Continua após publicidade

Surpreenda-se: confira os primeiros detalhes da CASACOR SP 2016

Saiba quantos ambientes a mostra terá e um pouco sobre a história do prédio histórico que sediará a CASACOR

Por Alex Alcantara
Atualizado em 1 fev 2019, 15h16 - Publicado em 21 jan 2016, 17h05

4-confira-casacorsp2016

Neste ano a CASA COR São Paulo vem para surpreender! A edição de 2016 é comemorativa aos 30 anos da mostra e está pra lá de especial. Ela ocorrerá novamente no Jockey Club de São Paulo, mas nesse ano em uma área especial: no antigo prédio do ambulatório, local que sediou a primeira CASA COR no Jóquei, há 10 anos.

1-confira-casacorsp2016

“Esse prédio sediou a primeira CASA COR no Jockey Club, na edição comemorativa de 20 anos, em 2006, e agora para comemorar seus 30 anos, a mostra voltou para esse empreendimento, o ambulatório, projetado por Elisário Bahiana, entre os anos de 1935 e 1941. Essa construção é de uma época que chegava a São Paulo as primeiras linhas do racionalismo e vemos isso no prédio bastante austero. Depois o edifício sofreu uma intervenção do arquiteto francês Henri Pierre Sajous. Foi ele que fez as adaptações do projeto original. E é esse prédio que vamos restaurar, com todo o acompanhamento dos órgãos de preservação histórica de São Paulo, CONPRESP, e as devidas autorizações. Faremos o restauro e deixaremos para a cidade um presente a ser utilizado em 2017”, revela Lívia Pedreira, presidente da CASA COR.

Continua após a publicidade

2-confira-casacorsp2016

Com a premissa de ter menos e dar mais qualidade, a CASA COR terá 69 ambientes. Hoje (21/01), alguns arquitetos e designers visitaram a mostra para apontar aos organizadores do evento quais locais desejariam projetar. Outros profissionais, que fazem parte da história da mostra, visitaram as obras ao longo da semana e também já apontaram os seus espaços ansiados, mas a escolha funciona como um jogo de quebra-cabeça. “CASA COR É um palco para os profissionais mostrarem o que estão imaginando. E é hoje que eles já visualizam o que desejam. Eles vêm e escolhem. Fazemos um acordo, olhamos o máster plan, e tudo funciona como um xadrez em que vamos tentando encaixar as peças. Roberto Migotto e João Armentano fazem 30 anos de carreira junto com a comemoração da mostra e eles já confirmaram presença no evento. Leo Shehtman também já veio olhar os espaços. Esses profissionais fazem parte da história de CASA COR e por isso estarão presentes nela”, esclarece Cristina Ferraz, diretora de relacionamento da mostra.

3-confira-casacorsp2016

Continua após a publicidade

Após a visita dos profissionais, o comitê composto por Lívia Pedreira, Cristina Ferraz, Roberto Dimbério e Pedro Ariel fica responsável pela escolha deles: os que se encaixam no conceito da mostra, os arquitetos e designers iniciantes, que inovam e dão uma nova cara ao evento e aos de outros estados, que somam culturalmente e miscigenam os espaços. “A partir de agora nós vamos pegar os arquitetos e coloca-los nos espaços. Os selecionados vão receber os ambientes e ir atrás dos patrocinadores e parceiros. Sempre tem uma mudança de 30% no começo, mas temos uma lista de espera para aqueles que decidem não projetar mais. É como um vestibular para adultos. Teremos profissionais de outros estados também. Então analisamos a linguagem e vemos o que melhor se encaixa. A renovação é fundamental. Damos espaço para profissionais ingressantes que trazem uma nova cara”, explica Pedro Ariel, diretor de conteúdo da mostra.

Sobre o que as pessoas podem esperar da mostra esse ano é um clima aconchegante, de casa que abraça. “Tem muita gente que fez CASA COR há 10 anos atrás e que está voltando nesta edição. Eu acredito que a mostra vai trazer o nosso de estilo de vida atual, enxuto, repaginado. Esses bons profissionais vão mostrar um morar mais possível”, compartilha Roberto Dimbério.

5-confira-casacorsp2016

Continua após a publicidade

Segundo Cristina Ferraz, a partir do dia 2 de fevereiro já haverá uma lista quase completa com a relação dos profissionais participantes. E enquanto isso, ficamos na ansiedade. Mas você pode conferir os detalhes das obras de restauro do prédio sede da mostra pelo Snapchat (@casacoroficial) e Periscope (@casacor) do TV CASA COR AO VIVO, e acompanhar também nos programas do nosso canal no Youtube.

Publicidade