Continua após publicidade

Jader Almeida recebe Good Design Award 2020 por peça lançada na CASACOR RJ

Para-sol BIRD - lançado no CH’A Bar da CASACOR Rio de Janeiro 2019 - e cadeira Olive receberam prêmio pela excelência do design

Por Redação
Atualizado em 12 jan 2021, 11h43 - Publicado em 12 jan 2021, 11h43

Para-sol BIRD sobre bancos e mesas altas pretas em varanda com mar ao fundo

O designer Jader Almeida acaba de receber o prêmio Good Design Award, promovido pelo The Chicago Athenaeum Museum, por duas de suas criações mais recentes: a cadeira OLIVE e o para-sol BIRD, sendo que o último foi lançado na CASACOR Rio de Janeiro 2019.

gisele-taranto-arquitetura-CH'A-Bar-casacor-rio-de-janeiro-2019-andré-nazareth

O prêmio norte americano, fundado em 1950 por Eero Saarinen e Charles & Ray Eames, é o mais antigo e reconhecido programa mundial de excelência em design. A 70ª edição recebeu um número recorde de inscrições, com designers de mais de 48 países.

Continua após a publicidade

Detalhe das asas do para-sol BIRD

O para-sol BIRD, impressionou os visitantes da mostra carioca por sua forma inédita e pela versatilidade de uso, que proporciona uma suave sombra aos diferentes momentos do dia. O conceito parte do princípio básico das folhas, que filtram a luz do Sol.

Para-sol BIRD. Mesas e bancos pretos altos. Pôr do Sol ao fundo
(André Nazareth/CASACOR)

Os elementos que filtram a luz são conectados na estrutura, mas se movem em diferentes ângulos, além de girar 360 graus no eixo perpendicular ao chão. A inspiração na natureza se encaixou perfeitamente no CH’A Bar, assinado por Gisele Taranto, já que o conceito do projeto se baseia nas diferentes folhas e tipos de chá.

Cadeira Olive preta. Mesa oval preta. Balcão preto ao fundo. Piso e paredes brancas. Luminária à direita
(Reprodução Sollos/CASACOR)

Apresentada ao público em 2020, a cadeira OLIVE se destacou por ser uma peça com geometria sofisticada e elegante, criada a partir de um inusitado jogo de apoios feitos de metal fundido em uma composição harmônica de materiais. “O assento estofado parece flutuar enquanto o encosto apoia costas e braços para o conforto de quem nela senta” – completa Jader Almeida.

Publicidade