Continua após publicidade

Piscina flutuante será inaugurada ainda este ano em Nova Iorque

A cidade ganhará uma piscina flutuante sustentável e inovadora que auxiliará na limpeza do rio e no bem-estar dos cidadãos

Por Chrys Hadrian
1 fev 2024, 15h00

A cidade de Nova Iorque está prestes a testemunhar um avanço histórico com a inauguração da +POOL, uma iniciativa pioneira que visa construir uma piscina flutuante com um avançado sistema de filtragem de água no Rio East.

Fundada em 2010 pelos designers Dong-Ping Wong e Oana Stanescu, da Family New York, e pelos designers Archie Lee Coates IV e Jeffrey Franklin, da PlayLab, Inc., o projeto transformou-se de uma ideia aparentemente impossível para uma organização sem fins lucrativos plenamente funcional, que desenvolveu criativamente todos os aspectos, incluindo a concepção da ideia, pesquisa científica, testes com a filtragem e também métodos de divulgação para atrair apoio popular.

Representação gráfica da +POOL com escala humana.
Representação gráfica da +POOL com escala humana. (+POOL/CASACOR)

O conceito principal é o de uma piscina que atenda às necessidades da população durante fortes ondas de calor. Como um gigante coador lançado no rio, a + POOL irá filtrar bactérias e contaminantes nas paredes da própria piscina – deixando a água do rio limpa, segura e própria para nadar. Informações mais detalhadas, com desenhos técnicos e dados científicos, podem ser vistos no arquivo disponível da patente registrada.

Diagramas explicativos sobre a escolha do formato da piscina que inclui diversos usos.
Diagramas explicativos sobre a escolha do formato da piscina que propõe diversos usos. (+POOL/CASACOR)

Após 14 anos, o projeto foi finalmente aderido pelo poder público e incluído no orçamento estadual e municipal. A atual governadora estadual de Nova Iorque, Kathy Hochul, e sua equipe, planejam criar uma versão de aproximadamente 185 m² da +POOL, tamanho menor do que o proposto no projeto original mas que mesmo assim já proporcionará acesso seguro às águas.

Continua após a publicidade

Com um orçamento de U$16 milhões, este avanço representa não apenas um marco para a natação urbana, mas também uma conquista notável para a sustentabilidade da cidade e ocupação do espaço público.

A criação de um novo espaço de lazer para encarar o verão será inspiração para outras cidades.
A criação de um novo espaço de lazer para encarar o verão será inspiração para outras cidades. (+POOL/CASACOR)

Apesar dos entusiasmados planos, algumas vozes, incluindo a do arquiteto Dong-Ping Wong, expressaram preocupação em relação à especulação imobiliária, que se iniciou em meados de 2019 no bairro de Chinatown, decorrente da sua proximidade com o futuro espaço onde será construído essa nova área de lazer.

Wong destacou a importância de manter o projeto focado na comunidade, garantindo que ele cumpra seu propósito inicial de fornecer um refúgio acessível do calor e facilitrar o aprendizado de natação para nova-iorquinos de diversas origens étnicas e econômicas.

Segundo o arquiteto do projeto, o uso da +POOL deve ser livre e democrático.
Segundo o arquiteto do projeto, o uso da +POOL deve ser livre e democrático. (+POOL/CASACOR)

O lançamento do projeto está programado para este próximo verão, representando um passo significativo em direção a uma cidade mais inclusiva, refrescante e propícia à prática de natação.

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade