.

“Após um trabalho excepcional de toda a equipe envolvida na reforma do Teatro Copacabana Palace, estamos muito felizes em anunciar a reabertura deste que é um verdadeiro patrimônio cultural da cidade. Será um presente para as próximas gerações e esperamos ansiosos para compartilhar momentos inesquecíveis com o público”, afirma Ulisses Marreiros, Gerente Geral do Copacabana Palace.

A revitalização do Teatro ficou por conta de Ivan Rezende, que resgatou a história do hotel nos elementos decorativos com um aspecto mais contemporâneo, harmonizando formas, texturas, cores e sentimentos.

“A sensação é de que o teatro além de rejuvenescido em suas áreas históricas, tombadas pelo patrimônio histórico, ganhou em grandeza com as novas perspectivas arquitetônicas“, afirma Ivan.

O novo projeto irá contemplar 332 lugares, sendo 238 na plateia e 70 no balcão, além de 18 assentos distribuídos entre 4 frisas e 6 camarotes. As reformas feitas no espaço o deixaram mais acessíveis, com poltronas para pessoas obesas, espaços destinados para cadeirantes, elevadores e toda uma infraestrutura que permite uma experiência memorável do palco aos camarins.

Continua após a publicidade

Relembre a história do Teatro Copacabana Palace

 

Teatro Copacabana Palace
Mauro Samagaio/CASACOR

Inaugurado em 1949, o Teatro alocado dentro de um dos mais sofisticados hotéis do Rio de Janeiro, em Copacabana, recebeu grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Tônia Carrero, Renata Sorrah e Marieta Severo.

O teatro era uma verdadeira joia brasileira, e seus palcos já foram preenchidos por grandes e renomadas companhias teatrais de todo o Brasil, entre elas a de Abílio Pereira de Almeida, Cia. Fernando de Barros, Cia. Os Artistas Unidos, Cia Dramática Nacional, Teatro Brasileiro de Comédia, Cia. Maria Della Costa, Teatro dos Sete.

Em 1953, um incêndio de grandes proporções atingiu o espaço, que foi recuperado no ano seguinte tendo sua reabertura marcada pela peça “Diálogos das Carmelitas”. Em 1994, o teatro fechou as portas, no mesmo ano em que recebeu a peça “Desejo”, estrelada por Vera Fischer. O plano de retomada do icônico Teatro começou em 2018.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade