Continua após publicidade

Teatro Copacabana Palace reabre em novembro após 27 anos

Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Renata Sorrah e Marieta Severo foram alguns dos grandes nomes que já se apresentaram no espaço

Por Yeska Coelho
10 set 2021, 11h00

Após 27 anos sem espetáculos, o clássico Teatro Copacabana Palace, localizado dentro de um dos mais amados hotéis do Rio de Janeiro e de todo o Brasil, o Belmond, será reaberto em novembro deste ano, e já conta com uma agenda de espetáculos que irá começar em dezembro com a apresentação: “Copacabana Palace – O Musical“.

Teatro Copacabana Palace
(Mauro Samagaio/CASACOR)

A peça que marca o retorno do espaço irá contar a história do hotel, com seus momentos mais emblemáticos, levando a plateia a redescobrir e navegar pela linha do tempo do Belmond. A direção ficou por conta de Gustavo Wabner e Sergio Módena, com texto das autoras e produtoras Ana Velloso e Vera Novello e do jornalista e escritor Luis Erlanger. Já a produção executiva e artística está à cargo da Sábios Projetos.

“Após um trabalho excepcional de toda a equipe envolvida na reforma do Teatro Copacabana Palace, estamos muito felizes em anunciar a reabertura deste que é um verdadeiro patrimônio cultural da cidade. Será um presente para as próximas gerações e esperamos ansiosos para compartilhar momentos inesquecíveis com o público”, afirma Ulisses Marreiros, Gerente Geral do Copacabana Palace.

A revitalização do Teatro ficou por conta de Ivan Rezende, que resgatou a história do hotel nos elementos decorativos com um aspecto mais contemporâneo, harmonizando formas, texturas, cores e sentimentos.

“A sensação é de que o teatro além de rejuvenescido em suas áreas históricas, tombadas pelo patrimônio histórico, ganhou em grandeza com as novas perspectivas arquitetônicas“, afirma Ivan.

Continua após a publicidade

O novo projeto irá contemplar 332 lugares, sendo 238 na plateia e 70 no balcão, além de 18 assentos distribuídos entre 4 frisas e 6 camarotes. As reformas feitas no espaço o deixaram mais acessíveis, com poltronas para pessoas obesas, espaços destinados para cadeirantes, elevadores e toda uma infraestrutura que permite uma experiência memorável do palco aos camarins.

Relembre a história do Teatro Copacabana Palace

 

Teatro Copacabana Palace
(Mauro Samagaio/CASACOR)

Inaugurado em 1949, o Teatro alocado dentro de um dos mais sofisticados hotéis do Rio de Janeiro, em Copacabana, recebeu grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Tônia Carrero, Renata Sorrah e Marieta Severo.

O teatro era uma verdadeira joia brasileira, e seus palcos já foram preenchidos por grandes e renomadas companhias teatrais de todo o Brasil, entre elas a de Abílio Pereira de Almeida, Cia. Fernando de Barros, Cia. Os Artistas Unidos, Cia Dramática Nacional, Teatro Brasileiro de Comédia, Cia. Maria Della Costa, Teatro dos Sete.

Continua após a publicidade

Em 1953, um incêndio de grandes proporções atingiu o espaço, que foi recuperado no ano seguinte tendo sua reabertura marcada pela peça “Diálogos das Carmelitas”. Em 1994, o teatro fechou as portas, no mesmo ano em que recebeu a peça “Desejo”, estrelada por Vera Fischer. O plano de retomada do icônico Teatro começou em 2018.

 

 

Publicidade